sábado, 16 de abril de 2016

Viajando de low cost na Europa - impressões e dicas

Na maioria das vezes em que viajo pra a Europa acabo optando pelo transporte ferroviário. Acho prático, rápido, confortável e o preço bastante convidativo ... Porém, alguns trechos do velho continente são apenas percorridos por avião.

Esta foi a primeira vez que andei em companhias low cost na Europa (olha a crise haha) e vou relatar bem direitinho a experiência aqui e, logo de cara aviso : se assemelha bastante a viagens de avião em outras cias.

Usei duas cias diferentes: Ryanair (irlandesa) e Vueling (catalã). Não tenho o que reclamar de nenhuma das duas, foram ótimas experiências. Porém, alguns detalhes pequenos podem fazer toda a diferença

Ryanair - uma das mais famosas low cost européias, com promoções que podem, as vezes, gerar dúvidas se são reais.

Fiz o trecho Porto (Portugal) - Madri (Espanha) com esta cia. A intenção era ir de carro, porém as taxas caríssimas por cruzar fronteira e a indisponibilidade de ônibus ou trens nos fizeram optar pelo transporte aéreo.

Aeroporto de Madri (Barajas), meu velho conhecido haha

A diferença de preço entre a Ryanair e outras cias "regulares" chegava a 800 reais por pessoa! No momento da pesquisa a decisão já era parecia bastante clara.

Antes de Embarcar ...

Como normalmente ocorre com cias Low Costs, os horários dos vôos estão longe de serem os melhores. Na verdade, meu vôo partiu as 6:30h da manhã do horário local em Porto. A viagem até Madri durou pouco menos de uma hora.


Pode acontecer de cias low cost não voarem dos principais aeroportos europeus. No meu caso isso não aconteceu. Peguei o vôo no aeroporto de Porto e desci em Barajas, Madri.

No momento da reserva, nos é deixado claro que os preços apresentados dão direito a apenas uma mala de mão, pesando até 10 Kg com as dimensões máximas de 55cm x 40cm x 20cm mais uma bolsa pequena pessoal com até 35cm x 20cm x 20cm. 

Aeroporto de Porto

Obs.: A cia admite apenas 90 bagagens na cabine, então, se você for o passageiro 91 a fazer check-in e os outros 90 a sua frente estiverem com bagagem de mão, não tem problema. O único incoveniente é que terá de despachar sua bagagem de mão, porém sem custo adicional. 


Então não pode levar bagagem despachada? Impossível alguém do Brasil viajar só com uma mala de mão! Pode levar sim, porém é cobrado uma taxa por cada mala de carrinho despachada. 

No meu caso, uma bagagem com 20kg custava cerca de 120 reais e uma segunda bagagem de 15kg 85 reais. 

Ou seja, o custo do trecho Porto-Madrid, por pessoa, foi o seguinte:

- 29 euros referentes à passagem aérea +
- 30 euros (aprox 120 reais) por babagem extra de porão com 20 kg +
- TOTAL: 59 euros 

Os assentos não poderiam ser escolhidos, apenas se o passageiro pagasse para fazer a escolha. O custo era de aproximadamente 6 euros por passageiro. 


ATENÇÃO!

Eu quase cai na pegadinha da low cost. Minha sorte foi que resolvi ler o contrato no dia do meu embarque do Brasil. Quase cai numa terrível cilada. É o seguinte:
O CHECK IN DEVE SER FEITO ONLINE COM ATÉ 24H DE ANTECEDÊNCIA E A CONFIRMAÇÃO IMPRESSA E MOSTRADA NO BALCÃO DE CHECK IN. Essa era a condição do nosso contrato (cheque seu contrato para confirmar se isso é sempre necessário). Caso contrário era cobrada uma taxa de 70 euros (no caso de vôos do continente europeu) ou libras (para vôos no Reino Unido) por pessoa!

Obs.: Tenho que ressaltar a honestidade do atendente do balcão do aeroporto. Quando olhou a mala de mão do meu pai, disse que era grande e que talvez ficaria bem apertada na cabine. Ofereceu despachá-la. Aceitamos e não tivemos problemas. 

Ele ainda deu outra dica, nos sugerindo tomar café no próprio aeroporto, antes do embarque. Disse que sairia mais barato e mais uma vez confirmamos sua boa intenção quando vimos os preços no avião. (Apesar de mais caros que no aeroporto, não eram caros. Os preços eram totalmente plausíveis)

Embarque ...


No próprio site da cia aérea é recomendado chegar ao aeroporto com 2h de antecedência. Como nunca tinha viajado de low cost, segui as orientações. 

Chegar antes no aeroporto é imprescindível! No mesmo horário de nosso vôo outros cinco aviões da Ryanair estavam saindo para diferentes cidades. E várias outras low costs voavam na mesma hora.
Isso deixou a fila no controle de passaportes e detector de metais bem grande, fiquei uns 40 minutos aguardando

Confesso que esperava atrasos, mas o vôo saiu na hora exata. Chegamos até antes do previsto em Madri ...


O avião foi confortável, comissários atenciosos. O espaço entre as poltronas era o mesmo de outros vôos de outras cias na Europa. 



Voei de Ryanair e não tenho o que reclamar. Repetiria sem dúvidas ...


Vueling - não conhecia esta cia até comprar a viagem ainda no Brasil. Ela apareceu como a melhor alternativa na rota Barcelona - Lisboa. Comprei junto com a passagem da British, uma de suas parceiras.


Era um domingo e meu vôo saiu pouco após as onze da manhã de Barcelona. É preciso reforçar que o aeroporto da capital da catalunha fica a uma distância relativa do centro, levamos pouco mais de trinta minutos de táxi ... Então, programe-se para chegar com antecedência


Aeroporto de Barcelona 

As filas também estavam bastante cheias. Porém, fazer o check in online em uma das máquinas do próprio aeroporto (logo antes do vôo mesmo) facilitou bastante as coisas ...


Foram mais rígidos quanto a bagagem que a Ryanair. Cobrando, inclusive uma segunda mala despachada de um dos membros de nossa família (na Ryanair entraram sem problemas).

Obs.: Vale ressaltar que no contrato da Vueling mencionava que o permitido era apenas uma mala despachada por pessoa + 1 mala de mão + bolsa. Então, não fizeram nada de errado, apenas seguiram a risca o combinado. 
Essa bagagem extra custou cerca de 90 euros 

O preço deste trecho foi de 120 reais, no total (já incluindo mala despachada) por pessoa ...



Comparativamente, achei o aeroporto de Barcelona mais confuso. Andamos muito até chegar ao portão de embarque da Vueling, que só liberado e anunciado no painel poucos minutos antes do vôo. Tivemos que correr para não perder  


No mais, o avião é bem "normal". Os lanches na cabine também são pagos a parte. Os preços também não eram exurbitantes. Chegamos no horário previsto, sem outros problemas



No geral, não tive problemas em andar de cia low cost na Europa. É claro que, assim como em outras cias, existem particularidades e regras que precisam ser seguidas para não acabar pagando mais caro. 

Ainda existe bastante preconceito, mas não tenho o que reclamar. Ideal para vôos curtos, principalmente para economizar em viajantes sem malas despachadas 

Outras cias low cost na Europa são: Aer Lingus (Irlanda), Easyjet (Inglaterra), Condor (Alemanha), Wizzair (Leste Europeu), XL (França), CityJet (Inglaterra), Norwegian (Escandinávia), SmartWings (Leste Europeu), Brussels Airlines (Bélgica)



Nenhum comentário:

Postar um comentário