sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Passeio De La Costa e Tigre !!!

Um dos lugares que eu queria muito ir nesta viagem à Argentina era a cidade de Tigre, que fica na província de Buenos Aires, a cerca de 30km da capital.

O dia era uma sexta-feira, cerca de 8h da manhã. Estava no hotel tomando um café-da-manhã, quando vi no noticiário que tinha acabado a luz no terminal de Retiro, exatamente onde pegaríamos o trem para Tigre !!!
Tive que fazer um plano B na hora, perguntando outras opções para o pessoal do hotel.

Resolvido: pegaríamos um ônibus que nos deixou em "Barrancas de Rivadavia" ( no centro de Buenos Aires), de onde tbm sai um trem que chega a Tigre.
Ok, mas então pq quase ninguém fala desse caminho ?
Porque este trem te deixa na estação principal de Tigre, na entrada da cidade e não em frente ao Parque De La Costa ( principal atração da cidade) como o trem De La Costa, que queríamos pegar.

Logo na estação de trem, já não entendia nada que a funcionária me dizia ... impressionante como o espanhol dos argentinos vai ficando cada vez menos intendível quando se vai pro interior do país ... e ela nos vendeu o ticket que parava no meio do caminho e teria que pegar e pagar outro trem até Tigre. Mas, vendo que não entendia nada, alguns argentinos super simpáticos foram nos ajudar e eu foi aí que percebi que ela poderia ter me vendido o bilhete direto para Tigre, sem precisar trocar de trem, mas aí já era né ...

Sem poder trocar de bilhete, fui com o que tinha até o final mesmo ainda bem que não teve fiscalização e me surpreendi muito positivamente.
Logo quando desci vi que a cidade era linda !!! Muito mais que Buenos Aires e ainda bem que desci naquela estação, pois , por ser mais longe do parque, me permitia andar pela cidade ..

Mas resumindo,
há 2 formas de se chegar em Tigre utilizando o transporte público :

1) Ir até a estação de metrô/trem de Retiro ( no centrão de BA) e nela, comprar o passe do trem. Pode-se comprar o trem até Mitre e de lá pegar o  Trem de La Costa que pára em frente ao parque de mesmo nome; ou o trem menos turístico que pára na estação de Tigre

2) Fazer a mesma coisa, só que partindo de Barrancas de Rivadavia, ao invés de Retiro.

Estação de Tigre

Tigre é uma cidade encantadora, de cerca de 30.000 habitante e logo de cara já se percebe os prédios bem conservados, casas que parecem ter sido tiradas de filmes, um rio calmo e muitos, muitos barcos.







Começamos andando sem rumo pela cidade ... todos os atrativos são muito bem sinalizados e logo em frente à estação, há um centro de informações, com funcionários solícitos e que disponibiliza mapas gratuitos.




Muito procurado por turísticas, é o passeio de barco Catamarã, pelo rio Tigre.
Há 3 tipos de passeios, com diferentes durações:
- 40 minutos
- 1h
- 2h

Como chegamos cerca de 11h da manhã, perdemos os dois primeiros, que saíam mais cedo. Porém, o passeio de 2h de duração é feito as 13:30h.
Queria muito andar de barco por ali, mas julguei que 2h inteiras só passeando no rio era muita coisa, então, deixei para lá ...



Loja de onde saem os barcos para o Uruguai

Praça de onde partem os barcos ...



Outra opção de passeio, saindo da mesma praça que os Catamarãs, é o passeio até Colônia de Sacramento, no Uruguai.

Seguimos até o Cassino ...




e o mercado de frutos, que fica ao lado.



Ao contrário do que imaginava, o tal mercado não é apenas de frutas e comidas, vende-se de tudo, desde souvenirs até artigos de mobília.
Lá, provei o famoso sorvete Munich ( concorrente do Freddo) e muito melhor, diga-se de passagem ...

A próxima parada foi o famoso Parque De La Costa !!!



O preço das entradas varia, mas o preço médio é de 100 pesos ( ~25 reais). Porém, estava em promoção, se comprasse algum alimento o ingresso saia por 48 pesos !!! Ali fora mesmo vendiam arroz bem barato ( cerca de 10 pesos) que servia perfeitamente como doação.

Este preço nos deu direito a muitas atrações do parque.

O lugar é uma gracinha, tem opções para todos os gostos e idades. O grande problema foi o calor, mas tirando isso, tudo ótimo !!!





Uma dica: deixe o parque por último em seu passeio, principalmente se for no verão. Muitas das atrações te deixam ensopado e no calorão de Dezembro, aderi aos túneis de vapor, espalhados pelo parque ...

Navio naufragado no rio Tigre, ao lado do parque


Vista da roda gigante

Montanha-russa "El desafio", como o nome propõe, os trilhos são na parte de baixo


O parque não é tão grande como imaginava, mas super vale a pena, era uma vontade que tinha desde pequena ...

Saímos ainda claro, pegando, desta vez, o trem De La Costa, pois queria passar em San Isidro.

O Trem De La Costa nos custou cerca de 10 pesos/pessoa e te permite parar em San Isidro e San Fernando e voltar, sem custo.
Parei em San Isidro, cidadezinha que muito queria conhecer.

O grande problema : a estação em que descemos fica muuuuito longe do centro principal da cidade, que não é servida por táxis. A "solução" foi andar muito, até que desisti e voltei para o trem.
Mas pelo que pude perceber, a cidade é bem nobre, com muitas casas lindas, mansões,...

Na volta do trem mais uma surpresa : no meio do caminho o funcionário avisa que o trem encerrou seus serviços. Ahn ? Onde eu tava ? Não era ali que o trem parava !!! Tive que sair na estação de Nunez, andar até achar um metrô e chegar em casa ...
Mas super valeu a pena e voltaria a Tigre, priorizando San Isidro, desta vez ... haha


Nenhum comentário:

Postar um comentário