sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Paris - informações gerais


Sabe aquele amigo brasileiro que foi pra Europa e acabou de postar as fotos ? 90% de chance de ter algumas da Torre Eiffel no meio ... Não é a toa que Paris é a cidade mais visitada do mundo e ponto certo de quem vai fazer algum tour pela Europa ou está indo pro continente pela primeira vez.

Eu também sou uma dessas apaixonadas por Paris, já estive na cidade duas vezes, em 2007 e em 2010, mas não acho que seja a melhor cidade da Europa, embora seja uma das melhores.

Mas vale a pena conhecer Paris ? Claro que vale, vale super a pena conhecer e voltar. Acho que é ponto obrigatório pra quem está indo conhecer a Europa. Como assim vc vai pro Velho continente e não vai dar nem uma passadinha em Paris !? Muita gente diria que é como "ir à Roma mas não ver o Papa "

Paris é clichê, é charmosa, elegante, romântica, ideal pra casais, famílias, solteiros ... Paris é uma cidade para os viajantes, com uma gama de coisas pra fazer, visitar e repleta de cultura. Se fosse uma cidade feia, não seria a mais visitada do mundo ...

Qual a melhor época pra visitar a cidade ?
Bem, a melhor época é quando você tem a oportunidade de ir. Mas, particularmente, se eu puder escolher, escolheria o verão ou primavera. É quando vemos aqueles jardins liiiiindos cheios de flores, todo coloridos e   é a época mais cheia de turistas. Além do tempo, bem mais calor ( cheguei a pegar 36ºC fácil)

Uma das coisas que mais me impressionou foi a mudança nos hábitos da população durante minhas duas visitas a cidade. Na primeira vez, em 2007, era muito pequena a parcela de pessoas que falava ( ou queria falar) inglês ou outro idioma. Na época eu estava no início do curso de francês, e não sabia muito ainda. Mas notava que sempre me olhavam diferente e eram muito mais simpáticos e solícitos quando ouviam-me falar em francês, enquanto que via amigos que não sabiam falar em francês serem quase mal tratados.
Em 2010 já fui preparada, já tinha acabado o curso e fui esperando usar meu francês mas me surpreendi quase 100% . O número de pessoas que falavam em inglês, espanhol e até mesmo português , nos locais turísticos cresceu muito ! Sei que parece exagero falar de uma mudança tão repentina, que ocorreu em apenas 3 anos, mas foi essa a impressão que eu tive. Eu falei bem menos francês do que esperava, já que em quase todos os lugares, falava-se inglês sem problemas.

Outro ponto de mudança, pelo menos para mim, foi na questão econômica da cidade. Em plena cidade-luz, vimos apenas alguns monumentos acessos durante a noite ( diz o guia que a cidade estava sofrendo com a crise e em cortes de gastos extras), mas peraí ... Paris não é a "Cidade Luz" ? Havia também um número maior de camelôs e alguns pontos mais descuidados. Porém, nada disso influenciou nossa visita e, sinceramente, não fez diferença para mim pois se tratando de uma cidade tão bonita e rica como Paris, tais fatos passam (quase) despercebidos.

Outra coisa é o número de turistas brasileiros. Cresce a cada dia ! Até ouvi lá que , em Paris, o que não falta é brasileiro e miniaturas da torre eiffel em formato de chaveiro ! haha

Nenhum comentário:

Postar um comentário