sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Roteiro na Escócia - dia 4 HIGHLANDS : Ilha de Skye

Quando estávamos montando o roteiro pra Escócia, minha amiga já de cara falou que queria conhecer a Ilha de Skye. Eu fiquei meio com cara de fundo de tela de Windows porque mal tinha ouvido falar nisso haha. Mas ai eu fui pesquisar (sempre!) e me encantei pelas fotos e relato que achei e combinamos de encaixar Skye no roteiro.

Eu adorei a Ilha de Skye e acho que é uma viagem para se fazer uma vez na vida. Mas não é um destino para ficar repetindo, na minha humilde opinião. Se você tem pouco tempo na Escócia, eu resumiria a Edimburgo e ao Lago Ness, mas isso não quer dizer que Skye não seja incrível, muito pelo contrário, apenas acho que numa primeira vez (com pouco tempo), temos que priorizar o mais turístico. 

Afinal, o que é a tal Ilha de Skye?

A Ilha de Skye (ou Isle of Skye) é a maior ilha do arquipélago das Hébridas (são cerca de 1700 km2) e também a que fica mais a norte no país. 




Um passeio até Skye é diferente de visitar qualquer metrópole européia. Skye é paisagem e vida simples. O local é marcado pela atividade agropecuária e não raramente passamos horas sendo o único veículo na estrada. "Inóspito" era nossa palavra preferida ao falar sobre o  quão desértico e bonito era aquele lugar. Se você espera ver cidades, variedade de restaurantes ou lugares lotados, esqueça Skye. E é justamente aí que está a graça da Ilha. 



As cidades oferecem boa infraestrutura turística porém não são muitas opções, então sugiro reservar logo os hotéis, porque realmente esgotam. Nosso amigo que decidiu ir de última hora teve que dormir uma noite na última cama disponível no albergue da cidade, porque nenhum hotel tinha mais vaga. Também vale a pena ficar atento nos horários dos restaurantes. As 21h não é raro encontrar a maioria fechada.

Dormimos apenas uma noite em Skye, na cidade de Broadford. Tentamos Portree mas os hotéis já estavam esgotados. Durante todo o percurso em Skye (incluindo chegada e saída) utilizamos um carro alugado. Conseguimos ver 90% do que queríamos em um dia, mas claro que se puder, mais um dia será ótimo. 

Broadford é uma vila a cerca de 40 minutos de Portree. Nos hospedamos no hotel Dunollie, que atendeu muito bem nossos interesses. Café-Da-Manhã farto, camas confortáveis, quarto limpo, estacionamento gratuito e uma vista super legal do lago, além de um posto de gasolina e supermercado do lado. Não tenho do que reclamar. 

Saímos cedo de Broadford rumo a Portree, primeira parada do dia



Portree 

Portree é a capital e maior cidade da ilha, contando com pouco menos de 2500 habitantes. 

O marco da cidade é um conjunto de casinhas coloridas, a beira do mar. Tiramos a foto baixo do Bosville Terrace, de onde se tem uma vista bem legal das casinhas. 


Vista do Bosville Terrace 


Outro lugar legal para ver a cidade é na Douglas Row, próximo ao hospital. 


Vista do Douglas Row 


Em pouco tempo já tínhamos dado uma volta por Portree e seguimos para a próxima parada. 



Old Man of Storr 

O Old Man of Storr é uma colina rochosa com cerca de 719 metros de altura, situada a cerca de 10 minutos de distância de Portree. 

O pináculo principal tem cerca de 48 metros de altura.




No caminho, passamos por algumas cachoeiras e rebanhos de ovelhas. Logo na estrada, o contorno do rochedo já é inconfundível. Estávamos chegando no Storr. 

Há estacionamento na beira da estrada para carros. Há trilhas que levam até o topo do rochedo. Não vi lojas ou banheiros, então leve sua água (você vai precisar, acredite) e roupas confortáveis. 


