quarta-feira, 1 de maio de 2013

Planejamento - Harry Potter Warner Bros. Studios Tour

Falar sobre a visita aos Estúdios da Warner Bros., em Leavesden requer falar muuuita coisa. Aqui vos fala uma grande fã e não conseguiria reunir todos os detalhes em apenas 1 post ; por isso, resolvi dividir o relato em vários subtemas ...
Neste post, falarei sobre tudo o que é necessário ao planejar a compra de ingressos, chegar até lá, alimentação, ...

O QUE É O TOUR ?

O tour é um passeio interativo pelos Estúdios da Warner Bros. em Leavesden, perto de Londres, onde foram filmados os filmes da série Harry Potter. O tour é composto de uma parte guiada e outra livre e é uma excelente atração, mesmo para quem não é tão fã assim.

COMPRA DOS INGRESSOS

O único modo de se comprar os ingressos para o Estúdio é através do site oficial, no link " individual/family tickets" , caso queira os ingressos simples, ou no " group tickets" ( para ingressos de grupos de 10-24 pessoas) ou ainda "gift tickets" .
Lembrando que adolescentes a partir de 16 anos, pagam preço de adulto.
Há também os ingressos combinados, para famílias.

Mas o mais importante é que os ingressos devem ser comprados com bastante antecedência ( mais ou menos dependerão da época em que vc irá). Mas eu recomendo uma média de 2-3 meses antes.
Para se ter uma idéia, comprei os meus no fim de Setembro para ir dia 2/Janeiro.

Outra coisa é que os ingressos são marcados por dia e hora. Começam às 9h da manhã e a última admissão é as 16h.
Recomendo ir de dia ( caso vá no inverno, lembre que as 16h já começa a escurecer). Eu , por exemplo, comprei o das 10:30h e cheguei lá sem problemas.

Depois de efetuar a compra no site, vc receberá por email uma confirmação da compra. Lembrando que é apenas uma confirmação, e não os ingressos em si. Este papel deverá ser impresso ( e NÃO o perca, salve no celular, imprima 2 vias, ...) e no dia, já nos Estúdios, que será trocado pelos ingressos comprados.

Há a opção de receber os ingressos em casa, mas não lembro se era disponível para moradores brasileiros, acho que apenas para os britânicos.


CHEGANDO LÁ ...

site oficial explica muito bem como chegar lá. Mas uma ajudinha a mais nunca é demais.

Pode-se chegar aos estúdios pela malha ferroviária, rodoviária, de carro, táxi, ...

Mas como a maioria de nós, plebeus, estamos à pé quando vamos à Londres, vamos explicar a maneira mais utilizada ( e foi assim que eu fiz, sem problema nenhum), que é feita em 3 passos: Euston-Watford Junction- Estúdios.

1) Metrô : a primeira coisa é chegar até a estação de metrô/trem de Euston, que fica na área central de Londres ( perto de Kings Cross). Euston fica na linha Nothern ( a preta).
Por ex. eu saí de Earls Courts, logo, segui a linha Piccadilly ( azul escura) até Leicester Square e daí, peguei a linha Northern até Euston, facinho.



Caso não sabia como andar de metrô em Londres, está tudo explicado neste post aqui.

2) Trem: chegando em Euston, logo ao sair do metrô, deverá seguir as setas da estação ferroviária ( Euston é tanto estação de metrô quanto de trens), com nomes de " Trains" , '' Railways " ou o símbolo que parece duas setinhas vermelhas contrárias. Eu subi por uma escada e rapidinha cheguei. Chegando no saguão principal, é só se dirigir à um guiché de venda de ingressos ( à direita de quem chega de escada via metrô) e pedir o ticket ida-e-volta ( sai mais barato) para Watford Junction.
Não me lembro ao certo, mas acho que pagamos cerca de 16 pounds por 3 tickets adultos ida-e-volta até Watford.
Já com os tickets na mão, é só se dirigir para a plataforma indicada no próprio ticket ou ver o horário do seu trem nos painéis da estação. 
Em menos de 20 minutos estará na estação de Watford Junction.
p.s.: Como no trem que compramos os lugares não eram marcados, caso esteja em grupo ou não goste de sentar em direção contrária , fique de prontidão na plataforma uns 5-10 min. antes da saída do trem ( eles saem em horário britânico !)
p.s.2: O vendedor nos informou que não era necessário comprar os tickets do trem antes, mas a neurótica aqui foi até a estação 1 dia antes e já garantiu os tickets do trem, haha.

3) Ônibus: chegando em Watford Junction é só seguir as placas escritas " Harry Potter Warner Bros. Tour" ou algo similar e chegará à rua.
Bem em frente à saída, não tem erro. É só esperar na fila do ponto de ônibus bem em frente.
O ônibus aparece a cada 20-30 minutos. Não tem como não reconhecer o ônibus estilo Night Bus andante bem escrito " Harry Potter" .
Os tickets são comprados com o próprio motorista ( apenas ida 1,50 libras adulto  e ida-e-volta 2,00 libras adulto). É melhor sentar em cima, para aproveitar a vista de Watford. Por favor, não perca os tickets para a volta, haha




Ponto de ônibus, já nos estúdios.



4) Estúdios: em apenas alguns minutos ( aproveite para ver a cidadezinha gracinha de Watford) vc avistará um grande estúdio amarelo escrito '' Harry Potter Warner Bros. Studios". Aí pronto, é só abrir o sorrisão e entrar.

Se quiser ir de outra forma que não a explicada, é só clicar no link do site oficial, super bem explicado.


TROCA DE COMPROVANTE x INGRESSO

Ao chegar no Estúdio ( depois de mil fotos ainda do lado de fora) vc verá a bilheteria. É só apresentar o comprovante da compra, junto com documento de identificação .


ALIMENTAÇÃO

No próprio estúdio, bem na entrada, tem uma espécie de refeitório, com sanduíches, doces, ... Não almocei lá e não sei informar quanto à qualidade e preços, mas parece uma boa opção para quem chega bem na hora do almoço.

TEMPO DE VISITAÇÃO

Como já falei, acho melhor visitar o estúdio de dia. 
Com relação ao tempo da visita, é de cada um. A média é de 4h.
A guia nos disse que o máximo foi de 8h , haha
Mas acho que pra quem é super fã, quer ver tudo em detalhes , tirar mil fotos, filmar, ... 4h é tempo suficiente, foi o que eu gastei e sou super fã.

QUANTO TEMPO ANTES SAIR DE CASA/HOTEL ?

Depende de onde vc está. Eu sou meio neurótica e super precavida com essas coisas importantes e prefiro sobrar tempo do que faltar.
Meu horário de entrada era 10:30 ( ou seja , tinha que estar lá neste horário. Não sei se é permitido entrar antes ou depois de seu horário). Saí do Hotel em Earls Court lá pelas 8:00-8:30h. 
Cheguei a Euston cerca de 9h já com os ingressos do trem na mão. Levar em conta o tempo que perderá na fila é importante. Às vezes sair 5 min. depois significa esperar mais 20 pelo trem. Mas pelo que vi por lá, os trens são frequentes, cerca de 15/15 min.
Depois do trem, o máximo que esperará pelo ônibus, já em Watford é 30 min.

Resumindo, leve em conta o tempo que vc leva para chegar até Euston + 5-10 min comprar ticket trem + espera pelo trem + 20 minutos viagem até Watford + espera ônibus em Watford + 10 minutos até os Estúdios + tempo para troca de ingressos na bilheteria.

Assim, eu recomendaria sair de casa umas 2h antes do seu horário marcado, por precaução.

Eu cheguei nos estudios 9:50h e meu horário era só 10:30... tive que esperar na entrada ( que é maravilhosa), tem a lanchonete, loja de souvenirs, a fila para entrar ... Foi uma espera muito agradável e não me arrependedo de jeito nenhum.

