sábado, 1 de setembro de 2012

Berlim



Sempre que eu pensava em ir pra Europa, pensava na Alemanha. Não sei direito o porquê disso, mas acho que sempre que via aquelas casinhas iguais, branquinhas com jardinzinho na frente pensava “ as casinhas do tipo alemãs que a gente vê no Sul “ ... Mas sempre tinha outros lugares que eu queria conhecer antes da Alemanha e ela sempre acabava ficando em segundo  plano.

Porém, quando começamos a organizar essa viagem ficou decidido que deveríamos conhecer a Alemanha ! A dúvida porém foi outra “ quais cidades da Alemanha vamos conhecer ? “ Não tínhamos tanto tempo livre quanto gostaríamos, por isso, o ideal seria conhecermos apenas 2 cidades alemãs. Mas quais cidades ? Berlim ? Frankfurt ? Munich ? No fim, decidimos por Berlim, visto que era a que melhor se encaixava no roteiro e a que, ao meu ver, abriga maior quantidade de marcos históricos.

Berlim é a capital e maior cidade da Alemanha, com população aproximada de 3,5 milhões de habitantes . Por ter sido reconstruída após episódios como a II Guerra Mundial e o Muro de Berlim, é conhecida por muitos como a “ Cidade Fênix “ da Europa, uma vez que renasceu das cinzas.


Chegamos de ônibus, partindo de Amsterdam. A viagem é longa, cerca de 600 km mas vale a pena, as estradas holandesas e alemães são ótimas !!!




Tempo de Visitação
Depeeeende muito de cada viajante. Tem gente que jura que uma semana em Berlim é pouco. Eu pude ficar na cidade em apenas 2 dias. Se foi tempo suficiente ? Sim e não . Passamos pelos principais pontos turísticos, mas foi tudo bem rápido. Não deixamos de ver nada, mas acho que as coisas poderiam ter sido melhor aproveitadas. Não tive tempo de andar sem rumo pela cidade, olhando lojas e arquitetura, como gosto de fazer. Nossa ida limitou-se a ir aos locais turísticos, saindo de um para o outro, sem paradas fora das “rotas”. Se pudesse, ficaria mais 1 dia. Acho que com 3 dias conseguiria desfrutar mais de Berlim.


Língua
Alemão, alemão e alemão. Engana-se quem pensa que em Berlim todos falam inglês ( assim como acontece na Holanda, por ex.), passei um sufoco com a língua lá ... mas no fim dá tudo certo, haha


Acomodação
Fomos por excursão, logo, não pudemos escolher o hotel ( que já estava incluso no pacote) e não sei informar com relação aos preços.

Nosso hotel foi o Dorint Berlin Tegel Airport (http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g187323-d1228659-Reviews-Dorint_Berlin_Airport_Tegel-Berlin.html ). Fica afastado do centro ( cerca de uns 9 km) maaaas ficaria de novo neste hotel. É lindo, confortável, café-da-manhã adorável , de fácil acesso ao centro e num bairro maravilhoso.



Bem em frente ao hotel, está a praça Kurt Schumacher platz , onde temos a estação de metrô de mesmo nome, com ligação ao centro de Berlim. O bairro é lindo, sem a agitação do centro, com inúmeras opções de restaurantes deliciosos e pequeno comércio local. E outro ponto positivo pra alguns ( como eu ! haha) e negativos para outros é a proximidade do aeroporto; podíamos ver aviões voando super baixo, achava lindo. Alguns, porém, reclamam do barulho ... mas sinceramente, nada disso me atrapalhou a dormir, nem ouvia nada do meu quarto ...

Transporte
Berlim é bem provida de metrô. Segue aqui um resumo das linhas da cidade. 



Alimentação
Alimentação é extremamente barata em Berlim !!! Barato mesmo, principalmente se comparado à outras capitais da Europa e até mesmo comparado ao Brasil. É fácil achar pratos por 3 euros, comida de qualidade haha.
E foi lá na Alemanha que eu encontrei uma coisa que nunca tinha visto na vida : um sorvete de kinder ovo !!! Amei e era super barato, uns 80 centavos de euro



Tempo/Clima:
Como no restante da Europa em geral, os meses mais quentes são entre Junho e Agosto e os mais frios, entre  Dezembro a Fevereiro.

Um pouco mais da história de Berlim aqui  http://www.prolog-berlin.com/pt/berlim-historia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário