terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Como ir de Londres para Paris

Depois de alguns vários dias sumidas, resolvi dar o ar da graça, haha . Não estava à toa, nem viajando - infelizmente, estava estudando e pra caramba.

Muita gente que vai pra Inglaterra acaba dando uma passadinha em Paris e vice-versa. Mas como e qual será a melhor forma de viajar entre as duas capitais ( Londres e Paris)

Particularmente, fiz apenas o trajeto Londres - Paris, mas das duas formas : Túnel EuroStar e Ferry Boat, com duração aproximada de 40 minutos, na travessia do Canal da Mancha.

Se tivesse que escolher uma delas, pela viagem como eu todo , seria via Ferry Boat, pelo simples motivo que me decepcionei muito com o túnel.

Mas vamos ao que interessa

FERRY BOAT

Fui para Paris em 2007, fazendo o seguinte trajeto : Salisbury - Dover ( de ônibus) , travessia pelo Canal da Mancha de Ferry e depois, Calais - Paris ( de ônibus)
Assim como em outros meios de transporte, a viagem tem prós e contras

Prós : a vista . Dá pra ver muito, mas muito mais indo de Ferry Boat, porque o barco é composto, em grande parte , de vidro e ainda tem uma área externa ( "terraço") de onde dá para ver tudo.
É lindo ver os planaltos brancos de Dover, o Canal da Mancha e já a Europa continental. Mesmo com a chuva ( sim, pegamos chuva) a vista vale a pena
E ainda para conhecer Dover, uma cidadezinha que servia de "armadura" para as batalhas inglesas.


Um pouco de Dover 
                                            Falésias brancas com os esconderijos ingleses

Estacionamento da parada de ônibus e carros



No "terraço" do ferry boat

Vista de dentro do Ferry
Primeira visão do Continente Europeu 

Contras : o tempo. Demora mais viajar deste modo. Acho que esta maneira é mais usada em excursões, pois os ônibus entram nos ferrys e quando chegam à França ( ou à Inglaterra, dependendo da ordem), seguem viagem. Lembro que saímos de Salisbury as 10 da manhã e só cheguei em Paris quase meia-noite, mas, claro, descontando umas 4h de paradas, esperas, ... e vale lembrar que partindo de Londres, o trajeto é mais curto.

Balança ? Não, quase nada. Eu sempre sofro com toturas em meios de transporte que balançam muito e, com certeza, não senti nada disso no ferry. 


EUROSTAR

Também no mesmo trajeto Londres - Paris, mas desta vez em 2010. 
Pegamos o ônibus da excursão em Londres ainda de manhã, chegamos à Folkestone e então, entramos no túnel, com ônibus e tudo, e só saímos na França, de onde seguimos mais umas 4h de viagem até Paris

Prós : achei a viagem mais rápida. E queria muito saber como era a experiência de viajar 40m abaixo do nível do mar, não me arrependo.


Ainda em Folkestone 

Linhas e trens entrando no túnel


Contras : justamente por estarmos 40m abaixo do mar, não conseguimos ver nada, absolutamente nada. Ficamos sentados no ônibus do mesmo jeito que chegamos, com o ar condicionado desligado ( num calor de Julho). Podíamos sair um pouco, mas o corredor era tão minúsculo, que preferi ficar no ônibus mesmo.
Então, a sensação que eu tive foi de frustração, porque esperava ver mais o mar e não dá pra ver NADA.


                                            Nosso ônibus seguido outro ônibus, já no túnel


O minúsculo corredor entre o ônibus e o túnel

Terra à vista : França


Não me arrependo de ter viajado pelo eurostar, sempre penso que temos que ter nossas próprias opiniões, mas acho que , se fosse de novo, iria via ferry boat.

Porém, existe uma maneira ainda mais rápida de chegar à Londres ou Paris , de trem !
Essa eu nunca usei, mas há trens que saem de Kings Cross e te deixam na capital francesa em menos de 2:30h! 

Uma quarta forma é atravessar de avião. Bem, não acho que valha a pena . Por que ?
Porque o tempo de viagem é de aprox. 45 minutos. Porém, tem que se levar em conta o tempo para chegar até os aeroportos em duas grandes cidades, o tempo para check - inn e a imigração. Logo, uma viagem pequena acaba virando uma manhã ou uma tarde inteira.

IMIGRAÇÃO

Vc estará indo de um país para outro, então, não pense que apenas por não estar andando de avião não terá imigração, por isso, PASSAPORTE À MÃO !

Passei nas duas vezes, ainda na Inglaterra. Como , nas duas vezes, estava em excursão, foi bem tranquilo, mas acho que não deve ser muito difícil mesmo sozinho não.

Da primeira vez, selecionaram 2 malas de nosso ônibus para serem revistadas : quase 50 pessoas no ônibus e logo uma das duas malas foi a minha ! Tive que abrir tudo, e depois sentar em cima pra conseguir fechar , né !?

Na segunda, não escolheram a minha ( Aeeeee!) , mas um oficial inglês super bem humorado passou com um detector de metais por todos os cantos de nosso ônibus.

Enfim, vale a pena dar uma passadinha em Paris ( caso esteja em Londres ) ou em Londres ( se estiver em Paris) ; os meios de transporte são muitos, fica a cargo de cada um escolher o seu!

28 comentários:

  1. An intriguing discussion is definitely worth comment.
    I do think that you need to write more about this subject matter, it may not be a taboo matter but typically people don't talk about these
    subjects. To the next! Cheers!!

    My blog kostenlos zocken ()

    ResponderExcluir
  2. Thanks for your comment.
    Yeah, this is an intersting matter because many people who go to Europe go to London and Paris, but they don't always know how to do it.
    And as i have done this in two different ways, i thought it was a helpful post.

    ResponderExcluir
  3. E os preços, tens ideia dos custos?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Douglas,
    Os preços não são dos mais baratos.Eu fiz este mesmo trajeto de trem de alta velocidade agora em alta temporada de Julho ( Londres-Paris) e me custou 91 euros apenas a ida.
    De qualquer forma, o site no qual comprei os tickets ( que cobra um percentual extra) é o raileurope.
    Os preços variam bem de acordo com a temporada e os horários.
    Depois, dá uma passada no site, tem várias opções por lá

    ResponderExcluir
  5. Gente, que horror essa opção de onibus!! Ai que nervoso desse corredor, me deu ate uma agunia aki. kkk
    Acho que a melhor opção dessas que vc falou é o trem mesmo. Não sabia que eram apenas 2:30h. Queria mto ir!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas fotos parece pior que a realidade, rs. Mas o trem eh a melhor opção, sem duvidas. Fiz este trajeto agora em julho de trem. Vc pega em Kings Cross, que eh bem centralizada e chega em Gare du Nord , bem localizada tbm... 2:30h só

      Excluir
  6. Ola Mariana, Estou indo pra Londres estudar por 2 meses. Dá pra ir passar só o dia em Paris e voltar né? Sem malas...
    Quando responder manda pro meu email (georgem.juniore@gmail.com) que é mais facil de eu ver.. obrigado

    ResponderExcluir
  7. Olá, não entendi quanto tempo leva toda a viagem de ferry boat. D´pra ir e voltar no mesmo dia?
    Se puder me responder por e-mail, é o seguinte: paulosampaio.mail@gmail.com

    Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o trajeto leva aproxidamente 40 minutos. Fora o tempo de carro/ônibus entre Londres-Paris

      Excluir
  8. Quanto tempo dura o trajeto do túnel com o ar desligado?

    ResponderExcluir
  9. Quanto tempo é no ferry boat pra paris???
    devo estar indo agora em agosto...
    poderia me enviar o roteiro de londres a paris por eurostar ou ferry...onde pega trem...Ônibus...
    feliqsi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o trecho dura aproximadamente 2:30h, saindo da estação St Pâncreas, em Londres e chegando à Gare du Nord, Paris. O roteiro das cidades esta explicadinho aqui no blog, nos links a direita.

