domingo, 20 de novembro de 2016

Da Califórnia à Las Vegas : Deserto de Mojave, Rota 66 e cidade fantasma de Calico

DESERTO DE MOJAVE 


Se você está na Califórnia e deseja ir até Las Vegas, uma das principais rotas é justamente aquela que corta o deserto de Mojave.

A Califórnia é um estado tão extraordinário que consegue associar muito bem a imensa costa do oceano Pacífico à oeste e o incrível deserto à leste. 

Os 435 km de Los Angeles até Las Vegas passam rápido quando você se dá conta do lugar em que está. O deserto, assim chamado devido ao grande número de cobras Mojave, um tipo de cascavel, nos apresenta a paisagens de filmes, com estradas listinhas, contrastando a praticamente ausente vegetação. 


Falando em filmes, diversos clipes musicais foram filmados por lá, incluindo "Give it away", do Red Hot Chilli Peppers, "Say you'll be there", das Spice Girls, "Frozen", de Madonna e "A year without rain", de Selena Gomez.



Por várias vezes paramos o carro e tiramos várias fotos.






Muita gente deve estar pensando "Mas o que pode ser tão legal em um deserto?". Eu também já me fiz esta pergunta e a resposta é que este deserto possui diversas atrações, incluindo a região de Death Valley, o maior cemitério de aviões do mundo, o oásis Palm Springs, a cabine telefônica abandonada, a casa invisível e a cidade fantasma de Calico. 

Eu sai de manhã de Anaheim/Fullerton (tinha ido à Disney da California no dia anterior) e parti rumo à Las Vegas, última cidade da minha viagem. Não fui a todos estes pontos turísticos, na verdade, apenas parei na cidade fantasma de Calico. 


ROTA 66

Um dia ainda vou explorar a incônica Rota 66. Cheguei até a pensar em pernoitar em uma cidade para poder conhecer melhor, mas o pouco tempo não me deu essa oportunidade. 

A Rota 66, inaugurada oficialmente em 1926, atravessa os Estados Unidos, indo da California (término em Santa Monica) até o estado de Illinois. Ao todo são quase 2 mil quilômetros! 

No caminho, passei pela cidade de Victorville, uma das integrantes da rota. A cidade é bem pequena, mas uma das principais para quem está indo para Vegas e quer sentir um gostinho da Rota 66. Continuei por poucos quilômetros até Barstow.

Em Barstow, segui para o museu "Rout 66 Mother Road". 



O local é pequeno e os funcionários bastante simpáticos. Apesar de estar super quente em Fullerton, já pude sentir o clima desértico quando sai do carro.








Endereço: 681 N 1st Ave – Barstow, CA 92311

O museu funciona as sextas e sábado das 10 as 16h e domingos das 11 as 16h. A parada pode ser bem rápida. Dei uma olhada geral pelo local, com exemplares de carros antigos, artefatos locais e muitas souvenires. 

Não resisti e comprei a placa da rota, com as principais cidades. Agora só não sei onde vou pendurar isso haha

Ao lado do museu da rota, fica o RailRoad Museum, dedicado ao transporte ferroviário. Não cheguei a entrar, mas já do lado de fora parecia interessante.




Depois segui viagem por mais 20km até Calico, já saindo da Rota 66. A passagem foi muito rápida e só deixou vontade de voltar.



CALICO GHOST TOWN 


Em 1881, as minas de prata eram uma importante atividade comercial na Califórnia. A cidade de Calico se destacava e chegou a produzir mais de 12 milhões de dólares, com quase 500 minas e população de 1200 pessoas. 



Em 1890, porém, a prata perdeu grande valor comercial e principal atividade comercial da cidade já não era mais lucrativa. Isso fez com que seus habitantes, basicamente mineradores, se mudassem para outras regiões. Foi nesta época que a cidade tornou-se "fantasma".


Atualmente, a cidade pertence à San Bernardinho e tornou-se um museu à céu aberto, conservando a arquitetura e costumes locais. 



A cidade está aberta todos os dias do ano, exceto Natal, nos horários de 9 as 17h. Há estacionamento gratuito, porém paga-se também uma taxa de 8 dólares por pessoa, quantia usada para manutenção da cidade. 




O endereço para visitação é 36600 Ghost Town Road (Yermo, CA  92398).  Na própria estrada, vemos bonecos de antigos mineradores guiando o caminho. Na dúvida, outra opção também é se guiar pelas letras garrafais "CALICO", no alto do morro. 

O calor estava infernal! Nunca tinha sentido nada parecido e olha que moro no Rio de Janeiro. 43 graus com sensação térmica de mais de 55, sem nenhum vento. Isso atrapalhou um pouco a visita e confesso que passei menos tempo que gostaria por lá. 





O local conta com 3 restaurantes, sendo um deles uma lanchonete, delegacia, lojas de souvenires, produtos de madeira e até uma loja de fotos antigas. É impressionante como você realmente se sente no velho oeste. Nada ali parece artificial, tudo é muito bem feito.


Parei no restaurante principal, o mais próximo à entrada. O ambiente é antigo, as garçonetes com vestes da época e o chão repleto de cascas de amendoim. 



Aliás, os amendoins são servidos em grandes tigelas a vontade, em cada mesa. Comeu? Basta jogar as cascas no chão, isso faz parte da decoração. 




Pedi o menu completo e estava uma delícia! Por cerca de 12 dólares por pessoa tivemos salada de entrada, prato principal e a bebida. O prato principal estava ótimo. Pedi batata frita, legumes e frango empanado com molho. Há diversas opções, incluindo sanduíches. Tudo bem caseiro, diferente de qualquer outro restaurante da viagem. As garrafas de coca cola são gigantescas e ótimas para o calor local haha. 

Depois de almoçar, dei umas voltinhas pela cidade. Fui à loja de fotos, as várias lojas de souvenires, o poço artesanal e até a mina antiga, de onde se tem uma boa vista da cidade. 






O museu Lane, que pertencia à família de mesmo nome, é um dos principais da cidade e ótimo para ter maior noção de como era tudo naquela época. 




Outra opção é andar de trem pela antiga ferrovia local e ter uma visão mais panorâmica da cidade. 



Para os mais corajosos, o local disponibiliza os "ghost tours", ou seja, tours visando as antigas histórias de fantasmas da região. Infelizmente não pude ficar, pois eram feitos mais tarde. 



Uma decepção  pra mim foi que vi pouquíssimas pessoas encenado coisas do velho oeste por lá. Acho que o calor extremo assustou todo mundo haha



Se voce preferir, também é possível acampar em Calico. Para mais informações, consulte o site oficial. 

Calico é uma cidade única e um excelente ponto de parada no trajeto Los Angeles - Las Vegas. Um local tão bem preservado assim é uma oportunidade ímpar para visitação. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário