segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Bate e volta de Madri à Toledo, Espanha

Madri é uma cidade grande e com mil atrativos turísticos. Muitas vezes as pessoas cometem o erro de deixar apenas um ou dois dias e acabam não vendo nem metade da cidade. Mas se tem um bate e volta que realmente vale a pena, é até a cidade medieval de Toledo.

A cidade de pouco mais de 80 mil habitantes situada na comunidade de Castela-Mancha, as margens do rio Tejo. A primeira ocupação, ainda antes de Cristo, ocorreu pelos romanos, que tornaram a cidade um centro de produção de ferro e aço na época.

Depois dos romanos, a cidade ainda passou pelo domínio árabe e judeu. Porém, a cidade entrou em lento declínio no século XVI, após a mudança da corte de Felipe II para Madri.

De início, quando planejei a viagem, pensei em Toledo, Avila ou Salamanca. Mas depois de todas as indicações, resolvi que iria até Toledo (só tinha um dia disponível para bate-e-volta e não queria tirar nenhum minuto do que estava reservado para Madri).

Os 70km que separam Toledo da capital espanhola passam rápido a bordo do trem de alta velocidade da Renfe, tornando o bate-e-volta possível de ser feito em aproximadamente 35 minutos. Os trens são confortáveis e saem da estação de Atocha, palco dos atentados no início dos anos 2000 na capital espanhola.




Comprei os tickets na hora, ao preço de 10 euros por pessoa, ida e volta.

Toledo não é uma cidade fácil de ser visitada. Essa dificuldade ocorre justamente por conta de sua geografia. Situada em três principais colinas, a cidade é cortadas por ruelas, becos com calçadas de pedra e descer e subir é constante na cidade. Da estação é possível ver a cidade no alto das colinas, cercada pelo rio.


interior da estação 


Portanto, minhas primeiras dicas podem ser seguidas ainda na estação de trens. Primeiro, compre um mapa da cidade (imprescindível, na minha opinião). Segundo, não tente chegar até o centro andando, além de longe, é muito complicado chegar lá, mesmo com mapa. Opte pelo ônibus sightseeing, disponível em frente a estação ao custo de cinco euros.


Estação de trens

Não é o tipo de passeio que eu costumo fazer, mas em Toledo definitivamente vale a pena. O ônibus, além de fazer paradas estratégicas para fotos (em locais distantes do centro que você provavelmente não iria por conta própria) e te deixa no centro turístico, já no alto da cidade, economizando facilmente uma meia hora de caminhada em subidas. Ah, e na volta, ainda pude usar o mesmo passe para o ônibus, só fique atento nos horários. Em janeiro de 2016, quando fui, o último ônibus era as 17h.

Para quem quiser se arriscar e ir andando, opte pelas escadas rolantes na entrada da cidade. Mas mesmo assim, ainda prefiro o ônibus. Eu tentei ir a pé e voltei depois de perder mais de 40 minutos, rs.

O ônibus é circular, sendo o Alcazar o ponto inicial/final. Isso quer dizer que você pode adaptar seu roteiro escolhendo onde começar e terminar. Os pontos de parada do ônibus são: Alcazar, Remonte Safont, Estação de trem, Mirador Valle, Ponte San Martin, Reconquista, Hospital da Tavera e de volta ao Alcazar. 



Embora ache o ônibus essencial #propagandagratuita eu o usei mais para chegar até o centro histórico. Quando já estava no Alcazar, fiz tudo à pé e isso é o mais legal. A cidade é tão medieval e cheia de ruelas que é inevitável e maravilhoso se perder por seus becos, fazendo o passeio a pé ser imprescindível 



PUERTA DE BISAGRA NUEVA 

A cidade murada na era medieval possuía várias porta de acesso. Esta porta de entrada da cidade é facilmente reconhecida, por sua estrutura medieval, conectando duas torres circulares. 



Em frente à puerta Bisagra, está o parque de la Vega e, poucos metros ao lado situa-se outra porta, a puerta de Alfonso VI, também próxima ao Hospital da Tavera. 




Adentrando o centro da cidade, encontramos a Mesquita Bad-al-Mardum, atualmente conhecida como "Mesquita do Cristo Luz", uma construção original do ano de 999, quando a cidade ainda estava sob domínio muçulmano.


