domingo, 5 de janeiro de 2014

Roteiro pelo bairro "La Boca"

La Boca é um dos bairros mais antigos de Buenos Aires.
Era um dos mais nobres também, até que a gripe espanhola - que assolou grande parte do mundo - chegou na região. Os locais atribuíram a forma de contágio ao fluxo de navios que chegavam nos portos do bairro, assim, os moradores saíram do bairro La Boca e fixaram-se mais no interior da cidade, precisamente, no bairro de Recoleta, hoje um dos mais nobres da cidade.

Saímos do hotel em Almagro rumo à La Boca. Pegamos o ônibus 86 ( que percorre grande parte turística de BA).
Outro ônibus é o 8 - La Boca ( e não apenas o 8), porém, os moradores a quem perguntávamos discordavam sobre o novo roteiro do ônibus, dizendo que ele não chegava mais em La Boca ...
O Bairro não é acessível de metrô, a menos que queira andar bastante.

Muito nos foi avisado sobre o "perigo" do bairro, e que furtos são frequentes. Fiquei apreensiva, mas não tive qualquer problema e em nenhum momento deixamos de estar rodeados de pessoas, a maioria tbm turistas.

Duas são as principais atrações de La Boca : O estádio de futebol do Boca Juniors e El Caminito.

A primeira parada foi o estádio, construído a partir de 1923 e, atualmente, com capacidade para quase 50.000 torcedores !!!


Entrada principal do estádio



Todo o seu exterior é de visitação gratuita, incluindo a loja de produtos. Já o museu ( incluindo a visitada ao estádio propriamente dita - o campo e arquibancadas ) é pago, e custa cerca de 80 pesos por pessoa ( preço de Dez/2013).









O nome "La Bombonera" vem como uma referência a uma caixa de bombons, devido à arquitetura peculiar do estádio, totalmente imprensado num quarteirão da rua, com a arquibancada praticamente "caindo" no campo.


Na rua do estádio, encontramos uma variedade de lojinhas de souvenirs a preços bastante convidativos. Não deixe de experimentar e comprar o doche de leite de lá, uma delícia !



Saindo do estádio, seguimos por 4 quadras até um dos mais famosos pontos turísticos de BA : El Caminito.

El Caminito é uma pequena região vibrante da cidade. Constituída apenas por 2 ruas, atrai turistas de todos os cantos do mundo.

Possui este nome devido à uma famosa música de tango, composta em 1926.



O mais curioso e bonito do lugar são as casas coloridas. Isso ocorre devido aos moradores que usavam as tintas que conseguiam no porto para pintar suas casas, logo, nunca conseguiam a mesma cor, e cada um foi pintando do seu jeito.







Almoçamos por ali mesmo, no restaurante "La Estufa", comemos o famoso bife chorizo ( não, não é o mesmo "choriço" do Brasil ... é mais um filé grosso mesmo) e um macarrão al pesto, delicioso.


Mas na região há várias bares e restaurantes ...




Nenhum comentário:

Postar um comentário