Confesso que nunca tinha ouvido falar em Solvang. Uma cidade de pouco mais de cinco mil habitantes e cerca de 6 km2 de extensão, localizada no Vale de santa Ynez, a pouco menos de uma hora de carro de Santa Barbara.
O que faz desta cidade tão especial é justamente o contraste com o restante da Califórnia. A cidade , fundada em 1911, já foi cenário do filme Sideways e é " um pedacinho da Dinamarca" numa região famosa pelas praias e esportes radicais.
Solvang não tem praia, para conhece-la, é preciso desviar um pouco a rota da Highway 1, mas garanto que vale a pena.
Parei no primeiro estacionamento público que vi e fui conhecer a pequena cidade à pé. Aliás, poucas horas bastam para conhece-la.
A cidade é toda pequenininha, com várias lojinhas de doces (deliciosos!) e moinhos, além daquela arquitetura linda dinamarquesa.
Voce pode achar que, por não possuir nenhum ponto turístico mais famoso ou ser muito pequena, Solvang não vale a pena de ser visitada. Engano puro! A cidade super merece uma visita, mesmo que como parada no meio da Highway 1.
O colorido da cidade nos faz não parar de tirar fotos, cada esquina é única. Apesar de ter passado pela cidade toda em pouco mais de duas horas, Solvang é uma cidade que parece ter parado no tempo, perfeita para quem procura calma e uma paisagem diferente de tantas praias. Nunca fui a Dinamarca, mas sabe Gramado no Rio Grande do Sul, ou aquelas cidadezinhas da Baviera e Suíça?! É bem assim o estilo de Solvang.
Andei sem rumo pela cidade, percorrendo a avenida principal, com direito a um café da tarde delicioso. Imagino como deve ficar a cidade na época de Natal. Aliás, a loja Jule Hus, especializada em artigos natalinos, estava aberta em pleno Julho!
O que me chamou a atenção foi o número de restaurantes e confeitarias pela cidade. Adoro! Entre os mais famosos, destacam-se o Paula`s Pancake House e a Solvang Brewing Companie (uma cervejaria)
A cidade ainda conta com seis museus! Um deles sobre estórias literárias dinamarquesas, incluindo "O patinho feio" e "A pequena sereia"
Para aqueles que curtem vinhos, uma opção é andar por um dos vinhedos na região do Vale de Santa Ynez, ali do lado. Preferi me concentrar apenas em Solvang mesmo e não me arrependi. De lá, segui para Santa Barbara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário