Como já disse antes, toda a cidade é muito bem provida de sistema de transportes, desde os ônibus e metrôs até mesmo os aviões.
Pra começar, chegar em Londres por via aérea é muito fácil, visto que a cidade tem 5 aeroportos, sendo o de Heathrow o mais importante de todos e um dos aeroportos de maior fluxo do mundo.
Mas as duas coisas mais marcantes em Londres são mesmo os ônibus, os double deckers - aqueles conhecidos ônibus vermelhos de 2 andares- e o metrô, que é o mais antigo do mundo.
Mas qual é o melhor ?
Mais uma vez, a resposta depende do que vc prefere fazer. Ambos tem bem mais vantagens que desvantagens e vai mesmo do gosto de cada um.
Os ônibus
Sou meio suspeita pra dizer, mas adoro andar de ônibus em Londres, pois me sinto num cartão postal ambulante ! Além do mais, para quem quer VER a cidade, é muito melhor.
Os ônibus em Londres são numerados e nomeados de acordo com a área percorrida e vem escrito logo abaixo, o local de destino. Assim como no Rio, onde implantamos o sistema de BRS, Londres tem algo parecido, porém muito melhor.
Os pontos de ônibus mostram os mapas, trajetos, números dos ônibus que param ali e ainda o tempo que cada ônibus levará para chegar ( tempo exato mesmo). E os ônibus só param nos pontos, tanto para embarque quanto para desembarque de passageiros. E não precisa ficar acenando, os ônibus vão parar naquele ponto determinado.
Tempo de espera
Rota dos ônibus
Interior de um ônibus londrino
Geralmente, o primeiro andar dos ônibus tem um número maior de cadeiras reservadas para pessoas com atendimento preferencial. Os do 2 andar, são livres.
Os ônibus aceitam os cartões Oyster ( preferíveis para moradores ou quem vai ficar mais tempo na cidade) ou os travel cards ( o que eu usei). Se vc está em posse de um Oyster, deve passá-lo na estrada; se for um travel card, apenas mostrá-lo para o motorista. Ambos os cartões podem ser adquiridos nas estações de metrô.
Rota de alguns dos ônibus
Entra-se sempre pela frente dos ônibus e , em Londres, nenhum deles tem trocador.
Aos poucos, os modelos atuais serão trocados por este aqui abaixo, o que vc acha ?
O underground
O metrô de Londres é popularmente conhecido como "underground" ou "tube" .
Apesar de adorar andar de ônibus , reconheço que usei bem mais o metrô, pela praticidade.
Comprava sempre um travel card que servia para viagens ilimitadas entre as zonas 1-2 ( as zonas turísticas), tanto para usar ônibus quanto metrô. ( saia por cerca de 6 libras)
Também adorei andar de metrô. Minha estréia foi logo em Heathrow, que tem um metrô bem abaixo dos terminais e é a maneira mais barata de se locomover até o centro de Londres.
Para ter uma idéia, o travel card de Heathrow até o centro é o que abrange as zonas 1 a 6 ( pois o aerporto fica na 6) e sai por ~8 libras, enquanto que gastaria quase 20 no trem e 70 no táxi !
O metrô é extremamente eficiente. Vc não espera quase nada por um trem. Incrível e além do mais, a cidade é super bem servida de paradas de metrô. É praticamente impossível imaginar um lugar no centro onde ele não chegue.
É também muito fácil usar o metrô londrino. Como é muito extenso, é composto de vários andares - cada um com uma linha de cor diferente - e em todas as esquinas tem mapas, logo, vc já entra diretamente na sala do metrô que precisa, e não tem que ficar adivinhando as direções para onde cada trem está indo.
Mapa do metrô de Londres
Profundidade do metrô
Estação de St. Johns Wood, a mais próxima da Abbey Road