domingo, 22 de maio de 2016

Porto à pé e Vila Nova de Gaia - parte 2

Após conhecer o centro histórico do Porto, segui para a Ribeirinha, uma das regiões mais fotogênicas da cidade 




Apesar de estar no inverno, o sol forte e o céu azul trouxeram muitos turistas e moradores até o cais da cidade. Inúmeros restaurantes, lojinhas e casas trazem vida e cores para a região.




Minha intensão era fazer um passeio de barco pelo rio Douro, porém devido à uma forte tempestade quatro dias antes, o rio estava interditado para passeios, devido à entulhos trazidos pelas chuvas. Foi ruim e excelente. Ruim porque queria fazer o passeio. Excelente porque as águas do rio estavam tão paradas que pareciam espelho. As fotos ficaram ótimas !!





Atravessei a ponte Luis I a pé, na calçada de pedestres. Muitas pessoas fazem o mesmo.




Em menos de cinco minutos estava em uma nova cidade: Vila Nova de Gaia, a segunda maior de Portugal




Além das maravilhosas vistas e fotos de Porto, a principal atração de Vila Nova de Gaia é o vinho. São diversas vinícolas espalhadas pela cidade.


A vista do Porto, destacando-se a Torre dos Clérigos, bem ao centro


Atenção: se vai procurando entrar em grandes campos com uvas, esqueça. Estamos falando de vinícolas e não vinhedos!

Como não sou fã de vinho (na verdade, não suporto) não pesquisei muito sobre o assunto. A ideia de visitar uma vinícola surgiu na hora, após perceber que o dia em Porto tinha rendido bem mais que o esperado.

Escolhi a vinícola Calém, acho que por ter sido a primeira que passei. Não me lembro muito bem quanto paguei, creio que 4 euros por adulto, com direito à degustação.




Os horários são agendados. Mas foi perfeitamente possível agendar na hora. Os tours são bem frequentes e em vários idiomas. Esperei cerca de uma hora porque preferi um em português (adoro sotaque de Portugal, rs)

O tour começa nas caves, onde nos é explicado como é produzido o vinho, a história da vinícola, os tipos de vinhos. Mesmo para quem não é fã da bebida, o passeio é muito legal, faz parte da cultura de Porto.



No final, há uma degustação e venda de bebidas. Não comprei nada ali. Em Portugal vinho é muito barato, muito mesmo. O melhor lugar pra comprar? No supermercado ou em lojas especializadas, sai bem mais barato.



Pulei o passeio de teleférico em Gaia e voltei pra Porto.

A primeira parada da noite foi na estação de metro de São Bento, toda decorada com azulejos portugueses azuis. Vale a pena a visita





Depois, segui para o café Majestic, já próximo ao hotel. O ambiente é lindo e rebuscado, mas confesso achei que o cardápio deixou bastante a desejar. 




Terminei o dia voltando para o hotel, no dia seguinte teria que acordar bem cedo à tempo do vôo para Madrid.

Apesar de ter apenas um dia em Porto, foi o suficiente para curtir a cidade. Vi tudo o que gostaria. Lembrando que o post é baseado em minhas opiniões e viagem que fiz em janeiro/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário