sábado, 4 de janeiro de 2014

Buenos Aires, Argentina

Aproveitando uns dias de folga no fim de Dezembro e unindo a uma ótima promoção, dei uma chegadinha, pela primeira vez, à vizinha Argentina.

A Argentina tem sido cada vez mais procurada pelos turistas, especialmente brasileiros. 

O país está bem próximo daqui, só para se ter uma idéia, Buenos Aires está a cerca de 2.027 km do Rio de Janeiro e 1.700 km de São Paulo.
Ou seja, pode ser visitada tanto de carro, navio e/ou avião.


Fonte

Quanto tempo para chegar ?

Escolhemos o avião (já que foi uma viagem curtinha) e deu super certo. 2:35h de ida ( Rio - Buenos Aires) direto e , na volta, 2:18h (Buenos Aires-São Paulo) e depois mais 40 minutinhos Sampa-Rio.
Fomos na empresa "GOL" . Tirando uns atrasos e informações trocadas no aeroporto do Galeão, na ida, o resto foi maravilha. Na volta, ambos os vôos foram adiantados ( nunca tinha visto isso em nenhuma empresa aérea e fiquei ainda mais surpresa pq muita gente fala tão mal da Gol ...) 

Quantos dias para conhecer ?

Passei 3 e 1/2 dias por lá e ainda fui a outra cidade em um desses dias, então, com 3 dias super dá para conhecer bem Buenos Aires !!! E a maioria das excursões que vi por aí usa esse mesmo tempo ...

Documentos para levar

Passaporte ou identidade. Isso mesmo OU! Vale ressaltar que identidade de exército, por ex. não vale !!! Tem que a identidade clássica mesmo. 
Não fomos requisitados sobre seguro saúde, embora a seguradora diga que não é necessário levar nada impresso, apenas ligar para eles caso algo aconteça.


É perigoso ?

Ouvi tanta gente falando de golpes por lá que fiquei meio apreensiva, mas deu tudo certo. Foi super tranquilo. Claro que pagamos algumas coisas desnecessárias sim, mas nada que chegasse a ser um incômodo. E também sempre ficava atenta às câmeras, dinheiro e outros itens de valor

Clima

Muuuuuito calor na época em que fomos ( meado de Dezembro). Todos os dias marcavam mais de 30º e andar suando era inevitável. E outra que o tempo é super seco, então, são raras as chuvas no verão e é sempre bom não esquecer de beber muuuita água, levar muito protetor solar e soro fisiológico (para lubrificação de nariz e lábios, por ex.)

E a moeda? Troco dinheiro aqui ou lá , levo cartão ?

É o peso argentino. 
Trocar dinheiro aqui no Brasil ou em aeroportos é quase sinônimo de perder dinheiro.
Minha dica é : troque apenas o estritamente necessário ( só troquei o equivalente ao valor do hotel, que só aceitava pesos) e deixe o resto para trocar lá.
O real pode ser trocado em qualquer esquina a preços bem melhores. No mercado oficial, consegue-se a cerca de 1real = 3 pesos.
Já no mercado paralelo, 1real = 4 pesos ( ou até mais). 
O dólar é super bem aceito 
Levar cartão de crédito/débito não é aconselhável.

Lá é bom para compras ?

Sim. Embora digam que já foi bem melhor. Mas ter que dividir o preço das coisas ao invés de multiplicar é um alívio.

E a Argentina não tá meio caidinha ?

Não sei como era antes.
Mas , de modo geral, o que observei em Buenos Aires foi uma cidade muito bonita, mas que já deve ter sido melhor, sim.
Muitas pessoas mendigando nas ruas, com crianças, prédios mal conservados ( apesar de lindos), problemas de luz, problemas nos transportes.
Mas nada que atrapalhasse a viagem !!! Ao contrário, a cidade tem muito a oferecer.

Tratam bem os brasileiros ?

Muito bem. Eles só falam que ganharão a Copa. De resto, é simpatia total e a tal "rivalidade" parece nem existir.


Seja pela proximidade ou os preços atraentes, a Argentina vale uma visita !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário