quarta-feira, 15 de agosto de 2012

IAMSTERDAM

Eu já mencionei algumas vezes que adorei conhecer Amsterdam né !? Depois de quase 4 anos sem voltar lá, resolvi finalmente incluir a cidade no roteiro de nossa viagem em 2011.

Depois de quase 24 entre 3 vôos e conexões , finalmente chegamos em Amsterdam !!!
A visita foi rapidinha, me programei para passar apenas 2 dias na cidade. Quando chegamos estava um friiiio e muita chuva, mas nem assim consegui ficar trancada no hotel.

Como já falei antes, desta vez, fiquei no hotel Park Plaza, no bairro de Lijnden, a uns 10km do centro e adorei o hotel, apesar da distância.

Como o tempo era pouco, o foco foi a cidade mesmo , por isso, desisti da viagem da excursão para Marken e Volendam, duas cidadezinhas próximas .

O dia começou com o típico city tour das excursões brasileiras, vimos vários pontos turísticos da cidade ( alguns que eu até nem conhecia) enquanto a guia ia comentando sobre os lugares. Tudo com direito àquela chuvinha chata.

Curiosidade do dia : sabia que os holandeses são o povo mais alto do mundo ? Segundo ela, isso se deve à grande quantidade de leite e derivados, que são muuuito consumidos na holanda e importantíssimos para o crescimento ósseo.

Depois do tour, fomos à uma lapidação de diamantes, bem em frente ao Museumpleim. Achei um passeio bem legal, eu desconhecia várias coisas sobre a "confecção" dos diamantes e a Holanda é uma grande vendedora do produto. No fim, tivemos uma "degustação", mais uma propaganda para quem quisesse adquirir algum. Fiquei só na vontade mesmo ... hahahahha

A excursão foi pras outras cidade e nós tivemos o tempo livre para fazer o que bem quiséssemos. Começamos tirando aquelas fotos de todo turista nos letreiros da Museumpleim, o IAMSTERDAM.





Dali, fomos de bonde até o bairro judeu ( primeira vez que andei de bonde, nem preciso dizer o quanto gostei e o quão impressionada eu fiquei com a sua eficiência ) para visitar ( novamente pra mim ) a Casa de Anne Frank.
Desta vez, eu já tinha lido o livro e conhecia bem melhor sobre o lugar. Na verdade, o que vemos na rua Prinsengracht é a fachada do escritório onde havia o anexo secreto. Para entrar, pagamos cerca de 10 euros. Não demora muito ( o maior tempo se perde na fila) e dá pra conhecer bem a realidade da época e ainda podemos ver fotos dos habitantes do anexo nos campos de concentração e páginas do diário original.
No site do Museu, tem mais explicações

Saindo de lá fomos almoçar em um pub argentino, o " La Pampa ". Adoreeeei o lugar, e é bem visitado por gente do mundo inteiro, inclusive muitos brasileiros. O fish and chips deles é delicioso e tem uma parede só com notas de dinheiro dos países de onde vem os turistas, claro que deixamos a nossa do Rio lá né ...

A próxima parada foi no canal, pra fazer um passeio de barco. Acho que é o passeio mais importante pra se fazer em Amsterdam, como já falei. E fiz questão de repetir, mesmo debaixo de chuva.


Fiquei pasma com esse estacionamento de bicicletas . Na cidade, há 700.000 habitantes e 2.000.000 de bikes ! Eles dizem que cada habitante tem 2 bicicletas, uma mais velha para ser usada durante a semana e outra, mais novinha e bonitinha pro fim de semana.


Saindo de lá, fui pro Dam, a praça central. Fazer umas comprinhas e passear mais um pouco. Ahhh, passando pela Red Light no caminho né, haha


Nenhum comentário:

Postar um comentário