quarta-feira, 23 de março de 2016

Cabo da Roca, onde a terra e o mar se encontram ...


“Eis aqui, quase cume da cabeça
de Europa toda, o Reino Lusitano,
onde a terra se acaba e o mar começa " ...
(Os Lusíadas, Canto III, Luís de Camões)



O Cabo da Roca é o ponto mais ocidental de toda a Europa continental, cujos primeiros registros datam de 1693. Onde as falésias portuguesas de 140 metros de altura encontram a imensidão do oceano Atlântico.


Fonte

O Cabo da Roca está localizado no fim da Serra de Sintra, entre a mesma e o vasto oceano Atlântico norte, a cerca de 40 km da capital Lisboa e 17km de Sintra. 



COMO CHEGAR?

Para aqueles que estarão de carro (meu caso) o acesso é muito fácil. Basta seguir a auto estrada de Estoril e pegar a saída 12 pra N9, rumo a Cascais. Depois disso, basta seguir a Estrada da Malveira e depois Cabo da Roca. 

A estrada é muito bonita e fácil de dirigir. A serra de Sintra é linda, passamos por vários vilarejos simpáticos no caminho. O percurso a partir de Lisboa durou aproximadamente 45 minutos, calmamente. 

Outra opção, um pouco mais demorada, é chegar através de transporte público. 
Para aqueles que saem de Lisboa, o trajeto é feito em dois passos:
- Em Lisboa, basta pegar os trens até Sintra que saem da estação do Rossio
- Em Sintra, pegue o ônibus 403, que faz o trajeto até o Cabo da Roca

O QUE FAZER ?

O local é facilmente conhecido em poucas horas. Não há muito o que fazer por lá. Mas isso não quer dizer que não valha a visita ; vale - e muito! A maior atração é o próprio lugar em si. A beleza natural das falésias combinada as águas cristalinas irá render lindas fotos.



A flora é diversa, contando com várias espécies nativas

O farol, construído a partir de 1758 a mando de Marques de Pombal, é aberto a visitação as quartas-feiras na parte da tarde.




O Cabo da Roca foi um local extremamente importante e estratégico para Portugal durante as guerras peninsulares e as grandes navegações. Sua localização fazia a conexão entre o oceano e Belém 




Bem no centro do mirante há uma placa, abaixo da cruz, em homenagem à Luís de Camões. A placa cita as coordenadas geográficas da região e faz menção ao poema "Os Lusíadas", do autor




Apesar de pequeno, a infraestrutura turística do local conta com um restaurante e uma lojinha.

DICAS

Visitei o Cabo da Roca em pleno inverno europeu, mas pelo que li online, mesmo no verão, os ventos abaixam consideravelmente a sensação térmica local. E quando fui, foi necessário acrescentar um casaco forte, mesmo sendo de manhã e o dia estando bastante ensolarado.

Em janeiro, acontece o "Grande Prêmio da Europa" de bicicleta. O trajeto percorre a Serra de Sintra, nos 17km entre Sintra e o Cabo da Roca

Todo cuidado é pouco! Vira e mexe nos deparamos com acidentes de pessoas que ultrapassam as muretas para ver o oceano mais de perto. Respeite a sinalização e use sapatos seguros!

O Cabo da Roca é facilmente conjugado com uma viagem a Sintra (foi o que eu fiz) ou Cascais/Boca do Inferno. Então, não há desculpa para não visitar, rs 











Nenhum comentário:

Postar um comentário