domingo, 14 de setembro de 2014

Conhecendo Zurich em 2 dias

Zurich foi a base durante a visita à Suíça. E não podia ter escolhido lugar melhor.
Apesar de não a capital do país - o título é de Berna - a cidade conta com mais de 400.000 habitantes, sendo bem servida de lojas, hotéis e transportes.
Inclusive, há vôos diretos do Brasil (saindo de São Paulo) para Zurich. E a maioria dos vôos ou trens dentro da própria Europa te levam à Zurich.

Mas, não vou mentir, o grande determinante na estadia em Zurich ( ou Zurique, para nós, brasileiros) foi o hotel. Procurei muitos hotéis em Berna, Lucerna e Zurique, mas só encontrei um ótimo custo x benefício em Zurique.
Ficamos hospedados no Hotel Ibis budget city west, a cerca de 10 min. de bonde do centro da cidade ( e com uma parada do bonde bem na porta). Ótimo café-da-manhã, ótima recepção, quartos limpos e confortáveis. Adoramos, indico com certeza.

Em um dia conhece-se bem a cidade. Eu tive dois, contando com o dia da chegada, e foi super suficiente. Bem, mas vamos ao principal deste post : dicas do roteiro

O dia começou cedo (logo após as 9h) no centro comercial de Zurique : a rua Banhofstrasse.



Para chegar até a rua, basta descer na estação central de Zurich, de mesmo nome ( na parada do bonde, aparece escrito : HB), se passar a estação, pode descer na próxima, é bem pertinho.



A rua é enorme, cercada por lojas e bandeiras suíças. Quanto mais perto da estação, mais acessíveis as lojas. À medida que vamos nos aproximando do rio Limmat, aumenta a concentração de lojas de grife, como Louis Vitton entre outras.




Vá caminhando na rua até encontrar uma rua pequena, meio escondida ( na caldaça da esquerda sentido rio; e consequentemente, na calçada da direita se vai em sentido à estação), chamada Augustinergasse, esta é uma das ruas mais antigas da cidade, repleta de casinhas lindas e bandeiras do país.

Augustinergasse



Aproveite e vá andando pelas ruelas ao redor da Augustinergasse ...









Foi justamente por ali que encontramos a Wein Platz, uma praça que apareceu de surpresa ( e em ótima hora) em nosso roteiro.
A vista da cidade é maravilhosa.




Chegando na orla do rio Limmat, embarcamos em um passeio de barco de uma hora e meia, ao incrível custo de 8 CHF/pessoa. Há outras opções de passeios de menor duração e/ou com almoço/jantar incluso.

Nosso barco




Este passeio é imperdível! Não estava dando muito crédito e pensava que não podia ser melhor que o passeio de Lucerna, mas como estava errada, foi muito, muito melhor.



Como estávamos em pleno verão ( cerca de 30ºC) vimos muita gente nadando no rio, nas áreas que são abertas ao público nesta época do ano. Mesmo sendo verão, nem acreditava que estava de short e camiseta em plena Suíça, me contendo para não mergulhar no rio também, haha



A água do rio é outra beleza, azul cristalina, com os famosos cisnes...




Para mim, a parte mais linda foi, sem dúvidas, a vista dos alpes - com neve no topo. Lindo, mesmo em pleno verão, a neve eterna dos alpes não desapontou...



Já a tarde, saindo do barco, voltamos à Banhofstrasse para almoçar. Escolhemos a Cantina Antonela, perto da Augustinergasse mesmo ... a atendente super simpática era portuguesa. E foi um alívio poder perguntar o menu para alguém ( em alemão não entendia nada...)





De lá, seguimos para a Munsterbrucke, uma linda ponte que conecta ambos os lados do rio.


 Mas espetacular mesmo é a vista, das duas principais Igrejas da cidade : a Grossmunster e a Fraumunster

Grossmunster

Fraumunster

Claro que aproveitei para molhar meus pés na água. A água estava tão gelada, mas tão gelada, que até melhorou a dor de tanto andar o dia todo, haha



O passeio acabou por aí, por conta dos horários dos vôos. Infelizmente não fui até o jardim chinês - que dizem ser lindo.

Zurich foi o último local em nossa viagem. De lá, partimos para uma rápida conexão em Madrid, de onde viemos pro Rio.
Porém, neste trecho (Zurich-Madri) tive uma das mais lindas vistas dos alpes, que vou deixar as fotos falarem por si só ...





Nenhum comentário:

Postar um comentário