Até um tempo atrás, eu diria que é verdade. Mas , hoje em dia, já não é mais tão verdade assim ...
Em se tratando de Londres, não encontramos muita comida inglesa propriamente dita, pois a cidade é super cosmopolita e, em cada esquina, tem um restaurante oriundo de um país diferente.
Porém, claro que sempre vamos encontrar aquelas comidinhas tipicamente inglesas por aí ... Na minha opinião as que mais se destacam são o Fish and Chips, o full breakfast e , claro, o chá inglês !!!
Outros pratos bastante conhecidos dos ingleses incluem o Sunday Roast , o jacket potato e o yorkshire pudding , uma espécie de pãozinho que é muitas vezes servido junto com rosbife.
Não tem como dar as receitas de todos esses aí, por isso, separei os 3 que considero mais a cara de Londres e, mesmo pra quem nunca experimento ou original ou não tem planos de ir lá comer, poderá fazer em casa , com o gostinho inglês.
FULL ENGLISH BREAKFAST
Esse talvez seja um dos pratos mais variados da culinária inglesa. Pra quem não sabe, a idéia surgiu em 1920, quando o publicitário Edward Bernays e médicos locais, começaram a fazer propaganda do prato, para incentivar a venda do bacon. Assim, inicialmente, o english breakfast consistia em ovos e bacon.
Porém, com o tempo, o café-da-manhã ganhou uns incrementos, como feijão enlatado, cogumelos e tomates assados, pão, geléia e manteiga.
Pode parecer um pouco estranho para nós, brasileiros, comer feijão e cogumelos no café-da-manhã, mas sempre penso que quando se está indo para um lugar diferente, devemos esquecer a nossa cultura um pouco, e se "adaptar" à deles e , acredite, o full english breakfast é uma delícia !
FISH AND CHIPS
Esse eu adoro, só de lembrar minha boca enche d'agua, haha. Sempre que posso, faço aqui em casa e fica quase 100% igual ao inglês.
O Fish e Chips tornou-se um prato popular entre os membros da classe operária britânica na segunda metade do século XIX, quando o desenvolvimento da pesca com a rede de arrasto no mar do norte estava em voga. Com o uso dessa rede, ficou mais fácil obter peixes mais variados. Com a variação, peixes mais baratos eram comercializados e conseqüentemente consumidos no interior do país. Na mesma época o comércio da batata frita aumentava, no entanto, não se tem a data específica de quando os dois alimentos foram combinados.
Mas vamos ao principal: a receita !
Ingredientes
- Filé de peixe de água doce ( aqui, gostamos muito da tilápia) à gosto
- Batatas inglesas
- Mostarda
- Alface lisa
- Tomates
- Cebola roxa
- Cebolinha/Salsinha
- Mostarda
- 1 limão
- 1 lata de cerveja
- farinha de trigo
- creme de leite
- vinagre
- sal
Peixe :
1) Coloque os filés de peixe em uma vasilha com a cerveja e deixe por alguns minutos
2) Em outro recipiente, misture farinha de trigo, vinagre, sal e água, até que forme uma mistura homogênea
3) Pegue filé por filé de peixe, passe no trigo puro e depois, na mistura acima
4) Coloque para fritar em óleo quente, até que fiquei dourado
Batatas:
1) Pique as batatas em fatias grossas e coloque em um recipiente com água gelada
2) Seque as batatas e frite-as em óleo quente
* Colocar as batatas em água gelada e depois fritá-las no óleo quente dá um "choque térmico", deixando-as mais crocantes
Molho Tártato:
1) Coloque um recipiente, 1 caixa de creme de leite, misture com o suco de 1 limão, mostarda , cebolinha/salsinha à gosto
Salada :
1) Pique o alface, tomate e a cebola roxa e sirva.
Fica uma delícia, impossível não gostar !!!
ENGLISH TEA
Este é, talvez, o mais típico da culinária inglesa.
Mas o fato que poucos sabem é que o chá inglês não é inglês ! Os primeiros europeus a contactar com o chá foram os portugueses que chegaram ao Japão em 1543
Em breve a Europa começou a importar as folhas, tendo a bebida tornando-se rapidamente popular, especialmente entre as classes mais abastadas na França e Países Baixos. O uso do chá na Inglaterra é atribuído a Catarina de Bragança, princesa portuguesa que casou com Carlos II da Inglaterra) e pode ser situado cerca de 1660. Catarina patrocinava "Tea parties", onde o chá passou a ser apreciado pelas mulheres e, posteriormente, daí passou a ser também do gosto masculino.
O chá era bebido em cafés e seu consumo foi crescendo desde o final do século XVII, sendo que era bebido a qualquer hora do dia até o início do século XIX, quando a tradição chá da tarde ("five o'clock tea") foi instituída pela sétima Duquesa de Bedford em Londres.
O preparo do chá também é controverso. Há quem diga que o leite deve vir primeiro, outros discordam. Vou dar a receita do jeito que eu preparo o meu - e adoooro o chá "inglês"
1) Faça o chá normalmente, colocando o saquinho com as ervas ( ou a erva pura) na água, e coloque para ferver
2) Espere ferver um pouquinho e apague o fogo
3) Na xícara, coloque entre 1 a 2 dedos (não mais que isso) de leite - pode ser quente ou frio, não importa
4) Sirva o chá logo em cima do leite, sem mexer muito
Em Londres, muitos locais servem o chá junto com bolinhos, biscoitos e frutas.
Apesar de um pouco diferente da nossa, a culinária inglesa tem suas particularidades e é também deliciosa , vale a pena experimentar, mesmo que seja em casa .
Nenhum comentário:
Postar um comentário