segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Um dia em Lucerna : o que visitar

Lucerna, ou "Luzern" é considerada por muitos "a cidade mais bonita da Suíça". Eu concordo, pelo menos dentre as que conheci.
A cidade fica na parte alemã da Suíça, tem pouco menos de 80.000 habitantes e pode, facilmente, ser conhecida em um dia...

Logo na chegada, ainda na estação de trem, procure o centro de informações turísticas. Foi onde, além de um super atendimento, ganhei um guia turístico muito bom (e ainda um mapa) da cidade. O detalhe : tudo em português !Pronto, mesmo quem chega sem roteiro nenhum já sabe o que fazer por lá.

Saindo da estação central, um dos pontos principais da cidade está a poucos passos : o Lago dos Quatro Cantões, com a Ponte da Capela.






Impossível não parar por ali, para tirar mil fotos e lindos panoramas.


A ponte cartão-postal da cidade , conhecida como "Ponte da Capela", foi erguida no século XIV, mais precisamente no ano de 1365. A ponte, toda construída em madeira, é repleta de quadros que datam do século XVII, a maioria deles, contando a história do próprio país ou dos santos patronos da cidade. Ao todo, são 200 metros de ponte.





Em sua margem Sul, podemos ver a chamada "Torre da Água",  que, além de funcionar como antigo escritório e câmara de tortura, funcionava como antiga prisão, matando os presos quando as águas do lago subiam ... A subida no topo da torre não é permitida.




No entanto, em 1993, uma ponta de cigarro encontrou um motor de um dos barcos parados no lago, causando um incêndio e consequente explosão de parte da ponte, que foi restaurada.
Durante a caminhada, é possível ver áreas de madeira queimada, no teto da ponte ...

Uma dica é ir no verão ou primavera ( quando podemos ver as flores margeando a ponte) e preferencialmente em um dia de sol ( se for a Lucerna num bate-e-volta, verifique o clima do dia), pois a luz do sol sobre o lago deixa a água ainda mais cristalina.




Ainda na margem do lago, podemos ver a famosa Igreja dos Jesuítas, o primeiro edifício barroco a ser construído na Suiça, por volta de 1666 pelo Padre Christoph Vogler.




Ao lado da Igreja, temos o Palácio Ritterscher, edificado em 1557, lar de Lux Ritter, antigo presidente da Câmara de Lucerna. Hoje, é a sede cantoral do governo.




Almoçamos por ali mesmo. Infelizmente não me lembro o nome do restaurante, mas era um italiano bem em frente à ponte, com umas mesinhas do lado de fora. Comi o melhor macarrão ao pesto ever 



O passeio seguiu cruzando o rio pela Ponte Spreuer, paralela à Ponte da Capela. 


                              Ponte Spreuer, cortando o lago de Lucerna, construída em 1408.

Antes de chegarmos à Muralha, seguimos para as praças do centro da cidade ...





 As Muralhas datam de 1386 e estão praticamente intactas. 3 torres são abertas ao público : schirmer, Mannli e Zyt, sendo esta última local onde encontra-se o mais antigo relógio da cidade, que bate as horas exatamente um minuto antes de todos os outros.



O caminho até as muralhas é um pouco íngreme, mas a vista super vale a pena. Vê-se, inclusive, parte dos alpes.




Saindo das muralhas, seguimos a rua Denkmalstrasse ( tudo o que termina com strasse é rua em alemão - pelo que aprendi por lá, rs) para ver o tão recomendado monumento do Leão.





O leão morimbundo fica na chamada "Gruta do Leão" e é um dos mais visitados da Suíça. Considerado um dos monumentos mais tristes do mundo, o leão lapidado agoniza de dor devido à lesão por uma lança e representa os soldados suíços mortos da guerra das Tulherias, em 1792.



O local é de visitação gratuita, assim como todos os outros citados anteriormente. Fica muito cheio e tem boa infra-estrutura, com banheiros, lojas, ...

Seguimos então, até a Hofkirche, principal catedral da cidade, fundada no século VIII.




Voltamos para o Lado dos Quatro Cantões e então embarcamos em um passeio de barco de 1h pelo lago. Recomendo. Aliás, se tem uma coisa que tem que ser feita na Suíça ( preferencialmente no verão) é um belo passeio de barco.




A mistura do calor com os locais tomando banhos no lago, com as montanhas e até mesmo os alpes é algo digno de Europa. Algo que só se encontra na Suíça.



Outra coisa típica de Lucerna é a presença de cisnes. Não tenha medo, eles são super simpáticos e fotogênicos !




Se bater uma fome enquanto aguarda seu trem, fique atento pois o subsolo da estação é quase um shopping, cheio de lojas, supermercado e lanchonetes, tudo bem direitinho.

O dia terminou assim. Lucerna foi uma das cidades mais lindas que já vi na vida, alegre, clima bom e, definitivamente, merece uma visita.

2 comentários:

  1. Essa cidadezinha já está na minha lista há um tempão! Obrigada. Beijos.

    www.viajarso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Lucerna foi uma agradável surpresa, merece uma visita!

    ResponderExcluir