sábado, 15 de setembro de 2012

Transporte em Londres

Se locomover em Londres é muito fácil.
Como já disse antes, toda a cidade é muito bem provida de sistema de transportes, desde os ônibus e metrôs até mesmo os aviões.

Pra começar, chegar em Londres por via aérea é muito fácil, visto que a cidade tem 5 aeroportos, sendo o de Heathrow o mais importante de todos e um dos aeroportos de maior fluxo do mundo.

Mas as duas coisas mais marcantes em Londres são mesmo os ônibus, os double deckers - aqueles conhecidos ônibus vermelhos de 2 andares- e o metrô, que é o mais antigo do mundo.

Mas qual é o melhor ?

Mais uma vez, a resposta depende do que vc prefere fazer. Ambos tem bem mais vantagens que desvantagens e vai mesmo do gosto de cada um.

Os ônibus
Sou meio suspeita pra dizer, mas adoro andar de ônibus em Londres, pois me sinto num cartão postal ambulante ! Além do mais, para quem quer VER a cidade, é muito melhor.

Os ônibus em Londres são numerados e nomeados de acordo com a área percorrida e vem escrito logo abaixo, o local de destino. Assim como no Rio, onde implantamos o sistema de BRS, Londres tem algo parecido, porém muito melhor.

Os pontos de ônibus mostram os mapas, trajetos, números dos ônibus que param ali e ainda o tempo que cada ônibus levará para chegar ( tempo exato mesmo). E os ônibus só param nos pontos, tanto para embarque quanto para desembarque de passageiros. E não precisa ficar acenando, os ônibus vão parar naquele ponto determinado.


Tempo de espera


Rota dos ônibus


Interior de um ônibus londrino


Geralmente, o primeiro andar dos ônibus tem um número maior de cadeiras reservadas para pessoas com atendimento preferencial. Os do 2 andar, são livres.


Os ônibus aceitam os cartões Oyster ( preferíveis para moradores ou quem vai ficar mais tempo na cidade) ou os travel cards ( o que eu usei). Se vc está em posse de um Oyster, deve passá-lo na estrada; se for um travel card, apenas mostrá-lo para o motorista. Ambos os cartões podem ser adquiridos nas estações de metrô. 

Rota de alguns dos ônibus


Entra-se sempre pela frente dos ônibus e , em Londres, nenhum deles tem trocador.




Aos poucos, os modelos atuais serão trocados por este aqui abaixo, o que vc acha ?




O underground
O metrô de Londres é popularmente conhecido como "underground" ou "tube" .
Apesar de adorar andar de ônibus , reconheço que usei bem mais o metrô, pela praticidade.

Comprava sempre um travel card que servia para viagens ilimitadas entre as zonas 1-2 ( as zonas turísticas), tanto para usar ônibus quanto metrô. ( saia por cerca de 6 libras)

Também adorei andar de metrô. Minha estréia foi logo em Heathrow, que tem um metrô bem abaixo dos terminais e é a maneira mais barata de se locomover até o centro de Londres. 
Para ter uma idéia, o travel card de Heathrow até o centro é o que abrange as zonas 1 a 6 ( pois o aerporto fica na 6) e sai por ~8 libras, enquanto que gastaria quase 20 no trem e 70 no táxi !

O metrô é extremamente eficiente. Vc não espera quase nada por um trem. Incrível e além do mais, a cidade é super bem servida de paradas de metrô. É praticamente impossível imaginar um lugar no centro onde ele não chegue.

É também muito fácil usar o metrô londrino. Como é muito extenso, é composto de vários andares - cada um com uma linha de cor diferente - e em todas as esquinas tem mapas, logo, vc já entra diretamente na sala do metrô que precisa, e não tem que ficar adivinhando as direções para onde cada trem está indo.

Mapa do metrô de Londres


Profundidade do metrô



Estação de St. Johns Wood, a mais próxima da Abbey Road











3 comentários:

  1. Oi Mari,quero te dar parabéns pelo seu blog!! Ainda sou adolescente,mas meu sonho é ir pra lá,morar,trabalhar,a passeio,seja lá como for,seu blog já me deu uma noção real de Londres,mostrando não só as partes boas,mas as ruins também.Quanto mais leio,mais quero ir.Muito obrigado por criar algo ão legal e bem administrado,Bjs...Naty =D

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço pelos elogios! Fico bem feliz que tenha incentivado cada vez mais alguém a ir à Londres. Eu também sou nova e desde os 5 anos de idade tinha um sonho de conhecer Londres - só realizado aos 15 ! Foi muito melhor que imaginei. Acredite porque, assim, um dia vc conseguirá ir à Londres !

    ResponderExcluir
  3. Obrigado,eu acredito,e tenho certeza q vai dar certo.Quem sabe aos 15 não é?...Mesmo assim faltam 2 anos :( ...Enquanto isso,curto seu blog kkk

    ResponderExcluir