quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Versailles

Aproveitando meu lado meio francês desses últimos dias , um dos passeios que eu acho indispensável pra quem vai a Paris é uma passadinha em Versailles.


                                                 Entrada principal do Palácio de Versailles

Pra quem não sabe, Versailles é uma pequena cidade que fica a menos de 30km do centro de Paris.Sua principal atração é o Palácio de Versailles , que começou a ser construído no ano de 1669, a mando do rei francês Louis XIV, o Rei Sol, para ser a sede do governo monarquista da época.

O transporte entre Versailles e Paris é feito, muita das vezes, de ônibus ( foi assim que fomos). A cidade em si não tem nada muito marcante, exceto o castelo - é por causa dele que a cidade chama a atenção dos turistas

Se dúvida alguma, a melhor época pra visitar é entre as estações da primavera e verão. Porque , pra mim, o que é tão ou mais bonito que o castelo em si são os seus jardins, as flores milimetricamente calculadas , os desenhos das plantas ... e nada disso foi tão bonito no inverno , né !?









O lado exterior do castelo tem visitação gratuita. É possível ver os jardins, o bosque e a faxada do palácio. Apenas é cobrado uma taxa para quem quiser conhecer o interior do castelo, incluindo o salão dos espelhos e o quarto de Maria Antonieta ( esposa de Louis XVI).





Outra curiosidade sobre o palácio é que ele possui inúmeros quartos, mas nenhum banheiro !!! Nos tempos antigos, as pessoas jogavam suas "necessidades" atrás das portas e nos jardins. Eca ....




Salão dos espelhos



                                                Quarto de Maria Antonieta 

Versailles vale uma visita, além de poder conhecer uma cidade de interior da França ( apesar de ficar tão perto de Paris que a gente até esquece que é outra cidade). Mas também ver um dos castelos mais visitados e bonitos do mundo.


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Qualquer hora em Paris

Se me perguntarem qual o ponto turístico mais legal de Paris eu vou ficar em dúvida. Se a mesma pergunta for feita para outra pessoa,a resposta dela será diferente da minha. É que Paris tem tanta, mas tanta coisa legal pra ver e fazer que fica muito difícil dizer qual o melhor , depende do gosto de cada um ...


Antes de mais nada, a quantidade de atrações que deve-se ver na cidade depende do número de dias que vc vai passar por lá. Eu, por exemplo, quando tenho pouco tempo numa cidade, corro de museus, não por não gostar, mas pq prefiro conhecer a cidade em si, andar, andar e só chegar no hotel de noite.

Bem, mas se tivesse que fazer uma lista dos lugares mais legais de Paris, não deixaria os abaixo de fora 

Torre Eiffel : é o símbolo de Paris e um dos monumentos mais clichês do mundo inteiro. Todo mundo sabe onde fica, mas o que pouca gente sabe é que foi um norte-americano responsável pela construção da Torre ( e, em troca, os nova iorquinos ganharam de presente dos franceses, um outro monumento pouco famoso por lá, uma tal de Estátua da Liberdade haha) . Ou ainda que, durante a segunda guerra mundial, os franceses cortaram as cordas dos elevadores, para dificultar a subida dos nazistas ? A torre é repleta de história, nos seus quase 325 metros de altura.
A torre possui 3 andares ( o preço dos ingressos varia se for até o 2º andar, ou até o 3º) e vale super a pena ir até o 3º andar. Lá em cima, tem um terraço, de onde é possível ver toda a cidade e as distâncias e direções para várias outras cidades do mundo, incluindo Rio e São Paulo.

Vista do 3º andar


                                                        Vista da Torre, de noite



Uma dica bem legal é subir na torre no fim do dia. Se for no verão, deixe para subir por volta das 19h ( a fila é graaaande), tire muitas fotos lá de cima e desça por volta das 21h. Esteja no chão as 22h para ver a mudança de luzes, é lindo , emocionante !!!



Musée de Louvre ( Museu do Louvre) : Lindo, absolutamente lindo. Lá, temos a pirâmide do filme " O Código da Vinci " , inúmeros quadros (incluindo a Monalisa), estátuas ... Vale a pena ir, apesar de ser grande. Para ingressos e informações, visite o site oficial







Pra quem esperar ver a Monalisa enorme, pode se preparar pra desencantar. Há mil outros quadros maiores, mas ela ainda continua sendo uma das maiores referências do museu.


Musée des Invalides ( Museu dos Inválidos) : é aqui que se encontra o corpo de Napoleão Bonaparte. O mais interessante é que Napoleão era um homem pequenininho e seu "caixão" é gigantesco e fica baixo do nível principal do museu, diz-se que ele mandou construí-lo assim, pois desta maneira temos que nos curvar para vê-lo , logo, a idéia era que mesmo depois de morto, seus súditos continuariam reverenciando-o.




Arco do Triunfo e Champs-Elyssees : a Champs-Elyssees é uma avenida grande ( tanto em largura quanto em extensão) , cheia de lojas e umas avenidas que "desagua" no arco do triunfo, um momumento gigantesco construido por onde de Napoleão Bonaparte, para seu casamento.





Catedral de Notre Dame : linda, fica no quartier latin ( ou bairro Latino), um lugar super legal, com várias lojinhas de souvenirs, lanches, ... bem em frente, tem um ótimo restaurante a la carte.





Passeio de barco pelo Rio Senna : quer ver tudo de uma vez só ? É só pegar um barco, um daqueles cruzeiros de 1h pelo Rio Senna. Claro que não é a mesma coisa de ver os lugares a pé, não é melhor nem pior. É apenas mais uma maneira de explorar a cidade. Acho muito válido, é tão clássico de Paris fazer isso, é um passeio que nunca deixo de fazer.



                                                                     Nosso barco

Catedral de Notre Dame, mais bonita neste ângulo.

Antigo palácio real, antes da construção de Versailles.




Sacre Coeur : a igreja é um símbolo católico na cidade. Muito bonita. Só chamo a atenção para os degraus ( são muuuuitos, vá com calma haha) e para alguns camelôs que tentam, muitas vezes contra nossa vontade, fazer pulseirinhas por um valor absurdo. 



Galeries Lafayette : ótimo para compras


Musée D'Orsay : muito famoso por seu relógio. Particularmente, não achei um dos melhores museus da cidade, não.

Praça da Concórdia : uma enorme praça de carros, onde foi morta a Rainha Maria Antonieta.



Outro passeio que acho indispensável é até o Palácio de Versailles, que fica a 27 km da capital francesa. Em breve, post sobre o local.

sábado, 18 de agosto de 2012

Hospedagem em Paris

Que Paris é uma cidade relativamente cara ( principalmente em se tratando de turismo) isso a maioria já sabe. Mas muitas gente a gente vê anúncios de hotéis baratinhos e se pergunta : será que vale a pena ?

Depende do motivo da sua viagem. 
Paris é uma cidade de aproximadamente 12 milhões de habitantes, sendo que destes, apenas 2 milhões vivem nas áreas centrais da cidades e os quase 10 milhões nas periferias !!!
Mas nem sempre periferias significam bairros perigosos ou distantes, apenas não estão na "fusaca" central da cidade.

Das duas vezes, fui por excursão e nunca fiquei hospedada no centro. Mas nunca demorei muito pra chegar até o centro.

Na primeira vez, fiquei no Novotel Bagnolet . Não era tao distante do centro, mas sinceramente, estava em excursão então não sei dizer quanto aos transportes na região.
O hotel em si era muito grande, tinha mais de 18 andares, se não em engano. Só o café-da-manhã que deixou bem a desejar ( mas depois percebi que, na verdade, não era muito diferente do café básico de outros hotéis europeus de categoria turística)
Para ter uma idéia  aqui tem as opiniões dos viajantes que já ficaram hospedados no hotel.


Já na segunda vez, ficamos no Ibis La Villette ( tem mais de 50 Ibis em Paris, por isso, tem que saber o "sobrenome" haha), que ficava perto do centro, embora não situado na área central.

Adorei o hotel, era limpo, os quartos eram de tamanho bom, banheiro ótimo, café-da-manhã maravilhoso ( muito bom mesmo ) o único problema era o lugar do hotel.
Pelo que percebi, a região de La Villette ( como se fosse a cidade, ou vila, em português) é uma região de imigrantes, principalmente aqueles vindos das antigas colônias francesas. Até aí tudo bem, a área não era das mais ricas, mas isso pra mim não tem problema algum. O grande problema foi a sensação de insegurança.


O hotel ficava em frente a um canal, numa praça linda. Para chegarmos até a rua principal , metrô e os restaurantes, tínhamos que andar cerca de 2 quadras, mas sempre parecida uma eternidade pra mim. Na região tinha vários guetos, pessoas estranhas nas calçadas, muitas vezes falando em dialetos ou outros idiomas que eu não entendia nada ... não sei, eu não me sentia segura em nenhum momento, só quando chegava na rua principal que melhorava um pouco.Mais opiniões aqui


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Paris - informações gerais


Sabe aquele amigo brasileiro que foi pra Europa e acabou de postar as fotos ? 90% de chance de ter algumas da Torre Eiffel no meio ... Não é a toa que Paris é a cidade mais visitada do mundo e ponto certo de quem vai fazer algum tour pela Europa ou está indo pro continente pela primeira vez.

Eu também sou uma dessas apaixonadas por Paris, já estive na cidade duas vezes, em 2007 e em 2010, mas não acho que seja a melhor cidade da Europa, embora seja uma das melhores.

Mas vale a pena conhecer Paris ? Claro que vale, vale super a pena conhecer e voltar. Acho que é ponto obrigatório pra quem está indo conhecer a Europa. Como assim vc vai pro Velho continente e não vai dar nem uma passadinha em Paris !? Muita gente diria que é como "ir à Roma mas não ver o Papa "

Paris é clichê, é charmosa, elegante, romântica, ideal pra casais, famílias, solteiros ... Paris é uma cidade para os viajantes, com uma gama de coisas pra fazer, visitar e repleta de cultura. Se fosse uma cidade feia, não seria a mais visitada do mundo ...

Qual a melhor época pra visitar a cidade ?
Bem, a melhor época é quando você tem a oportunidade de ir. Mas, particularmente, se eu puder escolher, escolheria o verão ou primavera. É quando vemos aqueles jardins liiiiindos cheios de flores, todo coloridos e   é a época mais cheia de turistas. Além do tempo, bem mais calor ( cheguei a pegar 36ºC fácil)

Uma das coisas que mais me impressionou foi a mudança nos hábitos da população durante minhas duas visitas a cidade. Na primeira vez, em 2007, era muito pequena a parcela de pessoas que falava ( ou queria falar) inglês ou outro idioma. Na época eu estava no início do curso de francês, e não sabia muito ainda. Mas notava que sempre me olhavam diferente e eram muito mais simpáticos e solícitos quando ouviam-me falar em francês, enquanto que via amigos que não sabiam falar em francês serem quase mal tratados.
Em 2010 já fui preparada, já tinha acabado o curso e fui esperando usar meu francês mas me surpreendi quase 100% . O número de pessoas que falavam em inglês, espanhol e até mesmo português , nos locais turísticos cresceu muito ! Sei que parece exagero falar de uma mudança tão repentina, que ocorreu em apenas 3 anos, mas foi essa a impressão que eu tive. Eu falei bem menos francês do que esperava, já que em quase todos os lugares, falava-se inglês sem problemas.

Outro ponto de mudança, pelo menos para mim, foi na questão econômica da cidade. Em plena cidade-luz, vimos apenas alguns monumentos acessos durante a noite ( diz o guia que a cidade estava sofrendo com a crise e em cortes de gastos extras), mas peraí ... Paris não é a "Cidade Luz" ? Havia também um número maior de camelôs e alguns pontos mais descuidados. Porém, nada disso influenciou nossa visita e, sinceramente, não fez diferença para mim pois se tratando de uma cidade tão bonita e rica como Paris, tais fatos passam (quase) despercebidos.

Outra coisa é o número de turistas brasileiros. Cresce a cada dia ! Até ouvi lá que , em Paris, o que não falta é brasileiro e miniaturas da torre eiffel em formato de chaveiro ! haha

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A ideia do blog

Sei que esta postagem está meio atrasada e que deveria ter sido a primeira coisa de tudo, mas acho válido.

Pra começar, eu nunca pensei em escrever um blog de viagens. Nunca mesmo, mas cá estou eu começando e adorando vir aqui contar minhas experiências.

Na verdade, eu sempre gostei muito de viagens , história, geografia e línguas e, de um tempo pra cá, sempre que pesquisava alguma coisa sobre isso na internet achava algum blog e acabei me impressionando com a quantidade de blogs sobre viagens por aí ... e além disso, a grande maioria me surpreendeu positivamente. Eu conseguia obter mais informações através deles do que de sites de viagens, muitas das vezes.

Mas aí um dia eu pensei que também poderia criar um, mas aí pensei de novo e achei que não tinha "bagagem" suficiente. Eu sabia sobre as cidades que tinha visitado, mas conheço poucos países comparado à esses viajantes dos quais eu lia os blogs. Mas pensei de novo e acabei vendo outros blogs de pessoas que escreviam as vezes apenas sobre uma cidade e aquilo me ajudava muito a planejar minhas viagens.Foi então que pensei que tinha tanta gente me ajudando a organizar tudo e que eu também poderia ajudar os outros marinheiros de primeira viagem ou dar algumas dicas de coisas desconhecidas, enfim ... achei que seria legal essa troca de experiências.

