domingo, 12 de março de 2017

Roteiro na Trilha da Catacumba (Parque da Catacumba), Rio de Janeiro

Confesso que ainda acho estranho falar em turismo na cidade onde moro. A verdade é que passeio bem menos que gostaria aqui no Rio de Janeiro, principalmente pela falta de tempo. Mas essa semana conheci um lugar em que passo "na porta" diversas vezes, mas que nunca tinha entrado: o Parque da Catacumba. 


COMO CHEGAR

O Parque da Catacumba fica na Lagoa Rodrigo de Freitas, bem pertinho do Corte do Cantagalo. 


A melhor opção para chegar é de táxi (ou carro, parando em estacionamento próximo na própria Lagoa) ou, para aqueles que moram perto, à pé. Há também uma parada de ônibus a cerca de cem metros da entrada do parque.

Endereço completo: Avenida Epitácio Pessoa, número 3000, Lagoa. 


HISTÓRIA

Os primeiros registros da região continuam incertos, porém, acredita-se que era local onde os índios enterravam seus mortos antes da chegada dos portugueses em 1500. Depois disso, novos registros datam do século XX, quando ex-escravos receberam as terras da Baronesa da Lagoa Rodrigo de Freitas, como parte de sua herança. 

Em 1930, o local começou a ser habitado por algumas famílias, até virar uma favela, décadas mais tarde. Porém, a partir dos anos 60/70, o governo removeu os moradores e habitações, dando origem ao parque "Carlos Lacerda". 

O parque foi aberto ao ecoturismo em 2008, num projeto que baseou-se no Parque Nacional de Foz do Iguaçú. 

O PARQUE 
O local é apropriado para famílias, grupos turísticos, amigos, etc. São diversas atividades por lá. 
O principal é a trilha da Catacumba, que oferece um visual lindo. A trilha dura cerca de 30 minutos cada trecho e é considerada "leve".


Não sou expert em trilhas e sou relativamente sedentária então eu não achei leve haha. Mas é totalmente passível de um sedentário como eu fazer. Os cerca de trinta minutos são basicamente de subida (isso que achei ruim) mas dá pra fazer o trajeto tranquilamente, sem pressa, já que é bem curtinho. 
O caminho é bem demarcado. Fui num sábado e não vi policiais, porém tinha tanta gente (sozinho, mochileiros, grupos) que estava sempre cheio.
A trilha nos oferece dois lindos mirantes: o Sacopã e o Morro do Urubu. 

O mirante do Sacopã foi o primeiro que visitei e oferece uma vista das praias de Ipanema e Leblon, além do morro do Vidigal e boa parte da Lagoa Rodrigo de Freitas, com destaque para o clube Piraquê, Clube do Flamengo e o Jóquei. 




O mirante do morro do Urubu também é bem legal, oferecendo vista de maior parte da Lagoa, incluindo o morro do Corcovado com o Cristo Redentor e parte do bairro do Humaitá. 




Quem não curtir trilha, também pode passar um dia agradável no parque. Há diversas atrações para várias idades, incluindo rapel, tirolesa e arvoredo.



O local também oferece lanchonete e banheiros. 
Ah, não esqueça de usar roupas leves, passar repelente e protetor solar em casa e levar água!



Nenhum comentário:

Postar um comentário