MIRANTE DA CALLE GERARDO

Estava indo em direção ao Alcazar, mas vale a pena desviar seu caminho e seguir pela Calle de Gerardo Lobo, de onde se tem uma visão linda da parte norte da cidade. Foi o primeiro mirante de Toledo e ficamos encantados







ZODOCOVER 

Esta é a praça principal da cidade, onde estão várias lojas e restaurantes. Uma das mais antigas da cidade, era ali que aconteciam as famosas touradas espanholas e as mercadorias eram vendidas.





No portal amarelo da praça  (esquina com a Calle de Santa Fe) é possível ver uma estátua de Miguel de Cervantes, em homenagem ao autor de Dom Quixote, cujas histórias passavam-se nos arredores da cidade. 




ALCÁZAR 

Construído pelos romanos no século III, o Alcazar era uma antigo palácio fornicado, situado na colina mais alta da cidade. 





O nome "Alcázar" vem de um antigo jornal de direita, que era ali publicado na época da guerra civil espanhola. 

Atualmente, no local funciona a biblioteca de Castilla-La Mancha e também o museu do exército.



CATEDRAL DE TOLEDO 

Construída entre os anos de 1226 a 1496 a Catedral, junto com o Alcazar, são os símbolos de Toledo. 
Impossível não ficar impressionado com a beleza e imponência desta igreja. 





Seu interior é aberto a visitação por alguns euros. Infelizmente, estava fechada justo no dia que estava na cidade. 


prefeitura de Toledo


Em frente à Catedral está a prefeitura da cidade. 



IGREJA DOS JESUÍTAS 

Bem pertinho da Catedral, está a Igreja dos Jesuítas, outra obra prima de Toledo. Note que quando eu digo "pertinho" eu não disse que é fácil de achar. Meu GPS não achou de jeito nenhum (nem meu mapa) e poucos moradores sabiam onde ficava. Pesquisei e o outro nome possível para o local é Igreja de San Ildefonso #ficaadica

Em 1569, a companhia de Jesus se reunia em diversos locais em Toledo até comprarem a terra do conde de Orgaz, onde visavam construir a Igreja de sua companhia. A construção iniciou-se em 1629, baseada no conjunto arquitetônico da Catedral dos Jesuítas de Roma. A construção terminou em 1765, apenas dois anos antes do Rei Carlos III expulsar os jesuítas da Espanha. 



Atualmente, as salas da Igreja são interconectadas. Dois quadros destacam-se: a pintura do batizado de Jesus Cristo, feita por Alonso del Arco em 1702 e também a imagem da Virgem do Socorro Perpétuo.



As paredes vermelhas remetem ao sangue de Cristo, assim como aqueles que continuaram o sacrifício de Jesus. 

Suba as escadas indicadas até o topo, onde está a vista incrível para a cidade. Dá pra ver o Alcazar de perto e também o sino da Igreja. 




Eu adorei o passeio e recomendo. É algo rápido e a vista e a Igreja são maravilhosos. O preço é 2.50 euros por pessoa.





Para quem preferir assistir a uma missa, os horários costumam ser as 9h e 20h em dias de semana. E as 10:30h, 19:30h e 20:30h aos fins de semana

O endereço completo da Igreja é Plaza Padre Juan de Mariana, 45002 

Visitas são aceitas de 10h até as 17:45h (inverno) ou 18:45h (verão)


Para os fãs de Hobbit e Senhor dos Anéis, vale a pena passar na loja do filme, localizada na Calle de la Trinidade, 2



Logo após a Calle de Alfonso X, está um dos campus da universidade de Toledo e logo mais a sul, o Museu del Greco. 







MIRADOR DEL VALLE 

Este passeio deve ser feito de ónibus, e é o grande diferencial. Achei incrível, apesar de a parada ser muito rápida. 





Nada mais é que um mirante do outro lado do rio Tejo, com a cidade murada ao fundo, destacando-se o Alcazar e a Igreja dos Jesuítas. 



PONTE SAN MARTIN 

Esta talvez seja a ponte mais famosa da cidade, primeira vista de quem chega de trem. 
Situada na parte oeste, a ponte foi construída no século XIV pelo arcebispo Pedro Tenório.





Depois, voltamos ao Alcázar e pegamos novamente o ônibus rumo à estação.  Toledo tem muitas construções históricas e abertas à visitação. Não vimos tudo, mas acredito que consegui condensar o principal nesta visita de bate-e-volta e acho muito recomendável este passeio a partir de Madri. 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário