terça-feira, 7 de agosto de 2012

Transporte e hotéis em Amsterdam



Depois de Londres, é minha cidade preferida da Europa, empatando com Praga.

Antes de mais nada, queria expor minha indignação com pessoas que acham que Amsterdam  é uma cidade cujos únicos atrativos são a maconha legalizada e a prostituição, ou que todo mundo que viaja para Amsterdam é pq vai fazer ao menos uma das duas coisas.
Amsterdam é uma cidade que também inspira cultura, tem uma arquitetura linda e muitas opções de lazer. 

Na primeira vez em que estive lá , no verão de 2007, lembro que tive 3 dias lindos de sol e a temperatura estava muito boa, sem aquele calorããão ... Na segunda, tbm no verão mas de 2011, peguei um tempo horrível, 9ºC em pleno verão !!! com direito a muita chuva e vento.

Como chegar ?
• Avião : Empresas que saem do Brasil, com destino à Europa:
  - KLM : faz vôos diretos para Amsterdam, partindo do Rio de Janeiro ou São Paulo. De outras capitais brasileiras, é possível fazer conexões até estas capitais ou contactar outra empresa aérea, como as seguintes
  - British airways: com conexão em Londres, Inglaterra
  - Ibéria : com conexão em Madrid ou Barcelona, ambos na Espanha
  - TAP : com conexão em Lisboa, Portugal
  - TAM : com conexão em Londres, Inglaterra
  - Swiss : com conexão em Zurich
  - Lufthansa : com conexão em Frankfurt, Alemanha
  - Alitalia: com conexão em Roma, Itália
  - AirEuropa: com conexão na Espanha
  - Airfrance: com conexão em Paris, França
• Carro: A Holanda faz fronteira com a Bélgica e Alemanha ( ~ 500 km até Berlim)
• Trens : diversos trens saem de diferentes partes da Europa com destino à Holanda. Mais informações no site

Tempo para visitação
Apesar de ser uma capital – uma das mais movimentadas da Europa – Amsterdam é uma cidade não muito grande, possível de ser explorada em poucos dias. O único problema é gostar muito da cidade e querer prolongar sua estadia, haha.
Mas geralmente, digo que , se estiver em uma viagem com tempo limitado e puder dispor de apenas alguns dias para cada cidade, não precisa de frustação! É possível explorar bem Amsterdam em apenas 2 dias.

Das duas vezes que estive lá, era no verão Europeu, o que nos dispôs de dias mais longos ( com o sol nascendo bem cedo de manhã e se pondo por volta de 21:30h), dando-nos a oportunidade de aproveitar melhor nosso tempo.

Língua
É o holandês. Mas calma, todo mundo em Amsterdam fala inglês.

Acomodação
Fiquei em dois hotéis bem distintos : Casa 400 e ParkPlaza

O Casa 400 fica bem perto do centro de Amsterdam, é um hotel típico para turistas, bem grande. Oferece restaurante e lanchonete. Não é chique, mas dá pro gasto sim.

Já o Park Plaza fica distante do centro da cidade ( 10 km, em média no bairro de Lijnden), mas com uma parada de bonde ( estação final) a aprox. 10 min de caminhada e um free-shuttle direto do aeroporto. É um hotel mais chique, com quartos mais espaçosos, ótimo restaurante ( e caro também!) , ótimo café-da-manhã e equipe prestativa.


                                                  

Nosso quarto, bastante espaço e ótima vista


Porém, Amsterdam é uma cidade com acomodações relativamente baratas , uma vez que cidade possui inúmeros albergues. Tenho amigos que já ficaram em vários , pagando até cerca de 6 euros a noite e gostaram bastante.


Transporte
• Bondes : Sim, Amsterdam é a capital dos bondes, lá chamados de TRANS. Toda a cidade é cercada por eles.
Nesse blog tem um post que achei muuuito bom sobre o transporte público de Amsterdam, foi por ele que me baseei para ir



• Ônibus

• Metrô

• Táxis

• A pé! : Particularmente, acho o melhor meio de locomoção, uma vez no centro de Amsterdam. As principais atrações não ficam longe umas das outra e, com o auxílio de um bom mapa ( vendido em bancas de jornais, hotéis,...) é possível andar com tranqüilidade pela cidade. Mas ATENÇÃO , em Amsterdam a preferência é sempre das bicicletas, até mesmo em praças e outros lugares do tipo. É preciso ficar bastante atento na hora de atravessar as ruas da cidade. Eu mesma já quase fui atropelada em plena praça por uma bike. Nas ruas, passam bondes, ônibus, bikes, carros, táxis,... em diferentes direções, fiquem atentos !

• Bicicletas : é possível aluguel bicicletas por uma dia inteiro ou até mesmo fazer “pacotes” semanais ou mensais. Fato é que quem nunca pensou em andar de bicicleta pelas ruas de Amsterdam ? Apenas, mais uma vez, cuidado com o trânsito.

• Barco : Ta, não é bem meio de transporte, mas uma ótima forma de explorar os canais e paisagens da cidade. A maioria deles tem duração de 1h, passando pelos principais pontos turísticos. É possível obter ingressos em lojas de souvenirs, bancas turísticas espalhadas pela cidade , hotéis, ... custam cerca de 10 a 15 euros por pessoa. Mas vale super a pena, toda vez que vou lá, tenho que andar de barco pelos canais, haha . Só não indico se estiver chovendo bastante, pois dificulta a visualização. Uma ótima dica é deixar o passeio para um fim de tarde ensolarado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário