quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Versailles

Aproveitando meu lado meio francês desses últimos dias , um dos passeios que eu acho indispensável pra quem vai a Paris é uma passadinha em Versailles.


                                                 Entrada principal do Palácio de Versailles

Pra quem não sabe, Versailles é uma pequena cidade que fica a menos de 30km do centro de Paris.Sua principal atração é o Palácio de Versailles , que começou a ser construído no ano de 1669, a mando do rei francês Louis XIV, o Rei Sol, para ser a sede do governo monarquista da época.

O transporte entre Versailles e Paris é feito, muita das vezes, de ônibus ( foi assim que fomos). A cidade em si não tem nada muito marcante, exceto o castelo - é por causa dele que a cidade chama a atenção dos turistas

Se dúvida alguma, a melhor época pra visitar é entre as estações da primavera e verão. Porque , pra mim, o que é tão ou mais bonito que o castelo em si são os seus jardins, as flores milimetricamente calculadas , os desenhos das plantas ... e nada disso foi tão bonito no inverno , né !?









O lado exterior do castelo tem visitação gratuita. É possível ver os jardins, o bosque e a faxada do palácio. Apenas é cobrado uma taxa para quem quiser conhecer o interior do castelo, incluindo o salão dos espelhos e o quarto de Maria Antonieta ( esposa de Louis XVI).





Outra curiosidade sobre o palácio é que ele possui inúmeros quartos, mas nenhum banheiro !!! Nos tempos antigos, as pessoas jogavam suas "necessidades" atrás das portas e nos jardins. Eca ....




Salão dos espelhos



                                                Quarto de Maria Antonieta 

Versailles vale uma visita, além de poder conhecer uma cidade de interior da França ( apesar de ficar tão perto de Paris que a gente até esquece que é outra cidade). Mas também ver um dos castelos mais visitados e bonitos do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário