sábado, 18 de janeiro de 2014

Como identificar pesos argentinos falsos

Nós, brasileiros, infelizmente já estamos acostumados a nos precaver em viagens e afins ... Mas quando estava para conhecer a Argentina, li e ouvi de muita gente para tomar cuidado com possíveis "golpes" por lá ... Particularmente, nenhum deles me aconteceu e não tive qualquer problema com segurança por lá. Mas vale ressaltar alguns poréns para tomarmos cuidado.

Um dos mais conhecidos é o do dinheiro.
Funciona mais ou menos assim : você entrega uma nota de 100 pesos e recebe um troco bem menor que o esperado e recebe a resposta que "você me deu uma nota de 20 pesos "
Uma maneira de "driblar " é sempre guardar os 4 ultimos dígitos da nota que entrega ou fazer um desenhozinho em suas notas, como uma estrelinha.

Outra coisa a tomar cuidado é quando trocar pesos.
No câmbio oficial e legalizado, 1 real = 2,60 pesos ( mais ou menos). Porém, no mercado paralelo, é possível encontrar 1 real = 4 a 6 pesos !!!!
Por isso, ao arriscar-se, devemos saber sempre como reconhecer uma nota de peso argentino.

Aqui abaixo estão as notas principais, para se ter uma idéia de suas "aparências"


Reconhecendo as notas, é só partir para os próximos passos :

1) Coloque a nota contra a luz : você verá o rosto da pessoa refletindo ao lado do original na nota, como aqui abaixo.


A nota tá bem velhinha , não é de alto valor e já é noite, mas dá para perceber, rs.

2) Nesta mesma foto acima, podemos ver outro aspecto : quando contra a luz, a linha pontilhada ( em algumas notas, como as de 50 e de 100) fica contínua ...

3) O valor da nota ( neste caso, o número 10, escrito bem no canto superior esquerdo), é de um verde cintilante, que brilha à luz.

4) Na linha contínua, também contra a luz, podemos ver escrito em letras minúsculas várias letras, geralmente umas 4, não lembro exatamente, mas acho que diz em siglas, Banco Nacional da Argentina, mas não estou 100% certa disso.



5) Agora, olhe os quatro losangos bem ao lado da faixa vertical. São a referência do valor da nota para os cegos, e em alto relevo.
Porém, essa minha nota é verdadeira e eu não percebo tanto esse alto relevo não ...

De qualquer forma, se procura segurança, o melhor é sempre andar com notas de valor mais baixo e, é claro, cambiar em lojas oficiais !



2 comentários:

  1. Muito bom!! Aproveitando que vou a Buenos Aires mês que vem, fiz um cambio com Argentinos que estão acompanhando a seleção em BH.

    Só uma constatação: Na nota de 100 pesos é apenas um losango. E na de 50 são 2 losangos.

    De resto, ta otimo, agora sei que as notas que eles me deram são originais kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite quanto da em dinheiro reais as notas de 5 10 e 50 pesos

      Excluir