domingo, 7 de maio de 2017

Como é voar na classe executiva/business da nova LATAM

Muita gente acaba desembolsando valores astronômicos para conseguir viajar para a Europa. Muitos outros sonham em viajar na business class mas acham que isso é "coisa de rico". A verdade é que já está cada vez mais acessível conseguir um assento na executiva. 

Antes de mais nada, é necessário entender que existem três tipos principais de classes num avião. 

A classe econômica, como o próprio nome já sugere, é a que oferece o melhor custo-benefício. É também a classe mais básica, onde as poltronas possuem pouca reclinação, as refeições são mais básicas e o espaço mais limitado. Alguns itens, como tela individual, kit-acessórios, descanso para os pés, espaço entre as poltronas podem variar entre as cias. aéreas. 

De um modo geral, é a classe mais procurada pelos viajantes (devido ao menor preço, obviamente). Há também diferentes subdivisões da classe econômica, como por exemplo econômica básica e econômica plus, que normalmente oferece referições melhores e maior espaço entre as poltronas. 

A classe executiva, também chamada de business, é uma opção intermediária entre a econômica e a primeira classe. Inicialmente, a ideia desta classe é servir ao público que viajava a trabalho, mas com o tempo tornou-se bastante procurada por quem deseja mais conforto sem ter que pagar pelo absurdo alto preço da primeira classe. 

Na business class, normalmente as poltronas são bem mais espaçosas e oferecem inclinação de até 180 graus (flatbed), as refeições mais elaboradas, são oferecidos kit-acessórios, acesso à áreas vip dos aeroportos, além de vantagens no número de malas despachadas, embarque e atendimento. 

A primeira classe é a mais exclusiva do avião. Mas não são todos os aviões que disponibilizam tal classe. Algumas incluem quartos e bares privativos e os preços chegam a 50 mil reais por viagem! 


  • Compra das passagens 
Estava pesquisando a compra de passagens para Londres em Abril deste ano no site da Multiplus (já tinha as milhas necessárias) quando vi uma oferta de passagem na Business class da LATAM e comprei na hora. No total, tirei minha passagem de ida e volta em milhas pela Multiplus. 

Fiz tudo pelo próprio site da Multiplus e só paguei a taxa de embarque.


  • Check-in no Rio de Janeiro 
Sem filas, rápido e fácil. Mas, honestamente, nada muito diferente de quando voo pela econômica. Até aí, nada de especial. 


  • Primeira parte: vôo Rio - São Paulo
A primeira etapa foi feita num Boeing 767 da LATAM. O avião era 90% composto por passageiros em conexão com vôos internacionais. Já havia divisão de classes mesmo neste pequeno trecho. 






A classe executiva era confortável, com poltronas espaçosas na distribuição 2-2-2, totalmente reclináveis e tela de televisão individual. Serviram apenas bebidas comuns durante o trajeto de cerca de 30 minutos. 

  •  Sala VIP em Garulhos 
A Sala VIP ficava no segundo piso do terminal de onde iria sair o vôo para Londres. Bastou apresentar meu cartão de embarque na recepção e fui logo tratada pelo nome e encaminhada até a sala. 


Lá dentro, podemos encontrar revistas e jornais em diferentes idiomas, além de poltronas e sofás confortáveis, bar, banheiros e buffet. 




O buffet era composto por pães, sanduíches, pastas, frios, iogurtes, frutas, bebidas e alguns poucos pratos quentes. 

Os banheiros eram espaçosos. Os boxes amplos com duchas potentes e todo o aparato para banho: sabonetes, shampoo, condicionador, cremes, touca, toalhas, escova de dentes, etc. Adorei




  • Segunda parte: vôo São Paulo - Londres 
O vôo mais longo foi feito num Boeing 777 da LATAM. Logo na entrada, já percebe-se a diferença. Espaço de sobra para a mala de mão, sem precisar brigar para conseguir encaixar a sua no bagageiro mais próximo de seu assento.

As poltronas vermelhas eram espaçosas e em cima de cada uma já havia edredom, travesseiro e um kit de acessórios da Salvatore, com escova de dentes, cremes para rosto e mãos, tapa-olhos, protetores de ouvido anti ruído, pente, etc.

Logo serviram bebidas (com opções de vinho e espumante) e mix de oleaginosas. 

As poltronas tinham luminária individual e ajustável, além de controle para a TV.



A programação inclui vários filmes novos, como La La Land e Moonlight, além de séries e vários filmes clássicos. Havia também disponibilidade de tomadas elétricas e uma entrada USB.



A poltrona não reclinada 180 graus, mas algo bem próximo a isso, não sendo empecilho. Pela primeira vez consegui dormir em um vôo (nunca durmo sentada, não consigo) até meu vizinho derrubar uma taça cheia de vinho em mim. Odeeeeio vinho, mas como o vôo estava cheio e não queria sair da janela aceitei quando a comissária prontamente limpou tudo e forrou a poltrona novamente para mim. 


O jantar foi servido pouco depois de uma hora de vôo. As opções eram pescada com molho de moqueca, sorrentinos com alcachofras ao molho de vinho carne de sol com batatas gratinadas. Sou alérgica à camarão e odeio vinho, então optei pela carne de sol com batatas.



Além do prato principal, foram servidos uma salada, torta de chocolate e uma cesta com alguns tipos de pães foi oferecida. Tudo foi servido de uma só vez, em pratos de louça e copos de vidro. Achei ruim ter sido tudo servido de uma só vez pois o espaço foi bem limitado e atrapalhou na hora da refeição. 


Pouco antes da aterrissagem, serviram o café-da-manha. Novamente servido de uma só vez e o resultado foi ainda pior que no jantar, pois eram mais vasilhas. 

Optei pelo chá, sucrilhos com leite, frutas e pães com frios e geléia chilena. Estava tudo delicioso. Mas honestamente, não vi grandes diferenças para a classe econômica não. Eu gosto de comida de avião #mejulguem 


  • Desembarque 
Além da saída mais rápida e as malas chegarem antes das demais, todo o restante foi igual ao da econômica. Não houve prioridade em fila de imigração nem nada demais. 


  • Conclusões 

No geral, adorei voar de business class e as diferenças da classe econômicas são notáveis! Para mim, as principais vantagens são a poltrona (que deita quase 180 graus), a facilidade em pegar as malas e as vantagens na quantidade/peso das mesmas, sala VIP e no tratamento ao passageiro. 

É bom sempre aproveitar as promoções, milhas e upgrades (meus pais ganharam gratuitamente duas passagens pela British em 2016). Sua classificação nos programas Multiplus e Smiles, além do numero de vezes que voa com a mesma cia. também pontos favoráveis a conseguir business class gastando menos, ou até gratuitamente 













Nenhum comentário:

Postar um comentário