Vista 


Estima-se que demore cerca de 1 hora e meia até o topo, sem paradas tá me zoando que alguém sobe aquilo sem parar né  e são considerada como dificuldade "moderada". O primeiro recorde de subida foi feito em 1955, por Don Whillans. 

Admito que não finalizei a trilha haha, mas só por causa do pouco tempo. Óbvio que o fator sedentarismo também contou né  mas mesmo assim a vista já era incrível. 




Muita gente passa o dia ali, leva material e faz seu próprio piquenique. É um ambiente perfeito para isso. 




Mais tarde, quando vendo TV em casa reconheci o lugar no clipe da maravilhosa música Sign of the Times, do Harry Styles. Descobri que filmaram quatro dias antes de visitarmos. Imagina pegar carona com ele e subir aquilo tudo voando?! haha 





Kilt Rock 

Kilt Rock é um penhasco de cerca de 60 metros de altura com uma cachoeira chamada Mealt, que desagua direto no mar transparente. 




O nome "kilt" é uma referência ao kilt, aquela saia usada pelos escoceses. Se reparar bem, o formato da rocha realmente lembra uma kilt. 





Outro lugar incrível, com uma paisagem emocionante. E tudo isso localizado a 10 minutos do Old Man.



Outro lado da paisagem 



Dunvegan Castle 

O Dunvegan Castle foi a próxima parada do dia. Localizado em Dunvegan, a construção é o castelo mais antigo da Escócia, sendo habitada pelo clã de MacLeod há mais de 800 anos.





Justamente por ser habitado, o local abre para visitação apenas durante os meses de Abril a Outubro. Quando fui, a última admissão era as 17h




Comprei o ingresso para visita dos jardins e toda a parte externa (sem entrar no castelo). Gostei bastante da atmosfera. Como o castelo fica as margens do mar, é fácil imaginar como deve ser lindo quando a maré sobe. 

O castelo fica a 2km do centro da vila de Dunvegan. Era domingo de Páscoa e almoçamos justamente nesta cidade, no pequeno restaurante do Hotel Dunvegan.


Meu almoço de Páscoa 





Destilaria Tallisker 

Uma das mais famosas destilarias da região é a Tallisker, fundada em 1831 pelos filhos de um médico local. 




Infelizmente chegamos após as 17h e estava fechada para visitação. 



Fairy Pools 

Ao sul de Skye está o lindo vale de Glen Brittle. E é bem neste lugar que podemos encontrar as Fairy Pools ("piscinas das fadas"). 




Basta estacionar o carro no estacionamento oficial e seguir à pé. Há trechos em que é necessário saltar entre uma pedra e outra, mas nada difícil. Vimos vários idosos e adultos carregando crianças caminhando. Estava bem cheio quando fomos. 






O vale é lindo e no início vemos apenas algumas cachoeiras pequenas. Mas depois de uns vinte minutos de caminhada, encontramos as famosas cachoeiras. 





Neste dia fazia cerca de 6 graus e mesmo assim duas meninas pularam na água. Que nervoso!





As águas são cristalinas e profundas, permitindo mergulhos. Existe uma trilha sinalizada mas muita gente prefere fazer estripulias e andar próximos a água. Cuidado, pois as pedras escorregam e não há muros. 


DICA - tínhamos um chip de celular com ligações e internet ilimitadas no Reino Unido mas em Skye a internet não pegou em lugar quase lugar nenhum e o Waze não funcionou, obviamente. Mas eu SEMPRE uso um GPS offline de um aplicativo chamado "maps.me"; basta fazer o download e descarregar (online) o mapa da região para onde você vai. Uma vez descarregado, o trajeto funciona perfeitamente sem internet. Nunca me deixou na mão.
O dia terminou em Fort William, onde pernoitamos. Deu para ver bastante coisa de Skye mesmo um dia, mas acho que mais um seria o ideal. Acabou que esquecemos de ir até o Neist Point, o ponto mais ao norte da ilha, famoso por seu farol. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário