sábado, 27 de outubro de 2012

The City of London

Depois de algum tempo sumida - não propositalmente, juro - resolvi escrever sobre um assunto que ainda gera dúvida em muita gente.
Afinal : qual a diferença entre a Londres Central e a "city of London" ?

Na verdade, Londres é uma cidade que tem outra cidade dentro dela mesmo. Entendeu ? Não ? Ok, eu explico. 
Central London é , basicamente, Londres toda.
É que, na verdade, existe um pedaço de Londres ( como se fosse um bairro) que se chama City of London ( ou, em português, cidade de Londres).



A pequena região dentro do mapa de Londres


Delimitação da City, com seu antigo muro


A City of London foi uma das primeira áreas a serem habitadas em Londres, lá há séculos atrás, quando a cidade ainda se chama Londinium. Durante muito tempo, foi cercada por um muro que a separava do restante da cidade ( hoje, destruído).  E foi no ano de 1835 que a região conseguiu sua liberdade.
Por isso, a região tem um quê de país independente mesmo, tendo seu próprio prefeito, regras, tradições, representantes ( os remembrancer ) e bandeira.




A entrada da região é , até hoje, guardada por uma escultura de dragão.




Atualmente, a região se destaca como o grande centro financeiro de Londres, e um dos mais importantes da Europa e do mundo. A principal estação de metrô é a Bank.

A região ganhou o apelido de Square Mile ( Milha quadrada) por possuir apenas 2,6 quilômetros quadrados .
Cerca de 9 mil pessoas, apenas, moram na City ... mas, passam por lá mais de 2.000.000 de pessoas todos os dias. Isso ocorre justamente, pois se trata de um centro financeiro, as pessoas passam por lá pq estão trabalhando, em sua maioria.

Em  2 de Setembro de 1666 a região foi palco de uma das mais famosas tragédias de Londres : o grande incêndio, numa noite seca e com ventos, que começou em uma padaria na Pudding Lane e se alastrou , destruindo até mesmo a Catedral de St. Pauls. O fogo só foi controlado 4 dias depois. Desde então, as construções de Londres passaram a serem feitas de tijolos, ao invés de madeira.




A city tem uma localização bem privilegiada e mesmo que não tenha entendido muito bem na prática, já deve ter passado por lá. Fica à margem norte do Rio Tâmisa, entre a região de Trafalgar Square, Covent Garden, Leicester Square e a parte Leste de Londres.


                                                     Tower Bridge e a Prefeitura


Catedral de St. Pauls e ponte Millenium


Entre seus pontos turísticos mais notáveis, destacam-se a Catedral de St. Pauls , Millenium Bridge, Tower Bridge, Tower of London e a Prefeitura.

Mas esta não a única "cidade" dentro de Londres. Existe também uma outra, mas este assunto é pra outro post, haha







sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Londres na cozinha !

" A única coisa ruim da Inglaterra é a comida " , quem nunca ouviu essa frase antes !?

Até um tempo atrás, eu diria que é verdade. Mas , hoje em dia, já não é mais tão verdade assim ...

Em se tratando de Londres, não encontramos muita comida inglesa propriamente dita, pois a cidade é super cosmopolita e, em cada esquina, tem um restaurante oriundo de um país diferente.

Porém, claro que sempre vamos encontrar aquelas comidinhas tipicamente inglesas por aí ... Na minha opinião as que mais se destacam são o Fish and Chips, o full breakfast e , claro, o chá inglês !!!

Outros pratos bastante conhecidos dos ingleses incluem o Sunday Roast , o jacket potato e o yorkshire pudding , uma espécie de pãozinho que é muitas vezes servido junto com rosbife.

Não tem como dar as receitas de todos esses aí, por isso, separei os 3 que considero mais a cara de Londres e, mesmo pra quem nunca experimento ou original ou não tem planos de ir lá comer, poderá fazer em casa , com o gostinho inglês.



FULL ENGLISH BREAKFAST



Esse talvez seja um dos pratos mais variados da culinária inglesa. Pra quem não sabe, a idéia surgiu em 1920, quando o publicitário Edward Bernays e médicos locais, começaram a fazer propaganda do prato, para incentivar a venda do bacon. Assim, inicialmente, o english breakfast consistia em ovos e bacon. 
Porém, com o tempo, o café-da-manhã ganhou uns incrementos, como feijão enlatado, cogumelos e tomates assados, pão, geléia e manteiga.
Pode parecer um pouco estranho para nós, brasileiros, comer feijão e cogumelos no café-da-manhã, mas sempre penso que quando se está indo para um lugar diferente, devemos esquecer a nossa cultura um pouco, e se "adaptar" à deles e , acredite, o full english breakfast é uma delícia !







FISH AND CHIPS

Esse eu adoro, só de lembrar minha boca enche d'agua, haha. Sempre que posso, faço aqui em casa e fica quase 100% igual ao inglês.

Fish e Chips tornou-se um prato popular entre os membros da classe operária britânica na segunda metade do século XIX, quando o desenvolvimento da pesca com a rede de arrasto no mar do norte estava em voga. Com o uso dessa rede, ficou mais fácil obter peixes mais variados. Com a variação, peixes mais baratos eram comercializados e conseqüentemente consumidos no interior do país. Na mesma época o comércio da batata frita aumentava, no entanto, não se tem a data específica de quando os dois alimentos foram combinados.

Mas vamos ao principal: a receita !

