sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Salisbury

Como já disse anteriormente, acho que o interior da Inglaterra tem tanto a oferecer quando a capital, Londres.

Hoje o post será sobre Salisbury, uma cidadezinha com pouco mais de 30 mil habitantes, que fica no condado de Wiltshire a cerca de 1:30 h do centro de Londres.

Fico muito feliz em falar sobre Salisbury, porque foi a cidade que escolhi para fazer meu intercâmbio, no verão de 2007. E não poderia ter sido uma escolha mais certa !






A cidade não é muito famosa, é mais conhecida pelas pessoas que vão para Stonehenge, pq serve de ponto de parada entre a rota Londres-Stonehenge. Mas é um pecado apenas passar por Salisbury e não dar uma entradinha pra conhecer a cidade, que tanto tem a oferecer.

A história da cidade é muito antiga ( o Brasil nem sonhava em nascer ainda,haha). Na verdade, a cidade de Salisbury nasceu de uma outra, o povoado de Old Sarum, que data dos anos de 3000 a.C.. Old Sarum estava situado próximo ao rio Avon e nas principais rotas comerciais da época. Foi habitado por povos como os viking e os saxões.
Tempos mais tarde, por volta do século I d.C., as construções de Old Sarum foram demolidas, pois o povo da época gostaria de um local ainda mais próximo do rio, para facilitar suas interações comerciais e também para instalarem-se em um local com solo mais produtivo.
Então, foi quando a cidade de Old Sarum " se mudou" para um local próximo, que foi chamado de "New Sarum" ou "Salisbury".
Diz a lenda que o bispo da época jogou uma lança nas terras do novo povoado e exatamente onde o objeto fixou-se foi construída a Catedral, e a cidade então, foi construída ao seu redor.

Até hoje é possível ver as ruínas de Old Sarum, um dos povoados mais antigos da Inglaterra. Fica pertinho de Stonehenge ( explicarei melhor sobre o local em outro post) . É possível ir andando de um local para o outro, ou ir de ônibus.

Principalmente por conta de sua história e beleza, a principal atração turística da cidade, sem dúvida alguma, é a sua suntuosa catedral, que é oficialmente conhecida como " Catedral da Sagrada Virgem Maria ". Site oficial

A Catedral foi construída em apenas 38 anos ( entre 1220-1258 d.C.), o que é muito pouco para a época, numa praça bem no centro da cidade.












É uma das mais altas da Inglaterra: são 123 metros de altura. E é possível subir até sua torre mais alta e ter uma bela vista da cidade. É impressionante a grandiosidade desta Igreja quando entramos. Aliás, a entrada é gratuita ( apenas pedem para fazer doações de quanto vc preferir)
Nela também podemos ver em exposição o mais velho relógio do mundo !

Mas a cidade não é apenas a Catedral.
Adorava andar sem rumo, ficar vendo a arquitetura medieval impecável, as praças e os cines no Rio, aliás, que rio mais limpo!








Apesar de pequena, possui vários colégios e até uma universidade - a Salisbury College. 
São oferecidos diversos programas de intercâmbio para lá, para várias idades, durações diferentes,...

A escola-campos principal é o Godolphin, que pode ser visitado.




Nos meses de férias, a cidade fica replete de intercambistas espalhados por seus colégios e fazendo diversas atividades programadas pelos Yellow T-shirts, os organizadores dos programas estrangeiros.

O centro de Salisbury também é uma gracinha! As lojas tem um horário de funcionamento um pouco restrito : abrem por volta de 9-10 am e fecham as 16-17h no verão.
Chamo a atenção para uma loja chamada Poundland; como o próprio nome já nos sugere, é uma loja de acessórios - os mais variados possíveis - onde tudo, absolutamente tudo, custa 1 pound!




Outro lugar muito bom, onde íamos sempre, é a boate do centro da cidade : a The Chapel! Fica na rua mais central de Salisbury, perto do Red Lion Hotel. Uma graça!

Na parte dos museus, um dos mais importantes é o Salisbury and South Wiltshire Museum.

E outro local importante de Salisbury é o centro de hipismo. As meninas da casa onde fiquei adoravam, viviam lá ... 

Para ter uma idéia de tudo o que Salisbury tem a oferecer, visite o site .

Salisbury é uma dessas cidadezinhas pacatas, onde o tempo não parece passar ... mas também um lugar de filme, de contos de fadas, de onde nunca dá vontade de sair.





9 comentários:

  1. Olá!! Agradeço muito seus comentários sobre a cidade porque estive muito interessada em saber sobre Salisbury e normalmente não se encontra esses tipos de dicas porque é uma cidade muito pequena..gostaria de saber o que você sugere como dicas de roupa para salisbury no verão?? Não tenho muita ideia do clima por lá em julho

    ResponderExcluir
  2. Te entendo! Escrevi bastante sobre Salisbury principalmente para judar outros viajantes, pois eu também encontrei muita dificuldade em minha primeira ida, em 2007 ( acredite, havia disponível bem menos informações que hoje em dia ... ).
    Passei duas semanas na cidade, justamente em Julho, então posso te falar que a cidade é mais fria que Londres. Não se engane em levar apenas shorts e camisetas, mesmo no verão. Apesar daquele verão ter sido mais frio mesmo ( cheguei a pegar 9 graus, com sensação térmica de menos !!!) geralmente eu andava de blusa de manga curta e calça jeans durante o dia, mas sempre com um casaco a tira colo ( que usava a noite). Houve dias de usar camisetas sim, mas a calça jeans e blusa de manga eram o que eu mais usava, e é assim na maioria dos locais na Inglaterra também. As temperaturas costumam girar em torno de 20 graus com o sol, mas vira e mexe chegam aos seus 15, 12 graus, assim como , as vezes, também chegam aos 25, 26 ... Não sei o tempo que ficará na cidade, mas é bom levar calças compridas (incluindo umas leggins), tênis ( apesar de pequena, a cidade é espalhada e anda-se boas distâncias) ou sapato confortável, blusas finas de manga curta, algumas camisetas, casaco ( os daqui do Brasil servem) e não esqueça do bom e velho guarda-chuvas !!!
    Fiz outro post sobre a cidade, caso queira mais informações
    http://europapraturista.blogspot.com.br/search/label/Salisbury

    Boa viagem e qualquer dúvida é só falar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada mesmo, Mariana!! Foi extremamente útil! Na minha cabeça era beem mais quente do que vc contou!hahaha
      vou dar uma olhada nesse outro post tb!!
      agradeço imensamente pq realmente nao eh nada facil encontrar informaçoes assim sobre a cidade...
      uma ultima duvida: para intercambio de curso de idiomas...me parece que vc gostou mt da cidade...vc acha q eh um lugar q vale mt a pena? ou ficar em londres talvez fosse melhor? eh q imagino q sao cidades diferentes... estou pensando em salisbury justamente pela menor quantidade de brasileiros e aprender ingles...e tb pq imagino q seja algo bem diferente do q a cidade grande....vc poderia me contar sua experiencia? principalmente com relacao a casa de familia se caso vc ficou...
      mais uma vez obrigada!!!

      Excluir
    2. Outra perguntinha tb...em salisbury a locomoçao eh facil pela cidade?e para as outras cidades?

      Excluir
    3. Eu também fui a Salisbury por intercâmbio. Amei. Mas claro que acho que tem a ver com seu perfil e sua idade. Na época, eu tinha 15 anos e não podia ficar em Londres. No geral, eu acho que uma cidade menor é melhor, porque Londres é tão cosmopolita que, às vezes, o que vc menos encontra é um inglês de verdade haha.
      Com relação a ter menos brasileiros, isso também é relativo. Eu fui para 1 mês de curso em Julho, e tinha muitos brasileiros ( assim como muitos adolescentes e adultos de vários países), mas isso não prejudicou em nada falar inglês, porque sempre nas salas de aulas tinha gente de tudo quanto é lugar do mundo, então vc é meio que "obrigada" a falar inglês mesmo ...
      Salisbury é uma cidade pequena ( 30 mil hab) mas não é tão fácil assim de se locomover ( nisso, Londres ganha fácil!), porque não tem metrô. Apenas táxi e ônibus. É bom vc pedir uma casa que fique no centro, que aí será beeem melhor. A minha era bem afastada e, como não passava ônibus, eu tinha que contar com caronas da minha host mother ou táxi mesmo ... Mas pra quem fica no centro, é tranquilo!
      Para as outras cidades a locomoção é bem fácil, basicamente via trem ( 1h para Londres, por ex.)
      Eu gostei bastante de Salisbury e acho uma boa cidade para fazer um curso de intercâmbio. Outras cidades boas também são Cambridge e Oxford. Por qual empresa vc vai?