E foi com esse intuito que resolvi criar isto aqui : para trocar informações e ajudar com o que sei ,melhorar a cada postagem e aprender também. Adoro conhecer diferentes culturas.

Fui postando, postando e , sem querer, acabei apagando algumas postagens de Berlim, dos campos de concentração, ... quando resolvi criar estes marcadores. Enfim, com o tempo vou reorganizar tudo aqui.
É que a vida segue e felizmente e infelizmente, haha, minha área profissional não tem nada a ver com viagens, mas eu gosto mesmo assim.

IAMSTERDAM

Eu já mencionei algumas vezes que adorei conhecer Amsterdam né !? Depois de quase 4 anos sem voltar lá, resolvi finalmente incluir a cidade no roteiro de nossa viagem em 2011.

Depois de quase 24 entre 3 vôos e conexões , finalmente chegamos em Amsterdam !!!
A visita foi rapidinha, me programei para passar apenas 2 dias na cidade. Quando chegamos estava um friiiio e muita chuva, mas nem assim consegui ficar trancada no hotel.

Como já falei antes, desta vez, fiquei no hotel Park Plaza, no bairro de Lijnden, a uns 10km do centro e adorei o hotel, apesar da distância.

Como o tempo era pouco, o foco foi a cidade mesmo , por isso, desisti da viagem da excursão para Marken e Volendam, duas cidadezinhas próximas .

O dia começou com o típico city tour das excursões brasileiras, vimos vários pontos turísticos da cidade ( alguns que eu até nem conhecia) enquanto a guia ia comentando sobre os lugares. Tudo com direito àquela chuvinha chata.

Curiosidade do dia : sabia que os holandeses são o povo mais alto do mundo ? Segundo ela, isso se deve à grande quantidade de leite e derivados, que são muuuito consumidos na holanda e importantíssimos para o crescimento ósseo.

Depois do tour, fomos à uma lapidação de diamantes, bem em frente ao Museumpleim. Achei um passeio bem legal, eu desconhecia várias coisas sobre a "confecção" dos diamantes e a Holanda é uma grande vendedora do produto. No fim, tivemos uma "degustação", mais uma propaganda para quem quisesse adquirir algum. Fiquei só na vontade mesmo ... hahahahha

A excursão foi pras outras cidade e nós tivemos o tempo livre para fazer o que bem quiséssemos. Começamos tirando aquelas fotos de todo turista nos letreiros da Museumpleim, o IAMSTERDAM.





Dali, fomos de bonde até o bairro judeu ( primeira vez que andei de bonde, nem preciso dizer o quanto gostei e o quão impressionada eu fiquei com a sua eficiência ) para visitar ( novamente pra mim ) a Casa de Anne Frank.
Desta vez, eu já tinha lido o livro e conhecia bem melhor sobre o lugar. Na verdade, o que vemos na rua Prinsengracht é a fachada do escritório onde havia o anexo secreto. Para entrar, pagamos cerca de 10 euros. Não demora muito ( o maior tempo se perde na fila) e dá pra conhecer bem a realidade da época e ainda podemos ver fotos dos habitantes do anexo nos campos de concentração e páginas do diário original.
No site do Museu, tem mais explicações

Saindo de lá fomos almoçar em um pub argentino, o " La Pampa ". Adoreeeei o lugar, e é bem visitado por gente do mundo inteiro, inclusive muitos brasileiros. O fish and chips deles é delicioso e tem uma parede só com notas de dinheiro dos países de onde vem os turistas, claro que deixamos a nossa do Rio lá né ...

A próxima parada foi no canal, pra fazer um passeio de barco. Acho que é o passeio mais importante pra se fazer em Amsterdam, como já falei. E fiz questão de repetir, mesmo debaixo de chuva.


Fiquei pasma com esse estacionamento de bicicletas . Na cidade, há 700.000 habitantes e 2.000.000 de bikes ! Eles dizem que cada habitante tem 2 bicicletas, uma mais velha para ser usada durante a semana e outra, mais novinha e bonitinha pro fim de semana.


Saindo de lá, fui pro Dam, a praça central. Fazer umas comprinhas e passear mais um pouco. Ahhh, passando pela Red Light no caminho né, haha