Ingredientes
- Filé de peixe de água doce ( aqui, gostamos muito da tilápia) à gosto
- Batatas inglesas
- Mostarda
- Alface lisa
- Tomates
- Cebola roxa
- Cebolinha/Salsinha
- Mostarda
- 1 limão
- 1 lata de cerveja
- farinha de trigo
- creme de leite
- vinagre
- sal

Peixe :
1) Coloque os filés de peixe em uma vasilha com a cerveja e deixe por alguns minutos
2) Em outro recipiente, misture farinha de trigo, vinagre, sal e água, até que forme uma mistura homogênea
3) Pegue filé por filé de peixe, passe no trigo puro e depois, na mistura acima
4) Coloque para fritar em óleo quente, até que fiquei dourado

Batatas:
1) Pique as batatas em fatias grossas e coloque em um recipiente com água gelada
2) Seque as batatas e frite-as em óleo quente
* Colocar as batatas em água gelada e depois fritá-las no óleo quente dá um "choque térmico", deixando-as mais crocantes

Molho Tártato:
1) Coloque um recipiente, 1 caixa de creme de leite, misture com o suco de 1 limão, mostarda , cebolinha/salsinha à gosto

Salada :
1) Pique o alface, tomate e a cebola roxa e sirva.

Fica uma delícia, impossível não gostar !!!







ENGLISH TEA

Este é, talvez, o mais típico da culinária inglesa.
Mas o fato que poucos sabem é que o chá inglês não é inglês ! Os primeiros europeus a contactar com o chá foram os portugueses que chegaram ao Japão em 1543
Em breve a Europa começou a importar as folhas, tendo a bebida tornando-se rapidamente popular, especialmente entre as classes mais abastadas na França Países Baixos. O uso do chá na Inglaterra é atribuído a Catarina de Bragança, princesa portuguesa que casou com Carlos II da Inglaterra) e pode ser situado cerca de 1660Catarina patrocinava "Tea parties", onde o chá passou a ser apreciado pelas mulheres e, posteriormente, daí passou a ser também do gosto masculino.
O chá era bebido em cafés e seu consumo foi crescendo desde o final do século XVII, sendo que era bebido a qualquer hora do dia até o início do século XIX, quando a tradição chá da tarde ("five o'clock tea") foi instituída pela sétima Duquesa de Bedford em Londres.
O preparo do chá também é controverso. Há quem diga que o leite deve vir primeiro, outros discordam. Vou dar a receita do jeito que eu preparo o meu - e adoooro o chá "inglês"

1) Faça o chá normalmente, colocando o saquinho com as ervas ( ou a erva pura) na água, e coloque para ferver
2) Espere ferver um pouquinho e apague o fogo
3) Na xícara, coloque entre 1 a 2 dedos  (não mais que isso) de leite - pode ser quente ou frio, não importa
4) Sirva o chá logo em cima do leite, sem mexer muito 

Em Londres, muitos locais servem o chá junto com bolinhos, biscoitos e frutas.





Apesar de um pouco diferente da nossa, a culinária inglesa tem suas particularidades e é também deliciosa , vale a pena experimentar, mesmo que seja em casa .


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Madame Tussauds

Pra quem gosta de museu, com certeza já ouviu falar no Madame Tussauds, quem não gosta também já deve ter ouvido falar.

A questão é que o Madame Tussauds é um museu totalmente diferente de qualquer outro que vc já tenha visto. Até mesmo pra quem não curte o mundo das celebridades, não tem como não se impressionar.
É um museu muito real, onde parece que podemos realmente interagir com as personalidades - cada uma mais parecida que a outra !

O Museu fica na Marylebone Road, pertinho da Estação Baker Street ( e do Museu do Sherlock Holmes também). Fica a poucos minutos a pé do Regents Park e da Oxford Street, um ponto super central
As fotos são de 2007 e 2010, claro que novos personagens foram incorporados ... Mais informações, no site oficial

O valor dos ingresso varia em torno de 25 libras por pessoa. Mas vale a pena. E sempre rolam uns combos, tipo Museu + London Eye, ou Museu + Passeio de Barco pelo Tâmisa. Chegue cedo para evitar filas.

Eu mesma já disse aqui antes que quando tenho poucos dias em uma cidade grande, evito ir a museus - exceto se quiser muuuuito visitá-los - e com o Madame Tussauds foi assim : não deixei de passar uma manhã ( tempo suficiente) mesmo quando tinha apenas 3 dias em Londres.


Bem, acho que as fotos falam por si só ...


                                                                         Madonna



David e Victoria Beckham


Angelina Jolie e Brad Pitt

Julia Roberts


                                                         Capitão Jack Sparrow , Johnny Deep


                                                                       Robin Williams


Nicolas Cage


Chales Chaplin

                                           Morgan Freeman - uma das mais impressionantes !


                                                             Robert Pattinson ;)


Daniel Radcliffe ( Harry Potter), em 2007

Madame Tussauds era uma francesa que trabalhava para um médico, tendo então, aprendido a fazer estátuas de cera. Passou a recriar vítimas da revolução Francesa . No século XIX, mudou-se para Londres, na Baker Street ( pertinho do Museu) e continuou seu trabalho na cidade, que possui o maior museu Madame Tussauds do mundo.


                                                                       Airton Senna



Isaac Newton


                                                                   Albert Einstein


                                                                   Charles Darvin


Willian Sheakspeare

Princesa Diana


Rainha Elizabeth II


Príncipes Harry e Willian

                                                                      The Beatles


Britney Spears


Robbie Willians


Beyoncé


Freddy Mercure


Obama



Madame Tussauds