      Excluir
  3. Hmm..ótimas dicas!
    Conheci uma agencia chamada experimento...parece mto boa! com relaçao a isso de escolha da localizaçao da casa nao eh mais complicado?pq acho q quem define eh a propria escola da cidade...
    com relaçao a preços do tipo comida, taxi mesmo, onibus, bugigangas pra comprar, roupas, passeios...eh relativamente mais barato q londres?como vc lidou com isso?
    e com relacao aos passeios...vc acabava viajando mais nos finais de semana ou tinha como visitar no mesmo dias cidades proximas?
    desculpa por esse tanto de pergunta.........eh que quanndo vamos numa agencia ela te explica como ela acha q eh....hahahaha eh bom ouvir quem realmente foi!

    ResponderExcluir
  4. esqueci de colocar no comentario anterior....seus "pais" eram ingleses mesmo? como foi a experiencia com a familia?tudo tranquilo?

    ResponderExcluir
  5. Na verdade quando eu fui ( fiz pela international schools) vc preenchia um formulário dizendo suas preferências e dentro do possível eles encontrariam a melhor casa.
    Os preços são basicamente os mesmos de Londres sim ... O preço das coisas em libra não é caro, fica caro quando convertemos pro real. Mas, mesmo assim, é possível almoçar por menos de 10 libras por lá. Ônibus eu nao sei dizer, porque não andei. Roupas em Londres são mais baratas, princ um loja chamada "Primark" ( Oxford Street tem 2 duas, uma próxima a estação de metrô Totteham e outra próxima a Bond Street). Tênis, sapatos. roupas térmicas e de ginástica em geral vc encontra ótimos preços na Lilly Whites ( fica bem na praça da Piccadilly, em Londres mesmo).
    Eu fiz um cartão de débito ( o visa travel money, pelo banco rendimento). Ele converte para a moeda local (libra) com a cotação do dia, e permite fazer saques.
    Eu fiquei duas semanas por lá. Minha rotina basicamente era a seguinte:
    - Segunda a sexta : aulas pela manhã e à tarde alguma atividade cultural. Á noite variava ( 2 dias ia à boate, 2 dias ao centro de esportes e 1 dia era churrasco).
    - Sábados e domingos : passeios para outras cidades inglesas ( como Oxford e Cambridge) e do Reino Unido ( fiz um bate e volta até o País de Gales), sempre voltando para Salisbury à noite.
    Mas às vezes tínhamos passeios durante a semana e aí tinhamos que escolher entre ir ou ir à aula. Eu sempre escolhia os passeios, rs. Idas a Londres, teatro para assistir musicais, ida ao Madame Tussauds,...
    A casa em que fiquei era de ingleses sim ( uma mãe com seus 3 filhos). Dividia o quarto comigo uma espanhola. Eles eram muito simpáticos, gostei.
    Não se preocupe, é assim mesmo. Também tive muitas dúvidas. Pode perguntar tudo, rs. Terei o maior prazer em responder =)

    ResponderExcluir
  6. Aliás, em Londres tem várias lojas a preços bem baratos. A Oxford Street é meio que paralela à Piccadilly e conectando-as temos duas ruas: a (new) Bond street e a Regent Street.
    Na Oxford St. vc encontra essa Primark ( preços inacreditavelmente baratos), Zara, H&M, Topshop, e muitas outras a bons preços.
    Na (New) Bond Street ficam as lojas de luxo, como Louis Vitton, Prada ...
    A Regent Street tem lojas a preços mais acessíveis tbm, como Kipling, Puma, Zara, Victoria Secrets,...
    Na Piccadilly tem a Lilly Whites ( com seus 5 andares) que faz parte da franquia da Sports direct (tênis a preços muito bons!)
    Lembrancinhas sempre pechinche! Encontra-se em todo lugar. Quanto mais longe da rota turística, mais baratas.

    Em Salisbury uma lojas bem barata é a Poundland, onde tudo custa 1 pound (libra), encontra-se de tudo por lá ...

    ResponderExcluir