domingo, 18 de agosto de 2013

Mais um pouco de Praga

Saindo do Castelo, seguimos em direção a um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, a Igreja do Menino Jesus de Praga.

Um pouquinho de história ...  Acredita-se que a estátua do Menino Jesus de Praga foi esculpida no século XVI, na Espanha, como uma réplica de outra e, após passar de mãos e mãos, através até mesmo de dotes de casamentos, chegou no mosteiro dos Carmelitas descalços, na cidade de Praga, onde recebia adorações duas vezes ao dia. Porém, durante a guerra dos 30 anos, onde tropas suecas dominaram as Igrejas da cidade, a estátua ficou "perdida" entre entulhos, sendo recuperada anos depois e restaurada, em 1665.

Atualmente, a estátua se encontra na Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, mais conhecida como " A Igreja do Menino Jesus de Praga" , na cidade de mesmo nome. E muitos milagres são atribuídos à ela, desde seu feitio em terras espanholas, motivo pelo qual, a Igreja recebe adorações e milhares de visitas de turistas do mundo inteiro.

Em 2009, o Papa Bento XVI declarou a Igreja e o Menino Jesus de Praga como a primeira estação da Via Apostólica na República Tcheca.




A Igreja fica na rua Karmelitská 385/9, , no bairro Malá Strana. A estação de bonde mais próxima é a Hellichova.



Na rua da Igreja, encontramos várias casas de câmbio ( sempre fique atento nas diferentes, e muito diferentes, cotações), lojas de cristais ( típico da República Tcheca) , carros antigos e restaurantes .


Almoçamos em um restaurante ali mesmo, onde comemos um delicioso filé de frango com salada e batatas pelo equivalente a 14,00 reais ( com direito a um refrigerante).

Saindo do restaurante, seguimos em direção à Ponte Carlos, a principal ponte de pedestres da cidade, que liga a cidade pequena à cidade velha.

A Ponte tem sua própria estória. É a mais velha da cidade ( sua construção começou em 1357) e a 2ª mais antiga de todo o país. É bastante larga ( cerca de 10 metros) para poder acomodar os milhares de habitantes e turistas, além dos músicos de rua.







Outro aspecto notável da ponte, são as suas várias esculturas. Ao todo são 30:  S. Cosme e Damião; S. Venceslau; S. Vito; S. João da Mata e Félix de Valois; S. Felipe Benizi; S. Adalberto; S. caetano; A Visão de Sta. Ledegária; S. Agostinho; S. Nicolau de Tolentino; S. Judas Tadeu; S. Vicente Ferrer; S. Antonio de Pádua; S. Francisco Serafim; S. João Nepomuceno; S. Venceslau menino; S. Venceslau com S. Segismundo e S. Norberto; S. Francisco Bórgia; S. João Batista; S. Cristovão; S. Cirilo e S. Metódio; S. Francisco Xavier; Sta. Ana com a Virgem e o Menino Jesus; S. José; Crucifixo; Pietá; Nossa Senhora com S. Domingos e com S. Tomás de Aquino; Sta. Bárbara, Sta. Margarida e Sta. Isabel; Nossa Senhora com S. Bernardo e  S. Ivo de Kermartin. Fonte

A maior lenda , dentre as muitas que regem a cidade, é acerca da estátua de São João Nepomuceno : basta tocá-la para voltar à cidade ou fazer um pedido e ele se realizará. Fonte

Mas o fato é que talvez este tenha sido um dos passeios preferidos em Praga. Adorei andar pela ponte Carlos, dançar com os artistas, admirar o rio Vltava e encontrar pessoas da própria faculdade ao acaso, haha

Chegando do outro lado do Rio, é impossível não se deixar levar pelo fluxo e logo entrar no marco principal cidade velha: sua praça.



A praça é rodeada por lojas, Igrejas e construções de tirar o fôlego. É como se sentir num tempo antigo, meio medieval.

Entre os principais marcos da Cidade Velha, os famosos talvez sejam a Igreja de São Nicolau, a Igreja de Nossa Senhora e a Torre do Relógio Astronômico. Fonte

Igreja de São Nicolau

Igreja de Nossa Senhora

Relógio Astronômico


Diz a lenda que o relógio é único da cidade de Praga e quem ousar replicá-lo ficará cego.

Outro artigo super legal que experimentamos na praça foi o chamado trdlo , o pãozinho com açúcar delicioso, por 50 coroas ( 5,00 reais).



Sinagoga judia

Saindo de lá, nosso próximo destino foi a rua Prikope, famosa por suas lojas e restaurantes.
Seguindo pelas ruelas da cidade, achamos este shopping com 200 lojas !!!