quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Dresden

Dando um pequeno break sobre as postagens da Inglaterra, hoje estava olhando algumas postagens antigas e vi que escrevi sobre algumas cidades da Alemanha, mas me esqueci de Dresden.

Confesso que nunca tinha ouvido falar sobre Dresden, meus conhecimentos sobre a Alemanha eram um tanto restritos, haha
A ideia de conhecer a cidade veio num destes pacotes turísticos, que saíam de Berlim em direção à Praga, com parada em Dresden.

Apesar de ter passado pouco menos de 24 horas na cidade ( foi super rápido meeeesmo) acho que deu para visitar o principal e entender um pouco sobre a história da cidade.

Dresden é uma cidade independente, que fica na região da Saxônia, bem às margens do rio Elba e tem cerca de 500.000 habitantes.





A cidade é muito famosa por seu passado histórico, uma vez que foi uma das cidades alemães mais arrasadas na 2ª Guerra Mundial. Um imenso bombardeio destruiu graaaande parte da cidade, no ano de 1945, deixando um saldo de 35.000 mortos.

Mas a parte positiva é que, assim como outras cidades, Dresden conseguiu se reconstruir após tudo isso, e grande parte do turismo explora essa reconstrução. Além disso, foi em Dresden que surgiu um dos primeiros centros de fisioterapia do mundo !

Nosso passeio começou na parte velha da cidade, bem em frente à Ópera da Cidade.



De lá, seguimos para o Castelo, visitamos seus jardins, a Catedral e seu interior. Até mesmo o castelo da cidade, antiga moradia do Rei da região, foi bombardeado e reconstruído.










Um dos quadros mais fotografados no palácio é este abaixo, que relata bem como ficou a região na época do ataque, e como nos impressionamos ao ver a cidade hoje, que renasceu praticamente do nada !




Outro atrativo muito bonito é este muro onde há pinturas dos vários reis que reinaram na região, durante a época monárquica.



Saindo do Castelo, seguimos para um pequeno shopping. Porém, como já passava da hora do almoço, meu roteiro dirigiu-se para a rua dos restaurantes, haha




O momento do almoço foi um dos mais complicados : todos os cardápios em alemão e ninguém falava inglês !!! A única opção aparente era a carroçinha do bom e velho cachorro-quente ... mas ainda bem que era só aparente. Finalmente consegui um restaurante com o cardápio em inglês. Não me lembro o nome, mas era uma graçinha - o interior era bem antigo, com as paredes revestidas em madeira, lembrando um pub e o exterior tipo uma varandinha, com todas as garçonetes vestidas à caráter, com roupas alemãs.

Depois, fomos dar volta mais geral pela cidade, onde pudemos ver os bondes, construções antigas e ainda antigos vinhedos com seus castelos...












Dresden é uma cidade de fácil acesso, que vale uma paradinha , principalmente para aqueles que estão de passagem para outras cidades, ou até mesmo uma visita única.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Como ir de Londres para Paris

Depois de alguns vários dias sumidas, resolvi dar o ar da graça, haha . Não estava à toa, nem viajando - infelizmente, estava estudando e pra caramba.

Muita gente que vai pra Inglaterra acaba dando uma passadinha em Paris e vice-versa. Mas como e qual será a melhor forma de viajar entre as duas capitais ( Londres e Paris)

Particularmente, fiz apenas o trajeto Londres - Paris, mas das duas formas : Túnel EuroStar e Ferry Boat, com duração aproximada de 40 minutos, na travessia do Canal da Mancha.

Se tivesse que escolher uma delas, pela viagem como eu todo , seria via Ferry Boat, pelo simples motivo que me decepcionei muito com o túnel.

Mas vamos ao que interessa

FERRY BOAT

Fui para Paris em 2007, fazendo o seguinte trajeto : Salisbury - Dover ( de ônibus) , travessia pelo Canal da Mancha de Ferry e depois, Calais - Paris ( de ônibus)
Assim como em outros meios de transporte, a viagem tem prós e contras

Prós : a vista . Dá pra ver muito, mas muito mais indo de Ferry Boat, porque o barco é composto, em grande parte , de vidro e ainda tem uma área externa ( "terraço") de onde dá para ver tudo.
É lindo ver os planaltos brancos de Dover, o Canal da Mancha e já a Europa continental. Mesmo com a chuva ( sim, pegamos chuva) a vista vale a pena
E ainda para conhecer Dover, uma cidadezinha que servia de "armadura" para as batalhas inglesas.


Um pouco de Dover 
                                            Falésias brancas com os esconderijos ingleses

Estacionamento da parada de ônibus e carros



No "terraço" do ferry boat

Vista de dentro do Ferry
Primeira visão do Continente Europeu 

Contras : o tempo. Demora mais viajar deste modo. Acho que esta maneira é mais usada em excursões, pois os ônibus entram nos ferrys e quando chegam à França ( ou à Inglaterra, dependendo da ordem), seguem viagem. Lembro que saímos de Salisbury as 10 da manhã e só cheguei em Paris quase meia-noite, mas, claro, descontando umas 4h de paradas, esperas, ... e vale lembrar que partindo de Londres, o trajeto é mais curto.

Balança ? Não, quase nada. Eu sempre sofro com toturas em meios de transporte que balançam muito e, com certeza, não senti nada disso no ferry. 


EUROSTAR

Também no mesmo trajeto Londres - Paris, mas desta vez em 2010. 
Pegamos o ônibus da excursão em Londres ainda de manhã, chegamos à Folkestone e então, entramos no túnel, com ônibus e tudo, e só saímos na França, de onde seguimos mais umas 4h de viagem até Paris

Prós : achei a viagem mais rápida. E queria muito saber como era a experiência de viajar 40m abaixo do nível do mar, não me arrependo.


Ainda em Folkestone 

Linhas e trens entrando no túnel


Contras : justamente por estarmos 40m abaixo do mar, não conseguimos ver nada, absolutamente nada. Ficamos sentados no ônibus do mesmo jeito que chegamos, com o ar condicionado desligado ( num calor de Julho). Podíamos sair um pouco, mas o corredor era tão minúsculo, que preferi ficar no ônibus mesmo.
Então, a sensação que eu tive foi de frustração, porque esperava ver mais o mar e não dá pra ver NADA.


                                            Nosso ônibus seguido outro ônibus, já no túnel


O minúsculo corredor entre o ônibus e o túnel

Terra à vista : França


Não me arrependo de ter viajado pelo eurostar, sempre penso que temos que ter nossas próprias opiniões, mas acho que , se fosse de novo, iria via ferry boat.

Porém, existe uma maneira ainda mais rápida de chegar à Londres ou Paris , de trem !
Essa eu nunca usei, mas há trens que saem de Kings Cross e te deixam na capital francesa em menos de 2:30h! 

Uma quarta forma é atravessar de avião. Bem, não acho que valha a pena . Por que ?
Porque o tempo de viagem é de aprox. 45 minutos. Porém, tem que se levar em conta o tempo para chegar até os aeroportos em duas grandes cidades, o tempo para check - inn e a imigração. Logo, uma viagem pequena acaba virando uma manhã ou uma tarde inteira.

IMIGRAÇÃO

Vc estará indo de um país para outro, então, não pense que apenas por não estar andando de avião não terá imigração, por isso, PASSAPORTE À MÃO !

Passei nas duas vezes, ainda na Inglaterra. Como , nas duas vezes, estava em excursão, foi bem tranquilo, mas acho que não deve ser muito difícil mesmo sozinho não.

Da primeira vez, selecionaram 2 malas de nosso ônibus para serem revistadas : quase 50 pessoas no ônibus e logo uma das duas malas foi a minha ! Tive que abrir tudo, e depois sentar em cima pra conseguir fechar , né !?

Na segunda, não escolheram a minha ( Aeeeee!) , mas um oficial inglês super bem humorado passou com um detector de metais por todos os cantos de nosso ônibus.

Enfim, vale a pena dar uma passadinha em Paris ( caso esteja em Londres ) ou em Londres ( se estiver em Paris) ; os meios de transporte são muitos, fica a cargo de cada um escolher o seu!