sábado, 24 de outubro de 2015

O maior cajueiro do mundo - Natal

O maior cajueiro do mundo, o "Cajueiro de Pirangi", fica aqui no Brasil, na praia de Pirangi do Norte, no município de Parnamiri, a menos de 20 km de Natal. 

Chegar até o cajueiro é muito fácil! Basta seguir a RN 063 a partir da Praia de Ponta Negra e logo estará no cajueiro. O ideal é ir de manhã, pois há lindas praias durante o percurso, super boas de uma paradinha na volta.



O turismo ao redor do cajueiro é intenso. Vários estacionamentos a preços muito baixos, assim como diversas lojas com souvenirs e outros produtos locais. É também ali pertinho de onde saem os barcos do Marina Badauê, para passeios marítimos.



A árvore é uma da maiores atrações turísticas locais, recebendo mais de 250 mil visitantes por ano e gerando mais de mil empregos, direitos ou indiretos, anualmente.



Segundo a lenda, o cajueiro começou a ser plantado em 1888 por um pescador chamado Luis Inácio de Oliveira, que morreu sobre as sombras de sua árvore.




Em 1994, o cajueiro entrou para o Guiness Book (o livro dos recordes) como o maior cajueiro do mundo! Mas atualmente o Piauí alegou ter um cajueiro um pouco maior, mas enquanto nada é oficializado, a gente vai considerando este mesmo ..



Ao lado da entrada, há o mirante, com um vista imperdível da copa do cajueiro e da praia de Pitangui do Norte.




No total, são 8.500 metros quadrados de copa. O diferencial do cajueiro, e o que o faz ser tão grandioso, é o fato de que seus galhos crescem para as laterais e para baixo, formando uma copa com sombras invejáveis.




Durante a safra, que vai de novembro a março, o cajueiro produz de 70 a 80 mil frutos! No final do passeio, é possível apreciar um suco de caju gratuito. Mas impossível não pedir um segundo copo, rs.

Outra atração do caminho entre o cajueiro e Natal é o Centro de lançamento Barreira do inferno, fundado em 1965, para lançamento de foguetes de pequeno e médio porte na América do Sul.




O centro de lançamento fica à esquerda de quem sai de Natal em direção o cajueiro e bem em frente, há uma área mais turística, com um pequeno museu e réplicas de foguetes (à direita de quem sai de Natal em direção ao cajueiro).


Nenhum comentário:

Postar um comentário