sábado, 14 de maio de 2016

Roteiro místico de Sintra

Apesar de ser referido como "vila" ou "cidadezinha", Sintra possui pouco mais que 370 mil habitantes. A menos de 50 km de Lisboa, posso afirmar sem sombras de dúvidas que Sintra é parada obrigatória de quem está de passagem por Lisboa. Aliás, me atrevo a dizer que a achei que Sintra deu um banho de beleza em Lisboa

Chegar em Sintra é muito fácil.
Para aqueles que utilizam o transporte público, o mais fácil é pegar um trem (comboio) que sai da estação do Rossio, em Lisboa. A viagem dura em torno de 40 minutos e os bilhetes custam cerca de 4 euros por pessoa. Uma pechincha!
Já aqueles que estão de carro, é só seguir pela Serra de Sintra. O caminho é maravilhoso, com paisagens encantadoras e muito bem sinalizado. Fui de carro e super aprovei a viagem.

Chegando na estação ferroviária as opções de passeios são muitas. Apesar de ser tratada como uma cidade fofa e pequena, algumas das atrações turísticas de Sintra se localizam no alto de colinas, então, em se tratando da cidade, prefira não economizar nos ônibus ou carro na hora de visitar cada atração.

Centrinho fofo de Sintra 


Os principais ônibus da cidade são 434 e 435, custando cerca de cinco euros o bilhete. A linha 434 passa por alguns pontos turísticos, como o Palácio Nacional de Sintra, Palácio da Pena, Castelo dos Mouros e o Museu do Brinquedo. Já aqueles que preferem conhecer o Palácio de Montserrat e a Quinta da Regaleira, o ônibus a ser escolhido é o 435.

Tive pouco menos de um dia inteiro em Sintra (como passei antes em Cabo da Roca, cheguei em Sintra quase 11h da manhã) então tive que escolher as atrações que poderia ir. Confesso que deixei muita coisa pra depois (desculpa pra voltar rs). 
Estava certa que queria ir a três atrações principais: Quinta da Regaleira, Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros.

Chegando em Sintra fui direto para a atração que, durante minhas pesquisas, me encantou de um jeito especial, que achei linda e que não deixaria de fora de minha lista de jeito nenhum : a Quinta da Regaleira

A QUINTA DA REGALEIRA

A Quinta da Regaleira é um dos mais enigmáticos e belos palácios de Portugal. Disposta numa área de quatro hectares, a quinta consiste em um antigo palácio cercado por jardim com diversas flores, arvores, lagos, poços e mirantes. 







Segundo historiadores, a propriedade data de 1697, porém somente quando tornou-se propriedade do brasileiro Dr Antonio Augusto de Carvalho Monteiro, em 1848, que deu-se início a maior parte da construção que representa a Quinta da Regaleira atualmente. 

Carvalho Monteiro construiu o palácio em estilo português manuelino, enquanto que os jardins possuem monumentos esotéricos, relacionados à alquimia, maçonaria e templários.

Os horários e dias disponíveis par visitação podem ser encontrados aqui
Os preços para adultos são de 6 euros para visitas simples e 8 para guiadas. 
Para quem está de carro, existem vários locais para estacionamento logo adianta na colina.

O palácio de Sintra possui 6 andares, sendo dois deles, subterrâneos. 
Os andares subterrâneos referem-se à setores de serviço, como cozinha, dispensa, copa e refeitório.




No piso nobre (térreo), destacam-se a Sala da Renascença (antiga sala de estar, decorada em estilo italiano, em homenagem à Carvalho Monteiro e sua esposa Perpétua Augusta), Hall da escada, Alpendre (área decorada com cascalho de Coimbra) e a Sala de Caça (antiga sala de jantar, decorada com tema de caça).





No piso um, encontramos os dormitórios da família, assim como salas de estudos e de brinquedos. O piso dois destina-se à sala de escritório e alguns quartos. O piso três concentra o terraço.

