sábado, 27 de outubro de 2012

The City of London

Depois de algum tempo sumida - não propositalmente, juro - resolvi escrever sobre um assunto que ainda gera dúvida em muita gente.
Afinal : qual a diferença entre a Londres Central e a "city of London" ?

Na verdade, Londres é uma cidade que tem outra cidade dentro dela mesmo. Entendeu ? Não ? Ok, eu explico. 
Central London é , basicamente, Londres toda.
É que, na verdade, existe um pedaço de Londres ( como se fosse um bairro) que se chama City of London ( ou, em português, cidade de Londres).



A pequena região dentro do mapa de Londres


Delimitação da City, com seu antigo muro


A City of London foi uma das primeira áreas a serem habitadas em Londres, lá há séculos atrás, quando a cidade ainda se chama Londinium. Durante muito tempo, foi cercada por um muro que a separava do restante da cidade ( hoje, destruído).  E foi no ano de 1835 que a região conseguiu sua liberdade.
Por isso, a região tem um quê de país independente mesmo, tendo seu próprio prefeito, regras, tradições, representantes ( os remembrancer ) e bandeira.




A entrada da região é , até hoje, guardada por uma escultura de dragão.




Atualmente, a região se destaca como o grande centro financeiro de Londres, e um dos mais importantes da Europa e do mundo. A principal estação de metrô é a Bank.

A região ganhou o apelido de Square Mile ( Milha quadrada) por possuir apenas 2,6 quilômetros quadrados .
Cerca de 9 mil pessoas, apenas, moram na City ... mas, passam por lá mais de 2.000.000 de pessoas todos os dias. Isso ocorre justamente, pois se trata de um centro financeiro, as pessoas passam por lá pq estão trabalhando, em sua maioria.

Em  2 de Setembro de 1666 a região foi palco de uma das mais famosas tragédias de Londres : o grande incêndio, numa noite seca e com ventos, que começou em uma padaria na Pudding Lane e se alastrou , destruindo até mesmo a Catedral de St. Pauls. O fogo só foi controlado 4 dias depois. Desde então, as construções de Londres passaram a serem feitas de tijolos, ao invés de madeira.




A city tem uma localização bem privilegiada e mesmo que não tenha entendido muito bem na prática, já deve ter passado por lá. Fica à margem norte do Rio Tâmisa, entre a região de Trafalgar Square, Covent Garden, Leicester Square e a parte Leste de Londres.


                                                     Tower Bridge e a Prefeitura


Catedral de St. Pauls e ponte Millenium


Entre seus pontos turísticos mais notáveis, destacam-se a Catedral de St. Pauls , Millenium Bridge, Tower Bridge, Tower of London e a Prefeitura.

Mas esta não a única "cidade" dentro de Londres. Existe também uma outra, mas este assunto é pra outro post, haha







3 comentários:

  1. Amo Londres. Vou muito e nunca me canso. Sempre tem alguma coisa nova para conhecer e as antigas para matar a saudade. Em agosto fiquei o mês todo por lá. Escrevi uma série grande de posts sobre as cidades vizinhas. Amo o Reino Unido.

    Beijo

    Claudia
    www.viajarpelomundo.com

    ResponderExcluir
  2. Antes de mais nada, Claudia, obrigada pela visita. Eu li seus posts ! haha, em breve tbm falarei das cidades da Inglaterra que conheço, princ. Salisbury. Acho o interior da Inglaterra tão ou mais bonito que Londres.
    Sou tipo vc então, nunca canso de Londres e sempre descubro algo que não tinha visto.

    ResponderExcluir