      Excluir
  10. Oi, me responde uma coisa: eles implicam com as nossas compras ou só querem ver se há algo de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, comigo nunca implicaram, mas eu não estava com grandes compras não. Então, realmente não havia motivo para implicância. Mas recomendo dar uma olhada nas normas da alfândega por lá, para evitar qualquer confusão. Boa viagem!

      Excluir
  11. Oi, me responde uma coisa: eles implicam com as nossas compras ou só querem ver se há algo de errado?

    ResponderExcluir
  12. Ola Mariana, Estou indo pra Londres de férias por 12 dias. Dá pra ir passar só um dia em Paris e voltar né? Sem malas... qual opção vc me indicaria, pq qro passar o dia lá e voltar a londres a noitinha.
    Quando responder manda pro meu email (iannybarros@gmail.com) que é mais facil de eu ver.. obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, Ianny. O bate e volta a Paris é possível sim, apesar de não ser o mais indicado. Apesar de Paris não ser uma de minhas cidades preferidas na Europa, uma visita requer mais de um dia. Porém, se você não tiver essa opção e quiser muito conhecer a capital francesa, é possível ir e voltar no mesmo dia. Neste caso, a opção é o trem de alta velocidade, que faz o trajeto Londres (St. Pâncreas) até Paris (Gare du Nord) em aprox 2:30h. Os horários variam de acordo com a época, mas geralmente os trens tem horários saindo de Londres bem cedo e voltando a noite. Fiz minhas compras no site da Rail Europe.

    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  14. Oi eu fiz ontem essa viagem de Londres para Paris de onibus pela eurolineas ..e so passei por conferencia de passaporte na parte inglesas, devo me preocupar com isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não. Não me lembro se passei do lado francês, desculpe.

      Excluir
  15. Respostas
    1. Se não me engano, 2 malas grandes + mala de mão por passageiro. Mas recomendo conferir no site da cia ferroviária que irá usar

      Excluir
  16. Oi, Mari, td bem?! Então, tenho uma dúvida. Estarei em Londres novamente de setembro a janeiro, passar as um período sabático na minha prima. Gostaria de ir a Lille e Bruxelas neste período. Você acha preocupante passar na imigração indo e voltando do país pra visitar outros lugares assim? É mal visto pelos agentes? Pq tenho medo de ir, por exemplo, em outubro, e quando tentar retornar a Londres verem que já entrei em setembro e só saio do Reino Unido pra ir embora dali 3 meses. É melhor ir quando já estiver com a data perto de quando vou embora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana, tudo bem e vc ? Eu não acho a imigração britânica esse bicho de sete cabeças que muita gente fala não. Eles conferem tudo mas nunca tive nenhum problema. Minha sugestão é que você faça seus planos de viagem de acordo com o que for melhor para você. Sair uma vez não me preocuparia em termos de imigração não. Este ano mesmo, estava em Londres durante todo o mês de Abril para estudar e um amigo meu foi comigo para turistar. Ele saiu e entrou do Reino Unido 4 vezes em 30 dias e não teve problema nenhum. Claro que vale levar os documentos e ter sempre comprovantes de seguro saúde e vínculos com o Brasil.
      Boa viagem, qualquer dúvida pode mandar aqui

      Excluir
  17. Ola boa tarde.Gostaria de saber se indo de carro a LONDRES Paris,precisa de comprar ticket atecipado ou posso comprar na hora na balsa.


    ResponderExcluir
  18. Boa noite querida viajo iara Londres em 22 de dezembro 2019 queria fazer uma viagem bate e volta de 1 dia só que estou com medo não falo inglês RS meu sonho é conhecer Paris o que vc acha? Me ajude por favor

    ResponderExcluir
  19. Me responda por e-mail por favor. ajanemaria@gmail.com

    ResponderExcluir