Obs.: Essa informação não é confirmada. Pesquisei e não achei nada sobre, mas (não sei porque cargas d'agua) esse palácio me lembrou muito uma minissérie chamada Os Maias, com o Fábio Assunção, que passou há uns 15 anos na Globo ... Não sei se foi uma das locações 


O palácio é lindo, porém o destaque da propriedade, pelo menos para mim, vai mesmo é para os jardins e bosques



Logo na entrada é entregue um mapa com os principais pontos de interesse, dentre eles destacam-se:

Capela
Em estilo neomanuelita, os temas centrais da capela são as cenas de Anunciação e a Coroação de Maria. Aludindo ainda, à Ordem de Cristo, herdeira da missão templária. Em seu subsolo, há uma passagem secreta, com ligação ao palácio. 



Gruta do Oriente
Uma das principais entradas dos caminhos subterrâneos que ligam até o Poço iniciático





Portal dos Guardiões
Consiste em dois torreões com uma torre central, uma das entradas para o poço iniciático



Poço Iniciático
O local mais aguardados de todos! O poço nada mais é do que uma torre invertida, com 27 metros de profundidade (9 andares),  com acesso até o fundo através de escadas laterais em espiral. Recebeu este nome por acreditar-se que ali ocorriam os rituais de iniciação na maçonaria. No fundo, há uma rosa dos ventos, ilusão aos templários. 


É gente, chequei ao fundo do poço ...



Obs.: Durante minhas pesquisas sobre Sintra, vi que muitos sites/blogs não incluiam a visita à Quinta da Regaleira. Acredito que a cidade tem muitas atrações e fica difícil escolher, mas foi, de longe, meu passeio preferido! Não deixe de ir quando em Sintra

Castelo dos Mouros, visto da Quinta da Regaleira


Como adoramos a Quinta da Regaleira e a visita acabou demorando bem mais que o esperado, saímos logo após para almoçar. Fomos num restaurante indiano , com comida deliciosa a preço bem convidativo.



Saindo do restaurante, tivemos que fazer uma escolha: visitar o Palácio da Pena ou o Castelo dos Mouros.
Eu tinha ouvido falar maravilhas do Palácio da Pena, mas o Castelo dos Mouros era justamente do jeito que imaginava um castelo, de pedrinha, com os muros margeando uma colina ... Mas, como estava num grupo de 5 pessoas, fui voto vencido.

Chegando ao Palácio da Pena, paramos o carro no estacionamento mais próximo, que mesmo assim estava ainda distante do palácio. É possível seguir a pé, porém deve-se subir por cerca de vinte minutos uma colina bem íngreme. O frio e cansaço do dia foram decisivos na hora de escolher o trem privativo do castelo, rs. 


Não tenha dúvida, use o ônibus do castelo!



Achei o palácio lindo, tanto por fora quanto por dentro. Datado do século XIX, o palácio foi o primeiro da Europa construído em estilo romântico. O segundo foi o de Neuschwanstein, Alemanha.

Sem nenhum filtro, juro!

Atualmente, é considerado uma das sete maravilhas de Portugal.










A visita pelo interior demorou pouco mais de uma hora. A visita externa compreende as varandas e terraços do palácio e os bosques. As vistas com o pôr do sol de Sintra são sensacionais. 


Saindo do Palácio, seguimos para o centro de Sintra, parando bem em frente ao Palácio Nacional. 
A menos de cinco minutos a pé dali, na Rua das Padarias, encontra-se uma obra prima da cidade: a Pastelaria Piriquita, famosa pelo travesseiro.





Travesseiro = doce feito com claras de ovos e castanhas, coberto com açúcar e com uma massa super, hiper, ultra leve. Uma delícia!


Há diversos travesseiros em Portugal, mas nenhum consegue ser igual ao da Piriquita!

Sintra é uma cidade dos sonhos. De uma gama cultural inacreditável. Perfeita e imprescindível para um bate e volta de Lisboa, apesar de achar que dois dias na cidade seriam perfeitos. Confesso que não pretendo voltar à Lisboa, porém a Sintra, voltaria várias vezes!


Importante:
  • As quartas-feiras o Palácio Nacional não está aberto à visitação. Adivinhem em qual dia eu fui à Sintra? Justamente ....
  • Também nas quartas, a sede principal da pastelaria Piriquita não abre. Porém, uma segunda loja, menor, está aberta (sonho!!!)
  • Mais uma vez: Sintra é cheia de colinas, então nada de economizar na hora de seguir de ônibus/carro
  • Os relatos são baseados em minha viagem, realizada no inverno português, em jan/2015





Nenhum comentário:

Postar um comentário