domingo, 29 de janeiro de 2017

Roteiro de 3 dias em Barcelona

Situada na península ibérica, Barcelona é maior metrópole européia banhada pelo mar Mediterrâneo, abrigando atualmente mais de 1 milhão e meio de habitantes, sendo uma das maiores e mais legais cidades espanholas catalães.

Uma vez estudei com um menino que morava na Barcelona. Quando disse que ele era espanhol, fui veemente corrigida. A verdade é que apesar de Barcelona situar-se na Espanha, a região da Catalunha luta por sua independência há muitos anos, assim como a região do país Basco.

No início dos anos de 1700, com o fim da Guerra de Sucessão Espanhola, a região perdeu sua autonomia, sendo oficialmente governada pela Espanha. Nos anos 30, com a ditadura espanhola, a questão ficou ainda pior. Mesmo após o fim desta a região ter obtido certa autonomia e um idioma oficial (o catalão), ainda ocorrem diversas manifestações a favor do movimento separatista. Então, aqui vai a primeira dica: por via das dúvidas, nunca diga a um catalão que ele é espanhol! haha

Estive em Barcelona durante 3 dias e 4 noites e não foi o suficiente para conhecer a cidade. Eu sabia disso, mas infelizmente fiz a besteira de tirar um dia em Barcelona para acrescentar em Lisboa. A se arrependimento matasse 

A cidade tem muitos pontos turísticos espalhados, necessitando de táxi ou transporte público para conseguir chegar até eles. Eu diria que para conhecer os principais pontos turísticos 4 dias seriam necessários.


Fui no auge do inverno espanhol, no fim de Janeiro de 2016 e esta não é a melhor época para visitar a cidade. Na verdade, Barcelona consegue manter médias climáticas agradáveis (principalmente para mim, que vinha de temperaturas negativas frequentes em Madri). A temperatura girou em torno de 10-15 graus. Em momento algum estar lá no inverno me atrapalhou. Mas Barcelona no verão deve ser muito melhor, Barcelona é uma cidade praiana, descontraída, totalmente o oposto de Madri.

Me hospedei no Hotel Barcelona Poblenou, da rede travelodge. Hotel simples porém em região agradável e perto do metrô.



DIA 1

O primeiro dia começou à tarde. Cheguei em Barcelona vindo de Madri, no trem rápido que conecta as duas cidades em menos de 3 horas. Adorei o trem e o serviço.

Almocei num delicioso restaurante nas Ramblas de Poblenou mesmo e de lá, seguimos para a praia.


Ramblas de Poblenou 

Mesmo no inverno estava tudo lindo! Andei muito e, pelo que percebi, a praia tem boa infraestrutura para os visitantes, com assentos, chuveiros, e aparelhos para musculação.

Como era minha primeira vez no Mediterrâneo, não resisti e coloquei meus pés na agua. Por míseros segundos, diga-se de passagem. A água estava tão gelada que sai correndo haha. Levei mais tempo limpando a areia do meu pé que na água em si, rs.





Caminhei até as docas e o cassino da cidade. Lá, vários restaurantes legais e boates, a maioria vazios ainda. Pelo horário e também pelo clima. Vi o por-do-sol em Barcelona já mais próximo do hotel W. Lembrei que o local aparece no clipe "Loka Loka Loka", da Shakira.




De lá, peguei o metrô até a região de Passeo de Gracia.

O passeio de Gracia é o "miolo"da cidade, próximo das principais construções históricas da cidade. Ali destacam-se a Casa Millá (também conhecida como "Pedreira), a Casa Batló e também o hotel Majestic.






As casas Millá e Batló são obras de Gaudi, assim como alguns dos principais pontos de Barcelona. Gostei tanto das construções e estilo de Gaudi, que farei um post especial só com suas mais famosas construções.



DIA 2

Primeiro dia inteiro na cidade, fomos direto ao estádio do Barcelona.

Embora eu não seja muito fã de futebol, sabia que não seria possível perder essa visita. E foi, sem dúvidas, o melhor lugar que conheci em Barcelona. Meu pai então, amou!




Fiz um post inteiro sobre a visita há alguns meses. Para ler na íntegra, só clicar aqui

A visita levou a manhã inteira, mas se quiser, pode ser mais rápido.

Saindo dali, segui direto para o Parc Güell, outra obra de Gaudí.  Resolvi ir de metro e andar pela região. Foi bom, mas me tomou muito tempo porque peguei um longo caminho até o parque.



O parque é lindo e acessível ao custo de 8 euros por pessoa. No inverno, após as 18h costuma ser gratuito, mas não vale a pena, pois já está escuro e muitas atrações não ficam legais a noite.



DIA 3

Começamos o dia na majestosa Basílica da Sagrada Família, também obra de Gaudí.




Mesmo que ainda inacabada (a previsão é do término acontecer em 2016, ano de centenário de morte de Gaudi) a Basílica emociona e pode ser vista de vários diferentes pontos da cidade.

Comprei o ingresso na hora mesmo, sem filas (no verão não aconselho) ao custo de 18 euros.

Ao sair (ou na entrada) não deixe de visitar o museu da igreja (o acesso é meio escondido, no térreo da igreja, do lado de fora) já incluso no valor do ingresso.

O passeio total demora umas 2-3h, dependendo do que quer ver. Definitivamente vale a pena.

Depois, fui até a região do Montjuic, onde terminei o dia. Lá está o shopping, o Poble Espanhol, a cidade olímpica de 1992, a fundação Joáo Miró e ainda o Museu de Arte Nacional da Catalunha.





DIA 4

Bate-e-volta a Andorra, pequeno país nas montanhas dos Pirineus.

Post completo sobre esta viagem disponível aqui



Se pudesse, acrescentaria um dia ao roteiro, para poder visitar melhor o Bairro Gótico e o mercado da Boqueria, que apenas passei na porta.  Outro ponto que também tive que descartar foi o parque La Ciutadella. E, claro no calor tomar um banho de mar.










Nenhum comentário:

Postar um comentário