quinta-feira, 4 de maio de 2017

Como viajar para a Europa usando milhas

Este ano fiz uma viagem inteira através de milhas oriundas do cartão de crédito e estou contando minha experiência e como adoro viajar pagando (quase) nada e usando minhas milhas.


  • Como acumular milhas ?
Há várias maneiras de acumular milhas. As mais comuns são através de cartão de crédito, viagens e programas afiliados. 

No caso do cartão de crédito,consulte seu banco e veja como funciona sua política. No meu caso, ganho uma milha a cada dólar gasto no cartão de crédito (Platinum do Santander). As minhas milhas são acumuladas até um período de dez anos no cartão e, no fim desses dez ano, eu tenho que transferir as milhas para algum programa de milhagem, caso contrário as perco. Óbvio que não preciso esperar os dez anos para transferir, mas neste prazo preciso transferir para não perder.  Mas, novamente, consulte seu banco para saber cada política. 

Outra forma de acumular milhas é através de viagens. Quando você compra uma passagem de avião, algumas milhas são creditadas à sua conta no site da cia. aérea. A verdade é que é difícil acumular milhas assim caso você viaje pouco. São poucas milhas e expiram normalmente em até um ano. Ou seja, claro que vale a pena acumular nos sites, mas realmente chegar a um montante bom, só para quem viaja muito. 

A terceira forma que uso é através do cadastro em programas associados, como o Km de vantagens. Opto por abastecer nos postos de gasolina filiados e as milhas são creditadas a sua conta do Km de Vantagens e podem ser trocadas por ingressos, eletrodomésticos e passagens aéreas. 


  • Qual o melhor programa de milhagem? 
Após acumular as milhas nos sites das cias aéreas, cartão de crédito ou programas é necessário transferir essas milhas para um programa para serem trocadas por passagens aéreas. Parece difícil mas juro que não é. 

Os dois principais programas de milhagem no Brasil são Smiles e Multiplus. O Smiles é o programa que engloba a GOL, DELTA, TAP, Alitalia, AirFrance, KLM, Qatar, Aerolinhas argentinas, entre outros. O Multiplus é o programa que engloba a LATAM, American airlines, British airways, Iberia, e outras. 

De um modo geral eu prefiro a Multiplus, mas isso é muito relativo. Prefiro a Multiplus porque, quando transferidas, minhas milhas demoram dois anos para vencerem (na Smiles até onde sei vencem em um ano), as empresas que mais uso quando viajo são justamente a LATAM e British e, no meu caso, sempre achei as ofertas de milhas bem melhores que na Smiles. Mas, caso você viaje muito no Brasil ou Estados Unidos, talvez a Smiles seja a melhor opção. 


  • Como transferir as milhas para os programas Smiles ou Multiplus ?
A primeira coisa é fazer uma conta nesses programas. Falando especificamente do meu caso, após ter criado a conta na Multiplus, liguei para o banco e solicitei a transferência para a conta na Multiplus e em 48h minhas milhas estavam lá, prontas para serem usadas. 


  • Quando transferir as milhas?
Depende muito. Os melhores momentos para transferencia são quando você estiver pensando em viajar, quando as milhas estiverem próximas a vencerem ou quando os programas oferecerem promoções. Exemplo: é comum os programas oferecem 40-50% a mais de milhas se estas forem transferidas no dia tal. 


  • De quantas milhas eu preciso para viajar ? 
Primeiro temos que saber quando será sua viagem, classe e destino. Para vôos dentro do Brasil, é possível conseguir a cerca de 4 mil milhas o trecho. No caso de viagens internacionais para os EUA ou Europa, é possível conseguir entre 30-40 mil milhas cada trecho em baixa temporada. Antecedência e promoções são ótimas oportunidades.

No meu caso, comprei em Novembro pra viajar em Abril. "Paguei" 90 mil milhas na ida (business class Rio-Londres) e 30 mil na volta (classe econômica Londres-Rio).


  • O que mais eu consigo fazer com as milhas ?
Além das passagens aéreas, muitos programas disponibilizam as milhas para pagamento de hotéis (o que eu não acho vantagem) ou troca por ingressos, eletrodomésticos, etc.


  • Não tenho milhas suficientes para a passagem, posso pagar o restante em dinheiro ?
Algumas cias aéreas apresentam essa opção sim, mas não são todas. Há também a opção de comprar milhas nos próprios sites. 


  • Outra pessoa pode emitir milhas para uma passagem em meu nome?
Normalmente sim. No meu caso, viajei sozinha usando as milhas da conta do meu pai. Não tive nenhum problema com isso 


  • Posso alterar um vôo comprado com milhas? 
Normalmente pode, pagando-se a diferença referente as mudanças. No caso específico da LATAM, meu amigo que comprou a passagem em milhas teve que pagar a alteração também em milhas, não sendo possível pagar em dinheiro. 


  • Posso comprar executiva ou primeira classe usando milhas? 
Executiva sim na maioria das cias. aéreas, mas primeira classe costuma ser paga exclusivamente em dinheiro sorry


  • Mas e a taxa de embarque? 
As milhas são feitas para ajudar e facilitar nossa vida, milagre já é outra coisa haha. A taxa de embarque é paga, mesmo comprando inteiramente a passagem por milhas. Para viagens internacionais, essa taxa pode facilmente chegar a cerca de 600 reais e deve ser paga em dinheiro. 













Um comentário:

  1. Excelente artigo sobre max milhas, aqui eu compartilho outro artigo sobre como viajar de graça ou quase de graça com max milhas: 7 dicas para voar gratuitamente com max milhas

    ResponderExcluir