Óbidos é uma vila medieval construída dentro de uma muralha. A cidade toda ainda conserva o estilo medieval na arquitetura, lojas de souvenirs e, principalmente no turismo.
Logo em frente à cidade existem dois estacionamentos. Um bem ao lado do centro turístico, pago. Outro poucos metros atrás, ao lado dos arcos, gratuito.
Este é o estacionamento gratuito
O acesso à cidade é feito através de seu portal, retratado em típicos azulejos portugueses do século XVII, retratando a Paixão de Cristo.
As principais casas e lojas se concentram na Rua Direita, a mais central da cidade. Lá é possível percorrer boa parte da cidade, ver linhas casinhas e chegar até o antigo castelo.
Estando em Portugal, é impossível não se render à gastronomia. Em cada cidade que fui, experimentei uma comida típica. Em Óbidos, foi uma bebida : Ginja, um liquor delicioso, vendido em dez a cada dez lojinhas de lembrançinhas da cidade.
Passando da metade da Rua, encontra-se, à sua direita, a Igreja de Santa Maria, sede do casamento do rei Afonso V com sua prima Isabel, ambos com menos de dez anos de idade.
No final da Rua Direita, impossível não ver o antigo castelo da cidade. Erguido pelos mouros, o castelo não está aberto à visitação (eu sei, uma frustração) pois atualmente é uma pousada. Se quiser entrar, que seja como hospede.
O castelo do século XIII é uma das sete maravilhas de Portugal.
Fazendo o caminho de volta, resolvemos parar ao lado do portal de entrada, e subi uma escada que dá acesso as muralhas. A vista dali de cima é maravilhosa. É super possível andar sobre as muralhas e ótimo para ter uma visão geral da cidade.
Passei uma manhã em Óbidos. Deu para ver o principal. A chuva atrapalhou bastante, mas não deixei de ver nada por conta disso. Um perfeito bate e volta de Lisboa
Continuei a viagem por mais 177 km até a cidade de Aveiro, lá no Norte de Portugal.
A princípio cidade não estava no roteiro (
Normalmente, a cidade é um bate e volta para os turistas em Porto, distante 70 km, e para onde eu ia no fim do dia
Tive apenas uma tarde na cidade, então é claro que não consegui ver tudo, me detive ao centro principal.
Aveiro é conhecida como a "Veneza portuguesa", por seu vários canais. Então, por que não começar a visita seguindo para a praça Henrique Delgado, a principal da cidade e cercada pelos canais?
Entrei em um passeio de aproximadamente uma hora ao custo de oito euros por pessoa, com a Dora, uma guia excelente e super divertida.
Durante o passeio, é possível ver o antigo mercado de peixes, a fábrica da cidade, casa de uma estilista com estilo próprio, a ponte dos namorados, salinas, entre outros ...
Na saída, entrei em uma das várias confeitarias do centro para provar a iguaria gastronômica da cidade: os ovos moles.
Queria ter visto mais de Aveiro, como o mural I love Aveiro e o antiga pintura da cidade, infelizmente não deu tempo. Mas foi uma agradabilíssima surpresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário