quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Londres à pé

Quanto mais tempo se passa em London, mais tempo se quer passar.

Acho que não existe uma quantidade X de dias ideais para conhecer a cidade. Só não recomendo esses pacotes malucos de agências . Esses dias, estava vendo um livro de pacotes pra Europa e vi um para a Grã-Bretanha, com o slogan " conheça 14 cidades do UK ", quando fui ver a quantidade de dias quase levei um susto : o pacote inteiro para conhecer tudo isso era de apenas 7 noites !!! Isso seria 2 cidades por dia. Não dá pra conhecer, só pra dizer que pisou ou passou por lá.

Se vc tiver apenas 3 dias pra conhecer Londres, acho ok para ver grande parte das atrações turísticas. Mas menos que 2 dias vai deixar muitaaaaaa coisa de fora.

 E vale lembrar qua a maioria das atrações em Londres é 100% gratuita !!!

Bem, mas vamos ao que interessa. Os lugares legais pra conhecer à pé. São muitos, então resolvi dividir cada post com algum tipo de turismo na cidade.


PRA ANDAR PELA CIDADE

As melhores coisas de Londres podem ser vistas a pé. Apesar de não ficarem tão perto assim, nem parece que passam horas andando, de tão agradável que a cidade é.

Big Ben e London Eye
Impossível falar de um sem falar do outro. O Big Ben é aquele relógio famoso no mundo inteiro ( na verdade, já li em algum lugar que o nome Big Ben vem do sino do relógio, não do edifício em si), que todo mundo se baseia para acertar os horários, ou espera alguns minutos pra bater aquela foto com a hora certinha haha
Enfim, o Big Ben fica colado no Parlament House ( ou " Casas do Parlamento" ou simplesmente " Parlamento") e , do outro lado do rio Tâmisa está o London Eye ( uma das maiores rodas gigantes do mundo).
Um passeio que eu acho incrível é andar na London Eye . A fila é tensa , mesmo com ticket rápido, mas vale a pena esperar uma meia-hora pra ter aquela visão maravilhosa de Londres. Só tive oportunidade de ir agora dessa vez e fiquei pensando " caraca, quanto tempo eu perdi ? "

London Eye e Big Ben

Fila do "passe rápido"

Dentro da cabine

Vista da cidade e St. Pauls



                                           Big Ben e Parliament House vistos da London Eye
 
Palácio de Buckingham





Trafalgar Square
Pra quem não sabe, square em inglês significa "praça" e vc verá muito esse nome quando for a Londres. Uma das praças mais famosas da cidade é a praça Trafalgar, que fica a poucos metros do Big Ben e recebeu este nome por conta da batalha de Trafalgar, em 1805 contra as tropas de Napoleão Bonaparte. É famosa pelo chafaris e também pela Galeria de Arte. Fica no centro da área política, quase que impossível alguma hora não passar por lá. Foi lá a premiere do último Harry Potter.



Palácio de Buckingham
É a residência oficial da Rainha Elizabeth II. Fica entre os parques de St. Johns e Hyde Park, que são lindos. Uma ótima hora para dar uma passada por lá é pontualmente as 11h, quando temos a troca da guarda da Rainha ( ocorre todos os dias do verão e primavera, já no outono e inverno, dias alternados - mas por tratar-se de um evento militar, pode ser cancelado sem aviso prévio).




Parques St Johns e Hyde  Park
Como falei antes, são os parques que cercam o Palácio de Buckingham. São lindos, especialmente no verão e primavera, quando ficam cercados de flores. Tem rios de águas cristalinas, com inúmeros cisnes, que são "propriedade" da coroa britânica. Ótimo para descansar, passear, tomar sol e fazer piqueniques.





Abadia de Westminster
Foi a igreja tão msotrada no mundo onde o Príncipe Willian e Kate Middleton se casaram. É uma igreja imensa ( que nem deitando no chão dá pra fotografá-la inteira de perto), onde é comum ocorrem casamentos reais , coroações e onde estão os corpos de grandes personalidades, como Isaac Newton




Todos até aqui citados ficam no distrito de Westminster ( a zona política da cidade) e são muito perto uns dos outros.


Picaddily Circus
Sabe aquela esquina cheia de letreiros luminosos que lembra a Times Square de NY !? É a Picaddily Circus, uma das esquinas mais famosas de Londres. Mas não é só isso. Na região " desembocam " várias outras ruas ótimas para compras, todas no monumento central.



Notting Hill
Indenpendente se vc é daqueles que ama o filme ( eu ! ) ou que nunca tenha visto. Notting Hill é um daqueles lugares que nunca ouvi alguém dizer que não gosta. Vale a pena rodar para er as casinhas coloridas, ou cair nas comprar na feira de Portobello, ou ainda visitar as locações do filme, como a livraria " Travel book shop ", do personagem do Hugh Grant.



Camden Town
Uma mini cidade dentro de Londres, onde tudo é esquisito. Se vc se acha estranho ou diferente de seus amigos, em Camden vc sentira a mais normal das criaturas !



Abbey Road
Pra quem é fã dos Beatles, é parada obrigatória !   Aqui em casa é um desses casos, haha. Impossível não passar na faixa de pedestres e não imitá-los na capa do cd.   O curioso é que a faixa que está       lá hoje não é a original mas sim outra faixa, a original ficava alguns poucos metros atrás e foi apagada =( . 
Outras 2 curiosidades são que a rua não tem sinal de pedestres e temos que contrar com a paciência e tolerância dos moradores ( que na maioria das vezes são muito educados e compreensivos, mas não vá se atirando na frente de qualquer ônibus hein ).
E outra coisa que eu achei irada e que a maioria das pessoas não sabe ( e eu tbm não sabia quando fui lá) é que existe uma câmera que filma as mais divertidas e estranhas coreografias dos turistas e fãs que passam por lá, em tempo real ( pena que os arquivos não duram muito tempo) . Não me lembro o site de cor, mas coloque no google " abbey road camera " que logo aparece.



City of London
A city ( "cidade" ) é uma mini cidade dentro da cidade de Londres, que serviu como ponto de partida para o início da metrópole que conhecemos hoje em dia. Atualmente, é bem reconhecida pela estação de metrô Bank e por ser a área financeira da cidade. Nela, podemos ver os restos do Muro que cortava a city, o monumento ao grande incêndio de 1666 e a catedral de St. Pauls.

Catedral de St. Pauls
A catedral é linda e imensa. Uma curiosidade é que nenhum prédio da região central de Londres pode ser alto o bastante que fique maior que a catedral. Isso ocorre para que a cúpula de St. Pauls seja vista de qualquer lugar da região central da cidade.



Ponte Millenium
Uma ponte com arquitetura bem moderna, que liga a St. Pauls à margem sul do rio, próximo do Museu Tate Modern. Aparece sendo destruída no filme Harry Potter e o enigma do príncipe.



Shakespeare Globe Theatre
Teatro fundado por Shakespeare, quando morou em Londres. Tem arquiterura linda e antiga, fica próximo ao rio Tâmisa e à millenium bridge.


Tower Bridge
Um dos melhores monumentos de Londres e relativamente recente. É bem famosa mundo afora, conhecida como " a ponte que levanta pro barco passar"  e é bem assim mesmo; quando barcos maiores precisam passar, o trânsito é interditado e rapidamente a ponde levanta e desce. A ponte de veículos e pedestres liga os lado norte e sul do rio Tâmisa, ligando outros dois prédios famosos da cidade : a torre de Londres e a Prefeitura.







Torre de Londres
Muita gente confunde a Torre de Londres com a Tower Bridge, mas não tem nada a ver. Elas só ficam lado a lado. A Torre de Londres é a antiga residência real, famosa por ser o local o Rei Henrique VIII mantinha suas esposas presas. Hoje, é possível entrar na torre ( por um preço entre 10 a 15 pounds) e visitar uma mini cidade medieval, com direito a ver as joias da coroa britânica. Lindo







Prefeitura de Londres
Quem já viu alguma foto de Londres e reparou um prédio esquisito, que parece uma bola de vidro ? É nada mais, nada menos que  a prefeitura da cidade. De lado, ela parece recordata e, de frente, é uma esfera.






Nenhum comentário:

Postar um comentário