domingo, 11 de novembro de 2012

Castelo de Windsor

Londres pode ser uma cidade linda, cosmopolita, cheia de opções de turismo, etc ... mas vale a pena darmos o devido crédito ao interior da Inglaterra, que é tão apaixonante quanto à capital.

Sempre tem aqueles passeios bate-e-volta de Londres, e dá tempo para conhecermos as cidadezinhas, sem se afastar tanto da capital.

Quando fui à Londres em 2010 o guia da excursão nos disse uma frase que lembro até hoje -" Se vc quiser conhecer a verdadeira Inglaterra, saia de Londres" . Isso ocorre justamente porque Londres é tão cosmopolita que às vezes, perde um pouco a essência inglesa. Logo depois, nos ofereceu um passeio opcional à Windsor, terra do castelo de férias Rainha Elizabeth II . Apesar de já conhecer o castelo - e ter adorado - a galera da minha família não conhecia e resolvi repetir a dose.

A cidade de Windsor fica no condado de Berkshire, à cerca de 30 km sudoeste de Londres. A cidade tem fácil acesso de trem, das principais estações de Londres.

Sem dúvida alguma, a principal atração da cidade de Windsor é o Castelo de Windsor, onde a família real passa a maior parte das férias de verão, páscoa e outros feriados. É também, o maior castelo ocupado do mundo !

A visita começou logo quando descemos do ônibus e nos deparamos com uma Roda Gigante. Não era a London Eye, mas há quem diga que Windsor tentou " recriar " a atmosfera londrina, daí os principais marcos, como a Roda Gigante e o castelo real.

Logo depois, temos que passar por uma ponte - de onde temos uma linda vista - para chegar até a entrada principal do castelo.




Vista do castelo sobre a ponte


A entrada é por uma espécie de galeria, cheia de lojas e restaurantes, assim como toda a parte de fora do castelo.



As fotos da parte exterior do castelo são 100% permitidas, o mesmo não se pode afirmar sobre a parte interna.





Uma das principais atrações do castelo , talvez seja a casa de bonecas da Rainha.






A chamada " Torre Redonda" é a principal parte original do castelo, que foi construído por Guilherme, o Conquistador no início de 1066, mas foi apenas com Edward III ( quase 300 anos depois) que o castelo passou por uma reforma e somente na Era Victoriana que o castelo passou a ser considerado uma residência real.




Foi no castelo que houve o sepultamento da Rainha-Mãe Elizabeth e a comemoração do aniversário de 21 anos do príncipe Willian. 


Na cidade de Windsor - a cerca de 2 km do castelo - também encontra-se o Etton College, onde os príncipes Willian e Harry estudaram.
E a casa do cantor inglês Elton John.


                                                 Parte exterior da casa do Elton John
Cidade de Windsor


2 comentários: