domingo, 20 de julho de 2014

Dicas práticas de roteiro em Luxemburgo

Luxemburgo é um pequeno país europeu, localizado entre a França, Bélgica e Alemanha. 
Talvez seja por isso que é um país menos procurado por turistas que vão à Europa. Mas como " tamanho não é documento", Luxemburgo foi uma agradável surpresa e mostrou que um pequeno país poderia se tornar um dos destinos mais elogiados e adorados de toda a viagem!

Quando estava pesquisando o roteiro, tive muita dificuldade em achar informações sobre Luxemburgo. Tudo o que lia era sobre pessoas que passamos apenas horas por lá.
Comigo não foi diferente, tive apenas um dia para conhecer a cidade.

Luxemburgo é um pequeno país europeu. A capital, também chamada de Luxemburgo é o principal destino dos que procuram o país. Sua área total não chega a 3.000 km², e sua população é composta por pouco mais de 500.000 habitantes. É um dos melhores PIBs do mundo e o único local cuja forma de governo constitui-se de um "grão-ducado", ou seja, uma monarquia constitucional parlamentar de um país-estado de pequenas dimensões.


Fonte

Chegamos à cidade de Luxemburgo de trem, vindos de Bruxelas. A estação central da cidade ( Gare de Luxemburgo) fica a poucos minutos a pé do centro histórico.
Nos hospedamos no hotel Christophe Colomb ( a menos de 500m da estação e bem próximo do centro), de excelente qualidade a preço convidativo. Ele merece um post único, de tanto que gostamos do hotel. Recomendo, com certeza.







A cidade é bem pequena, tudo é perto, portanto, é passível de ser conhecida em um dia e o principal meio de transporte é a viação canela, isso mesmo, faz-se tudo a pé. Então, mesmo que vc tenha algumas horas entre conexões de trens, por ex., vale a pena passar um tempo por lá ...

Luxemburgo é situada ao redor de um vale, o chamado "Vale do Petrusse", por isso, a cidade toda é cercada por altas e lindas pontes.

Começamos nosso passeio saindo do hotel ( que, como disse, fica próximo a estação de trem, e a poucos minutos a pé do centro), seguindo a grande avenida de la Liberté.



Avenue de La Liberté



Na própria avenida, é possível ver o banco e o museu do banco da cidade, além da Praça da Rainha, lindíssima.

Praça da Rainha











Banco e museu do banco


Seguindo a ponte Adolphe, temos uma ótima vista do vale e do restante da cidade.


O passeio continuou pelo parque Monterey, com lindo chafariz e uma cascatinha, além de muito verde.







Saindo do parque, seguimos a própria avenida Monterey, para chegar até o centro comercial da cidade, que fica na parte "alta" da cidade.





É justamente no centrão que se encontram duas principais praças da cidade : a Praça d'armes e a Praça Guilherme II.

A Praça d'Armes é uma excelente pedida para quem quer bater um papo, encontrar amigos e apreciar um show no coreto ou jantar em um dos seus restaurantes, que variam de McDonalds até restaurantes mexicanos. Foi a que mais gostei. Me pareceu ser um local bem tipo " barzinhos" ou "baixo gávea". Na própria praça vemos a biblioteca da cidade .










Outra praça é a Guilerme II, que estava se preparando para receber os torcedores com um telão na final da copa do mundo. Na praça encontramos o famoso Hotel de Ville.
Praça Guilherme II

Telão esperando a final da copa



Do ladinho da Praça Guilherme II, encontramos a Praça Clairefontaine, onde situam-se o Palácio do Grão-ducado e a câmara municipal, além da blibioteca nacional e Catedral de Notre Dame.


Palácio do Grão Duque







O passeio segue pela rua Marché-aux-herbes, até chegar as tão esperadas Casemates, que nada mais são do que túneis que chegaram a abrigar antigos refugiados da guerra. A vista é impressionante.


No caminho para as casemates ...

Caiu bem para a chuva que estava ...

Existem dois conjuntos de casemates em Luxemburgo. A maior e mais bonita é a Block, que fica na região de Grund.


Chegando às casemates







Casemates

Porém, aqui foi nossa maior decepção : as casemates estavam fechadas para visita interior. Como assim, era apenas 17:15 !!! Não teve jeito.

Mesmo fechadas, pudemos observá-las por fora, ver alguns dos túneis e ainda contorná-las e ter uma vista ainda melhor da cidade e do vale ... vemos todas aquelas casinhas de telhado preto, que parecem ter saído de um conto de fadas.





Uma das casemates








Andamos bastante e depois voltamos para o hotel.
Bem em frente, encontra-se a Praça Paris, com ótimos restaurantes.


Luxemburgo foi uma surpresa agradabilíssima em nosso roteiro. Não podíamos esperar que este micro-país fosse dono de tamanha beleza, hospitalidade, aconchego e simpatia.
Vale a visita e a vontade agora é de retornar ao país, desta vez, para explorar a região dos castelos ...








Nenhum comentário:

Postar um comentário