sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Roupas para inverno europeu

Muita gente fica perdidinho quando o assunto é quais roupas levar para um rigoroso inverno europeu.

Antes de viajar para a Inglaterra entre o fim de Dezembro e o mês de Janeiro, pesquisei muuuuito na internet e todas as dicas foram bem úteis.

A primeira de todas é que meu inverno " rigoroso " foi em Londres e arredores, logo, não foi tão rigoroso assim - apesar de ter sido a temperatura mais fria que já senti e outro diferencial é que não nevou.
Quem mora no Sul do Brasil pode achar que está acostumado com a média inglesa, que gira em torno de 0 a 8 graus. Mas o grande problema é o vento ! Bem uma amiga já tinha me alertado, o vento é um frio cortante, que faz a sensação térmica passar de 5º C para - 5ºC .

Comprar aqui ou lá ?

Essa é outra pergunta frequente para quem viaja nessa época. E a resposta varia muito.
Eu não comprei nenhuma roupa aqui ( e a maioria dos sites que lia me indicava isso), porém, tinha umas roupas bem quentinhas aqui.
Se vc morar num lugar que nunca faça frio e não tiver nenhuma ou quase nenhuma roupa quentinha, óbvio que vale comprar umazinhas aqui, mas se tiver algumas peças, a minha dica é : deixe para comprar o resto lá.

E isso vale principalmente para casaco do tipo " sobre tudo " e botas - os preços lá fora são bem mais convidativos, além de esquentarem bastante.
Eu, por exemplo, comprei o meu na Primark por 25 pounds ( ~ 90 reais), do jeito que eu queria, bem quentinho. Na Primark estão os melhores preços e grande variedade. Havia, inclusive, peças mais baratas que esse meu, mas via de regra, nesta loja, vi ótimos casacos entre 20 e 30 libras.

Outra opção para quem sente muito frio são as roupas térmicas, desde meias até casacos e luvas.

Sempre tenha em mente o seguinte : vc não mora lá fora e provavelmente não irá usar as peças aqui no Brasil ( exceto se vc morar no Sul, Campos de Jordão, esses lugares mais frios ...), então, não que vá comprar o mais farrapado, mas tbm não caia na besteira de sair comprando vários casacos. Compre 1 ou 2 ( se for ficar mais tempo) bons e já tá muito bom. O que varia no look no inverno são os acessórios.


O que levar ?

Comece separando as coisas básicas que vc já tem em casa. Por exemplo, para uma viagem de ~10 dias, a mala que eu faria seria esta :

- 8 pares de meias grossas ( eu sinto muuuito frio no pé e usava 2 meias por vez)
- 2 camisetas ( colocar por baixo da roupa)
- 3 camisas de manga curta ( colocar por baixo)
- camisas de manga comprida ( mín. 5 e máx. 10)
- sueters/pulovers/blusas de lã
- casacos mais fortes
- 2 calças jeans
- 2 calças leggin
- roupas íntimas
- 3 cachecóis
- 1 par de luvas
- 2 tocas
- sapatos: botas, tênis, sneakers ...


Como se vestir ( como eu fiz) :

1) Sempre comece com uma blusa mais colada ao corpo : pode ser sem mangas ou com manga curta
2) depois, vem a blusa de manga comprida por cima
3) Por cima da blusa, vem um puloverzinho, desses que a gente usa quando está mais frio ou uma daquelas blusas de lã com gola alta
4) Se tiver um sobretudo, agora entraria ele. Se não, aconselho a pôr mais um casaquinho antes do casacão.

5) Colocar uma calça leggin por baixo da jeans sempre ajuda, evita o frio subir pelas pernas , haha. Ou se quiser usar somente a leggin, use 2 juntas.

6) Cachecol e protetor de ouvidos eu usava sempre.

Lembre-se que vc sentirá muito frio andando na rua, principalmente próximo ao rio Tâmisa, mas quando entrar em lojas ou museus, muitas vezes tirará no mínimo o sobretudo, devido ao aquecedor.

Quanto a quantidade de roupas, isso é bem relativo. 
É inverno, vc não vai suar e pode usar a mesma roupa por 2 dias.
Depende se vc tem a possibilidade de lavar e reusar as roupas durante a viagem.


Sapatos :

7) 2 meias e bota ou sneaker ou algum outro calçado que não fique em contato com o chão. Se o sapato não tiver saltinho baixo ( aquele tipo uma borracha) vc congela. Outra coisa é o material : tecido impermeável é sempre a melhor opção. Londres sempre tem uma chuvinha básica.
p.s.: a melhor bota eh a que vem com um tecido tipo pelúcia por dentro. Comprei uma assim linda em Oxford por 20 pounds.
As do tipo Ugg podem ser encontradas por 8 libras.





Fonte





 Fonte


Essas acima são botas que eu acho boas para serem usadas. Sem passar frio e sem cansar o pé.
p.s.: Apesar de não serem o sonho de consumo numa viagem pra Europa, as botas Ugg são muito confortáveis , baratas e quentinhas e todo meu preconceito passou quando olhei para os lados e vi 80% do povo com elas.

E essas aqui abaixo, apesar de lindas, são o tipo que eu não indicaria

    

A primeira por ter um salto fino muito alto - não se esqueça que numa viagem em que vc anda o dia todo beleza eh bom, mas conforto é fundamental. A segunda por não ter um saltinho, deixando-te em direto contato com o solo frio. 


Eu bem quentinha com as roupas descritas :






Outra dica bem preciosa pra mim : protetor de orelhas sempre !
Desde quando peguei um vento horrível e 9ºC em pleno verão holandes há um tempo atrás, comprei um protetor bem baratinho lá em Amsterdam.  Mas o perdi no Harry Potter e comprei outro, bem tipo as orelhas do Mickey, que vendem em qualquer barraquinha !!! haha

E as luvas : para quem morre de frio nas mãos e quer tirar fotos ou mexer no iphone, compre luvas especiais que não prejudicam o touch screen.

Kisses e uma viagem de inverno bem quentinha !!! ;)




10 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog parabéns, eu tive uma experiencia de conhecer Londres e foi muito legal..tenho um blog com fotos de Londres http://cleberrsn.blogspot.com.br, e videos no YOUTUBE meu nome esta como CLEBER RSN, se você quiser ver, somente acesse meu blog e meu canal no youtube. see you soon

    ResponderExcluir
  2. Valeu,muito obrigada, suas dicas me serao muito uteis!

    ResponderExcluir
  3. Nossa que Blog bacana! Parabéns, gostei muito das dicas. Aproveito convidá-la para visitar a loja virtual Oficina de Inverno, loja virtual especializada em Roupas de Frio.
    Nosso Iglu-site:
    http://www.oficinadeinverno.com.br
    Abraços calorosos,
    Mamute da Oficina de Inverno

    ResponderExcluir
  4. Muito peças escuras, os europeus usam muito preto no inverno.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Vou passear em Paris no início de fevereiro...adorei suas dicas♡

    ResponderExcluir
  7. Vou para Portugal em Janeiro , e suas dicas foram ótimas para melhor composição da minha mala.

    ResponderExcluir
  8. Excelentes dicas!!! Recentemente comprei duas Botas Forradas com lã de carneiro na Turim, são ótimas!!! A loja é: https://www.turimshop.com.br

    ResponderExcluir