segunda-feira, 16 de maio de 2016

Roteiro : Óbidos e Aveiro

Era uma quinta-feira chuvosa quando sai de Lisboa rumo ao Porto. Com pouco mais de uma hora de viagem, avisei no topo da colina uma cidadezinha cercada por um muro. Apesar da neblina e chuva, podemos reconhecer com facilidade a primeira parada do dia: Óbidos 




Óbidos é uma vila medieval construída dentro de uma muralha. A cidade toda ainda conserva o estilo medieval na arquitetura, lojas de souvenirs e, principalmente no turismo.

Logo em frente à cidade existem dois estacionamentos. Um bem ao lado do centro turístico, pago. Outro poucos metros atrás, ao lado dos arcos, gratuito. 


Este é o estacionamento gratuito


O acesso à cidade é feito através de seu portal, retratado em típicos azulejos portugueses do século XVII, retratando a Paixão de Cristo. 




As principais casas e lojas se concentram na Rua Direita, a mais central da cidade. Lá é possível percorrer boa parte da cidade, ver linhas casinhas e chegar até o antigo castelo.







Estando em Portugal, é impossível não se render à gastronomia. Em cada cidade que fui, experimentei uma comida típica. Em Óbidos, foi uma bebida : Ginja, um liquor delicioso, vendido em dez a cada dez lojinhas de lembrançinhas da cidade. 




Passando da metade da Rua, encontra-se, à sua direita, a Igreja de Santa Maria, sede do casamento do rei Afonso V com sua prima Isabel, ambos com menos de dez anos de idade. 

Ali do lado encontra-se também o museu municipal de Óbidos. 







No final da Rua Direita, impossível não ver o antigo castelo da cidade. Erguido pelos mouros, o castelo não está aberto à visitação (eu sei, uma frustração) pois atualmente é uma pousada. Se quiser entrar, que seja como hospede. 






O castelo do século XIII é uma das sete maravilhas de Portugal. 

Fazendo o caminho de volta, resolvemos parar ao lado do portal de entrada, e subi uma escada que dá acesso as muralhas. A vista dali de cima é maravilhosa. É super possível andar sobre as muralhas e ótimo para ter uma visão geral da cidade. 






Passei uma manhã em Óbidos. Deu para ver o principal. A chuva atrapalhou bastante, mas não deixei de ver nada por conta disso. Um perfeito bate e volta de Lisboa 

Continuei a viagem por mais 177 km até a cidade de Aveiro, lá no Norte de Portugal.

A princípio cidade não estava no roteiro (eu ia parar em Nazaré) mas foi uma linda a agradável surpresa! Até a chuva já tinha passado e o sol começou a surgir 

Normalmente, a cidade é um bate e volta para os turistas em Porto, distante 70 km, e para onde eu ia no fim do dia 




Tive apenas uma tarde na cidade, então é claro que não consegui ver tudo, me detive ao centro principal. 

Aveiro é conhecida como a "Veneza portuguesa", por seu vários canais. Então, por que não começar a visita seguindo para a praça Henrique Delgado, a principal da cidade e cercada pelos canais?






Entrei em um passeio de aproximadamente uma hora ao custo de oito euros por pessoa, com a Dora, uma guia excelente e super divertida. 

Durante o passeio, é possível ver o antigo mercado de peixes, a fábrica da cidade, casa de uma estilista com estilo próprio, a ponte dos namorados, salinas, entre outros ...











Na saída, entrei em uma das várias confeitarias do centro para provar a iguaria gastronômica da cidade: os ovos moles.



Que delícia! Existem os ovos moles tradicionais, com massa semelhante à hóstia e recheio de gemas de ovos ou ainda aqueles com uma cobertura adicional de chocolate. Apesar de amar chocolate, preferi o tradicional







Queria ter visto mais de Aveiro, como o mural I love Aveiro e o antiga pintura da cidade, infelizmente não deu tempo. Mas foi uma agradabilíssima surpresa. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário