Adoro animais e detesto turismo de exploração (me recusei veemente a visitar o zoológico de Luján, por exemplo), mas a verdade é que não fui assistir a uma tourada, fui conhecer o museu e saber a história por trás desse costume secular, do qual eu muito pouco sabia.
A história das touradas espanholas começa no século III, quando acreditava-se que o touro estava associado à fertilidade. Logo, era comum uma caça aos touros antes de algum casamento.
As touradas mais parecidas com as que estamos acostumados a ver atualmente iniciaram-se em 1135, quando há registros de enfrentamento de um nobre com o touro.
Nas touradas, o objetivo é acertar o coração do touro com a lança, o mais rápido possível. Como prémio, o toureiro recebe o rabo do animal. A carne, por sua vez, é vendida a preços salgados para restaurantes.
Há dois modos de conhecer Las Ventas : assistindo a uma tourada ou fazendo a visita pelo "museu".
A estrutura da praça já é impressionante. Tudo o que eu imaginava de uma arena.
É também a terceira maior do mundo, perdendo apenas para uma arena mexicana e outra venezuelana.
Em 1994, foi considerada patrimônio artístico nacional.
Escolhi o ticket comum com o audio guia adicional. Ao contrário do estádio do Barcelona, aqui é super importante usar o audio guia, as explicações são precisas, emocionantes e a visita não seria nem de perto tão interessante sem ele.
A visita inicia-se no grande portão, por onde passaram alguns dos mais famosos toureiros do mundo.
Escolhi a visita livre, mas segui as indicações numéricas do audio guia. Foi excelente.
Construída em 1929, na região conhecida como "Las Ventas del Espirito Santo", Las Ventas é atualmente a mais famosa arena de touros do mundo e a maior da Espanha, com capacidade para 23.797 espectadores.
Na arena, há preços diferenciados para assistir aos "espetáculos". Quanto mais perto, mais caro. Os camarotes e varandas ficam reservados aos membros da alta sociedade
Das varandas também se tem uma excelente vista da praça Las Ventas ...
Um dos detalhes desta parte do guia é a história de Tereza Cristina, a maior toureira mulher da história da Espanha.
Saída da arena
Ao fim da visita é possível comprar as várias fotos personalizadas e fantasiadas que fazemos durante o passeio. Algumas ficam muito boas, outras nem tanto. Não comprei a minha porque não gostei rs
Também encontramos, na saída, uma pequena loja com vários artigos baseados no tema. Ideal para crianças.
Como falei antes, não sou fã de touradas e realmente não acho que teria estômago para assistir a este massacre. A visita guiada foi bem mais tranquila e cultural, indico!
Para mais informações sobre horários, preços e atrações, clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário