Uma das coisas mais legais de Londres é poder fazer programas um pouco fora do tradicional London Eye - Big Ben - Tower Bridge e poder fazer passeios típicos da população em geral.
Foi por isso que decidimos visitar o bairro de Camden Town e conhecer seus famosos mercados , aberto ao público principalmente aos Domingos.
Apesar de não se tratar de um programa tipicamente inglês - o bairro é visitado por diversos turistas e é , inclusive, uma das atrações mais visitadas da cidade ! lá é possível conhecer coisas que ninguém nunca imaginaria ver na vida, haha
O bairro de Camden fica na região Central Norte de Londres e foi planeado como um bairro residencial a partir de 1971. Nos dias de mercado, a região chega a receber 150 mil pessoas.
Créditos
Chegar em Camden é bem fácil. Usando-se o metrô é só descer na estação Camden Town mesmo ( linha preta - Northern)
No meu caso, ceguei de ônibus vindo da região de Regents Park , era o número 27 , que parou certinho na principal rua de Camden.
A visita foi bem planejada para um Domingo de manhã, o dia típico dos mercados e também o mais cheio. Chegamos em Camden por volta das 11h da manhã e logo me encantei pela região.
Sempre tinha lido que era o berço dos Punks, Roqueiros e que veria coisas esquisitíssimas por lá ... Mas na verdade, foi menos " esquisito" que eu imaginei ...
A primeira coisa que reparei foi a quantidade - e temática - de lojas na região ; São inúmeras lojinhas que vendem os produtos mais variados - desde antiquidades à roupas, sapatos e, claro, artigos de metaleiros. Há produtos para todos os gostos, principalmente no assunto sapato - perde-se de vista a quantidade de lojas por lá ...
Mas ainda mais interessante é a fachada das lojas - com esculturas enormes de tênis, dragões, calças punk, ... vale a pena um monte de fotos - vc dificilmente verá algo parecido em outro lugar.
Na hora do almoço, entramos em uma espécie de galeria bem em frente à uma ponte ( pertinho do letreiro de Camden Lock), que tinha os mais variados restaurantes do mundo. Era uma espécie de Praça de Alimentação, com restaurantes brasileiros ( logo na entrada, servindo coxinha, pastel ...) , chineses, ingleses, fast-food ...
A escolha do dia foi um restaurante chinês tipo buffet ( não me lembro o nome - mas ficava bem à esquerda de quem entra, logo na entradinha mesmo) por 4,50 libras e uma comida deliciosa.
Mas o mais legal foram os bancos da Praça de Alimentação - eram motos ! Achei a idéia genial...
Créditos
Foi em Camden que Amy Whinehouse morou até Julho de 2011 e sua casa virou local de visitação dos fãns , bem em Camden Square ... infelizmente, não conseguimos ir até lá.
Gostando de um som mais alternativo, rock, punk ou não, Camden é um lugar que vale a pena visitação, seja pela ótima gastronomia, mercados de rua ou até mesmo pelas lojinhas e para ver melhor o estilo de vida dessa região mais " alternativa " de Londres.