terça-feira, 11 de setembro de 2012

Hotel em Londres

Já disse antes que falar sobre Londres é algo muito amplo , então, resolvi dividir tudo sobre a cidade, em pontos principais. Pra começar, acho que o melhor é falar sobre o hotel ( ou outro tipo de acomodação na cidade), que é uma parte um tanto quanto complicada, se vc não souber onde pesquisar.

Londres tem milhares de hotéis. Muitos mesmo. E pode ser bem difícil se decidir qual é o melhor.

1) A primeira dica é que se pretende fazer na cidade.
Se vc vai passar apenas uma noite por conta de vôos, por ex., talvez seja preferível um hotel próximo ao aeroporto.
Mas se vc vai a turismo, fuja da região do aeroporto. Por que ? Porque a única coisa pra viajantes que tem ali perto é o próprio aeroporto !

2) Já sabe o que vai fazer ... vamos ao tipo de acomodação.
Existe todo o tipo de acomodação em Londres, desde o mais baratos até o chiquerésimos. Todos tem seus prós e contras.
  • Hostel/Albergue : ideal pra quem viaja sozinho ou quer algo mais econômico. Como a maioria das pessoas já deve saber, é um local onde os quartos e banheiros são divididos, vc paga por uma cama e não para um quarto sozinho.
  • Hotel : de todas as vezes que fui, sempre fiquei em hotel. Se procurar, dá pra encontrar um com bom custo-benefício e tem a vantagem de uma privacidade maior, que não é encontrada nos albergues.
  • Quarto : existem muitas residências que alugam um quarto, que pode ser compartilhado ou não. Muito comum pra estudantes e é uma das opções mais baratas.
  • Sofá : é uma "nova" categoria na Europa. As pessoas emprestam seu sofá e vc tem direito a algumas coisas básicas da casa, como banho.
  • Apartamento : é possível alugar flats ou até mesmo apartamentos grandes para temporada em Londres e existem muitos com bom custo.

Já definido o tipo de viagem e o de acomodação, é só começar a pesquisar.

3) Pesquisa
Eu sempre uso 3 sites quando vou pesquisar hotéis.
  • Booking : acho um dos melhores sites pra isso. Pq nele, vc pesquisa quais os hotéis estarão disponíveis para a estadia desejada , vê opiniões dos outros hóspedes e também pode fazer a reserva online.
  • Trip advisor : acho ótimo pq é possível ver a opinião de outros hóspedes e saber um pouco mais sobre o hotel.
  • Site do hotel no google : sempre acho válido dar uma olhada no site do próprio hotel, pra ter mais uma garantia do que ele oferece.
4) Localização
Se pode gastar apenas 100 pounds por noite, pondere o que vale mais pra vc : localização ou luxo. Pra mim, vai ser sempre localização, mas nem por isso fico em muquifos.

Há muitos hotéis nas áreas afastadas de Londres. Apesar de a cidade ter uma ótima infra estrutura de transportes, é sempre bom poder fazer as coisas a pé.

Assinalei no mapa do google uma área que acho central na cidade.



Sempre vale lembrar, que muitas pessoas evitam a área sul da cidade, por achá-la menos segura. Porém, já sei de muitas pessoas que se hospedaram lá e não tiveram problemas.

Sempre é bom também observar se o hotel fica perto de uma estação de metrô ( os undergrounds londrinos), pq se estiver, vc está feito. Terá acesso a praticamente toda a cidade !

Alguns dos bairros/regiões que indico bastante para turistas são : Westminster, Bloomsbury, King's Cross, Earls Court, Kensington/Chelsea, Notting Hill, Paddigton, Mayfair , West End, ...


5) Precauções
Antes de confirmar a reserva, alguns cuidados são válidos, ex.
  • Opiniões dos hóspedes : sinceramente, ver um hóspede dar nota 5 para um hotel pq não gostou das cortinas ( como já vi várias vezes)  e nada é a mesma coisa pra mim. É importante ler bem várias opiniões e notas, pq nem sempre condizem com a realidade. Por ex.: dar nota 5 pq estava na reserva que servia café-da-manhã e na hora o hotel se recusou a servi-lo já é outra coisa. Ou dar nota baixa pq o chuveiro não funcionava, ou pq a limpeza era super precária tbm são outras coisas. Logo, pondere o que vale pra vc , o que é importante e o que pode passar sem te causar prejuízo.
  • Localização : em Londres, prefira sempre um hotel que fique no centro da cidade. A não ser em cada extremos em que vc precise apenas de uma rápida conexão com o aerporto.
  • Pagamento : muitos hotéis exigem o pagamento no ato da reserva, ok. Mas fique atento se é ou não reembolsável em caso de desistência. E se sim, em até quanto tempo é possível desistir.


Bem, das duas vezes que me hospedei em Londres fiquei no mesmo hotel : o Royal National !

O hotel fica no bairro de Bloomsbury, em frente à estação de Russel Square ( que dá acesso a tudo quanto é lugar) e ótimamente servido de transportes, como táxis e ônibus.
Só para ter uma idéia, ao redor do hotel temos a Russel Square ( praça), a biblioteca britânica, o British Museum ( a cerca de 2 quadras, apenas), a estação de Kings Cross e St. Pancreas ( a uns 10 min. de caminhada) , a London University a uns 5 min. e a pouco tempo andando, dá pra ir pro Madame Tussauds e pra Oxford Street.





Pra quem tem mais disposição, dá pra ir a pé aos principais pontos turísticos da cidade como a Trafalgar Squar e o Big Ben.

O bairro em si é uma gracinha. Super seguro, organizado, cheio de hotéis e turistas, comércio ,  além de moradores super prestativos.

O hotel em si é de categoria turística. É um hotel imenso, com mais de 16 andares e ocupa 1 quarteirão inteiro ( acho que são mais de 1.400 quartos !) mas nem por isso deixa de ser organizado. Os quartos são de tamanho padrão ( ou seja, não muito grandes) mas nada que incomode. Os banheiros são bons, com banheira, chuveiro, secador ... É verdade que, nas épocas turísticas, tem uma fila pro café-da-manhã, mas nunca esperei mais de 10 min pra entrar ( e isso é normal na Europa, muitas vezes quando na época turística). O café não é tão farto, é um típico café europeu ( com pães, manteiga, chá, café, leite, algumas frutas e cereais) e se quiser aquele café inglês ( com ovos, bacon, cogumelos, feijão e tomates) tem que pagar mais uns 4 pounds.

Fiquei na segunda vez no hotel por escolha mesmo. Os preços giram em torno de 120 pounds por um quarto triplo e uns 80 por single.

No quarteirão do hotel, há inúmeras lojas, inclusive um mercado e um pub ótimo, que serve um delicioso fish ans chips por apenas 6 libras. ( Parada obrigatória, haha)



Como o hotel é bem turístico, eles tem até uma lojinha de produtos ( mais caros, claro), vendem ingressos "fura-fila" e combos pras principais atrações e até me ajudaram quando tranquei minha mala com o cadeado dentro ( é, haha) , a equipe foi super prestativa, e em instantes, resolveu meu problema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário