quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Dresden

Dando um pequeno break sobre as postagens da Inglaterra, hoje estava olhando algumas postagens antigas e vi que escrevi sobre algumas cidades da Alemanha, mas me esqueci de Dresden.

Confesso que nunca tinha ouvido falar sobre Dresden, meus conhecimentos sobre a Alemanha eram um tanto restritos, haha
A ideia de conhecer a cidade veio num destes pacotes turísticos, que saíam de Berlim em direção à Praga, com parada em Dresden.

Apesar de ter passado pouco menos de 24 horas na cidade ( foi super rápido meeeesmo) acho que deu para visitar o principal e entender um pouco sobre a história da cidade.

Dresden é uma cidade independente, que fica na região da Saxônia, bem às margens do rio Elba e tem cerca de 500.000 habitantes.





A cidade é muito famosa por seu passado histórico, uma vez que foi uma das cidades alemães mais arrasadas na 2ª Guerra Mundial. Um imenso bombardeio destruiu graaaande parte da cidade, no ano de 1945, deixando um saldo de 35.000 mortos.

Mas a parte positiva é que, assim como outras cidades, Dresden conseguiu se reconstruir após tudo isso, e grande parte do turismo explora essa reconstrução. Além disso, foi em Dresden que surgiu um dos primeiros centros de fisioterapia do mundo !

Nosso passeio começou na parte velha da cidade, bem em frente à Ópera da Cidade.



De lá, seguimos para o Castelo, visitamos seus jardins, a Catedral e seu interior. Até mesmo o castelo da cidade, antiga moradia do Rei da região, foi bombardeado e reconstruído.










Um dos quadros mais fotografados no palácio é este abaixo, que relata bem como ficou a região na época do ataque, e como nos impressionamos ao ver a cidade hoje, que renasceu praticamente do nada !




Outro atrativo muito bonito é este muro onde há pinturas dos vários reis que reinaram na região, durante a época monárquica.



Saindo do Castelo, seguimos para um pequeno shopping. Porém, como já passava da hora do almoço, meu roteiro dirigiu-se para a rua dos restaurantes, haha




O momento do almoço foi um dos mais complicados : todos os cardápios em alemão e ninguém falava inglês !!! A única opção aparente era a carroçinha do bom e velho cachorro-quente ... mas ainda bem que era só aparente. Finalmente consegui um restaurante com o cardápio em inglês. Não me lembro o nome, mas era uma graçinha - o interior era bem antigo, com as paredes revestidas em madeira, lembrando um pub e o exterior tipo uma varandinha, com todas as garçonetes vestidas à caráter, com roupas alemãs.

Depois, fomos dar volta mais geral pela cidade, onde pudemos ver os bondes, construções antigas e ainda antigos vinhedos com seus castelos...












Dresden é uma cidade de fácil acesso, que vale uma paradinha , principalmente para aqueles que estão de passagem para outras cidades, ou até mesmo uma visita única.

Um comentário:

  1. Olá :)
    Uma colega minha foi o ano passado a Dresden, com o marido e filhote.
    Eles foram a Praga e tiraram um dia para ir conhecer Dresden. Adoraram! E eu ao ver agora as tuas fotos também me apetece conhecer.
    Gostei muito do teu post.
    Beijinhos e Feliz 2013.

    ResponderExcluir