CUSTO

Bem, cada ingresso adulto sairá por 29,00 pounds ( exceto se for em grupo).
Mais o ticket do metrô até Euston ( cerca de 8 libras ida-e-volta ou 7,00 o cartão referente ao dia todo)
Preço do trem : cerca de 10 libras
Preço do Ônibus: 2,00 libras

Separe 50 libras por pessoa ( já incluso o ingresso) e terá um bom passeio.
Fora o que for comprado lá.
Cerveja amanteigada, por ex. saí por 2,9 pounds o copo e 6 a caneca. É uma delícia, haha.

DICAS

- Compre um cartão de memória a mais para sua câmera, filmadora, ...
- Leve seu iphone, ipad,... beeeeeeeem carregado
- Tire muuuuitas fotos, nunca é demais
- Aproveite muito, é uma experiência única.
- Não esqueça de levar o comprovante da compra, cartão em que ela foi feita e documento de identificação do responsável pela compra.



Pra ficar um gostinho nada melhor que ver o trailer oficial .

aqui o post sobre os estúdios


16 comentários:

  1. Olá Mari, tudo bem?
    Estou indo para Londres agora no mês de Julho e ja comprei meus ingressos para os estúdios do Harry Potter :D
    Gostei muito do seu post com todos os detalhes, para quem vai pela primeira vez foi essencial!! Mas ainda tenho algumas dúvidas em relação à troca dos ingressos :/ seria ótimo se vc entrasse em contato comigo por e-mail: lu_iza240@hotmail.com
    Acho que seria bom conversar vom alguém qur ja foi pois nao tenho referências....
    Obrigada e mais uma vez adorei o post!
    Luiza

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiza, que sorte a sua. Queria ir na sua mala, haha.
    Claro, eu te mando um e-mail sim
    Qualquer coisa ( mesmo) é só perguntar.
    O passeio é incrível, vc vai amar !!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Mari, tudo bom?
    Comprei hoje meu ticket, tudo no meu nome, mas para comprar usei o cartão da minha mãe, tem problema? Fiquei preocupada...

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Não é necessário levar cartão no qual foi efetuada a compra, até onde eu sei. Eu levei pois estava com o titular do cartão.
    No meu caso, pediram o comprovante ( aquele que vc recebe por email) e um documento com foto. Isso é super importante.
    Tire um xerox do seu comprovante, por vias das dúvidas...
    foi super tranquilo ...
    Bom passeio

    ResponderExcluir
  5. Mari, quando você compra o roundtrip ticket em Euston não vem com hora marcada? Fiquei confusa, pois você disse que precisa esperar pelo trem, isso significa que quando eu for comprar minhas passagens só devo falar o lugar sem perguntar os horários? Estou indo semana que vem, fiquei meio confusa, rsrs.
    Obrigada
    Adorei o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ninna.
      Vem com hora marcada sim, quando me referi esperar é esperar o horário mesmo.
      Ex.: vc chegou 9h e seu trem é 9:20, aí vc espera esses 20 minutos.
      E fica atenta aos painéis, pq eles avisam em qual plataforma vc pegará seu trem, já no horário desejado.
      =)
      Feliz Natal

      Excluir
  6. Obrigada Ninna.
    Vem com hora marcada sim, quando me referi esperar é esperar o horário mesmo.
    Ex.: vc chegou 9h e seu trem é 9:20, aí vc espera esses 20 minutos.
    E fica atenta aos painéis, pq eles avisam em qual plataforma vc pegará seu trem, já no horário desejado.
    =)
    Feliz Natal

    ResponderExcluir
  7. olá! adorei suas dicas! como comprou os ingressos?sugere algum hotel para ficar em londres? grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada.
      Comprei os ingressos pelo site oficial mesmo ( http://www.wbstudiotour.co.uk/ )

      Sugiro os 2 hotéis que já fiquei : Coronation ( fica em Earls Court) e o Royal National ( maior, fica em Bloomsbury).
      Ambos são no centro e muito próximo dos metrôs. São limpos, simples e em áreas seguras.
      Tem posts deles no blog, na parte de hotéis em Londres. Se quiser, dá uma olhada, falo especificamente de cada um.

      Excluir
  8. Olá, Mariana! Adorei bastante os seus posts, sem duvidas o melhor blog com todos os detalhes! Mas eu sou muito insegura, morro de medo de dar tudo errado principalmente porque estou indo sem experiência alguma na cidade de Londres. Tenho 17 anos e estou indo com meu irmão de 24, agora em Outubro. Como nunca fomos à Londres, não sei como vai ser pra nós todas essas coisas de metrô, trocar tickets e afins. Eu queria poder falar diretamente com você, se possível por e-mail. Porque aí eu lhe mostraria onde vamos ficar e se fosse possível me daria algumas dicas. Quero muito que tudo dê certo, eu sou apaixonadíssima por Harry Potter.
    De qualquer forma, muito obrigada! O post já foi de bom tamanho.
    (Meu e-mail, se possível contato: maary_borges@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marianne. Podemos nos falar sim, claro. Vou te mandar um email. Beijinhos

      Excluir
  9. Obrigada, Marianne. Podemos nos falar sim, claro. Vou te mandar um email. Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Seu blog esta me ajudando mto! Vou a londres agora em final de novembro e nem sabia que tinha essa atração do harry potter.
    Vou ficar somente 4 dias. Vc acha q vale a pena gastar um dia inteiro nessa atração ou tem outras coisas a serem vistas?
    Obrigada,
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, Bárbara. Acho que ir aos estúdios do Harry Potter depende do quanto vc gosta dos filmes/livros. Eu sou apaixonada, e acho que, se vc tbm gostar muito, vale super a pena. Lembrando que não precisa passar um dia todo, eu fui de manhã e por volta das 15h já estava de volta no centro de Londres. A atração eh incrível, acho que vc provavelmente não vera outro estúdio tão legal na vida e, fora o fato de visitar os estúdios da maior saga de filmes da história. Eu acho que vale a pena. Uma dica eh acordar bem cedo e dormir tarde para poder aproveitar Londres ao máximo e fazer bastante coisas. Se ainda estiver na dúvida, há outros posts dando um gostinho dos estúdios e outros sobre passeios em Londres, para quem está com poucos dias. Qualquer dúvida eh só falar é uma boa viagem :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana.
      Eu fiquei com a pulga atras da orelha qndo vi esses estudios, pq nem sabia q existiam. Eu sou bem fã da serie sim. Ja li todos os livros, amo mto, mas estarei acompanhada de uma tia q acho q nao vai curtir mto esse passeio. =(
      Vc acha q tem mta diferença pra o harry potter la da disney? vc ja foi?
      Agora to na duvida cruel .kkk
      Mas acho q trocaria esse dia no harry por um passeio em oxford mesmo.
      4 dias da pra conhecer bem londres?
      O q vc me recomenda para um domingo a noite (eu chego domingo a tarde)?
      Muito obrigada!
      Adorei seu blog. Ta me ajudando mto!!! Bjs

      Excluir
    2. Bárbara, nunca fui na atração da Disney, então não posso fazer comparacoes. Bem, vá uma outra vez então, afinal, Londres não eh uma cidade para visitar apenas uma vez na vida, rs. 4 dias eu daria prioridade para Londres mesmo... Deixaria Oxford para uma próxima. Num domingo à noite vc pode andar na London Eye ( roda gigante), com as luzes da cidade, fica lindo. Fazer um passeio de barco pelo rio Tâmisa. Ou ainda assistir a algum musical do Soho ( tem vários, incluindo dos Beatles, Spice Girls, Fantasma da ópera, mama mia,....). Ou ainda passear pela região de Picaddily. Pode não parecer, mas tem muitas opções.... Se quiser, pode deixar seu e-mail e te mando um roteiro bem legal, que sempre mando pros amigos e que eu mesma faço.

      Excluir