domingo, 13 de agosto de 2017

Roteiro na Escócia - dia 2 : Castelo de Edimburgo

Chegamos em Edimburgo já no início da noite. Não tínhamos programado nada para aquela noite, então, logo após deixar as coisas no albergue, seguimos à pé para o Castelo de Edimburgo. 





Ver o castelo de noite é incrível. O local ganha uma iluminação incomparável. A esplanada (parte externa do castelo) estava vazia então meus amigos e eu éramos os únicos ali, com aquela paisagem só pra gente, num frio de 3 graus. 


ANTES DE IR ...

Atualmente, o castelo figura entre as atrações mais visitadas da Escócia, recebendo cerca de um milhão de visitantes por ano. 

Chegamos de manhã, por volta das 10h e nos encaminhamos diretamente para a bilheteria, situada à direita do portão principal. O ingresso comum custou 17 libras por pessoa (preço em abril/2017). Caso você vá viajar por outros lugares da Escócia, talvez valha a pena comprar o "explore pass", um ticket que dá direito à visitação de várias outras atrações, para saber mais sobre este passe, clique aqui

Quando fomos, em Abril deste ano, o castelo abria as 9:30h e a última admissão era as 17h, porém no inverno o tempo de visitação é mais restrito por conta da luz do sol.


HISTÓRIA 

Do centro histórico da cidade, o castelo domina qualquer fotografia. Situado no topo da Castle Rock, uma colina de rocha de um vulcão extinto há mais de 300 milhões de anos, com mais de cem metros de altura, no fim da Royal Mille, uma das ruas mais importantes e conhecidas da cidade. 

Há muita especulação e poucas evidências acerca das primeiras ocupações do castelo, na verdade do Castle Rock, ainda antes da construção da fortaleza. Uma pesquisa realizada nos anos 80 demonstrou que os primeiros vestígios de ocupação do rochedo do castelo remontam dos anos 3.000 antes de Cristo, num período conhecido como Idade do Bronze.

Depois disso o castelo sofreu vários ataques, sendo conquistado pelos ingleses sob comando de Eduardo I em 1296. Após muitas disputas entre ingleses e escoceses, incluindo a ousada investida do Conde de Moray ao castelo, quando trinta homens escalaram o Castle Rock, o local finalmente voltou ao controle escocês quase cinquenta anos após. 

Dentre as dinastias que habitaram o castelo, talvez a mais conhecida seja a dos Stuart. Em 1542, nascia no castelo de Edimburgo a princesa Mary que seis dias mais tarde se tornaria a rainha dos escoceses, após a morte de seu pai, James V em batalha. Foi o filho de Mary, James VI que após a queda da mãe e da madrinha Elizabeth I da Inglaterra, tornou-se rei da Escócia e Inglaterra , unindo os dois países e pondo fim ao conflito entre os dois países.

Hoje, o que sobrou do castelo remota principalmente do século XVII. Durante toda sua existência, o local foi fundamental para a história da Escócia, servindo como fortaleza e também prisão, durante as guerras napoleônicas e a primeira guerra mundial. 



Vista do Princess Street Gardens



CASTELO MAIS MAL-ASSOMBRADO DA EUROPA?

Edimburgo é considerada uma das cidades mais mal-assombradas da Europa (e do mundo!) e é claro que o castelo, símbolo da cidade, não ficaria de fora das histórias. 

Além do castelo ter sido palco de batalhas e execuções sangrentas, há rumores de que existe uma rede de túneis subterrâneos, que liga o interior do castelo até a Royal Mile e que um dos guardas foi morto durante a exploração de tais túneis. 

Óbvio que não conseguimos comprovar tudo isso, mas que é inevitável não pensar em fantasmas nos corredores escuros do castelo haha


VISITA

O acesso ao castelo, por questões estratégicas, é feito através da Royal Mile, uma das principais ruas da cidade. 




O castelo divide-se em quatro grandes áreas, as chamadas "wards" (ou recintos). São elas: esplanada, recinto baixo, recinto intermediário e recinto alto.


  • Esplanada 
A esplanada é a parte inicial do castelo, de onde podemos ver os portões e ter uma vista super legal da cidade. Esta área é gratuita e grande parte é acessível mesmo quando o castelo encontra-se fechado. 





  • Recinto Baixo 
O recinto baixo situa-se logo após a esplanada. No portão principal (Gatehouse, construído em 1888), podemos ver duas estátuas, referentes a William Wallace e Robert, the Bruce. 

William era um cavalheiro escocês famoso por ter derrotado os ingleses na batalha de Stirling. Para quem assistiu o filme, era o personagem do Mel Gibson em Coração Valente. Já Robert, era um guerreiro que lutou contra o inglês Edward II, tornando a Escócia um país independente e, posteriormente, sendo seu rei. 



Portcullis Gate

Alguns passos a frente, encontramos um segundo portão, com grades de ferro, o Portcullis Gate, erguido em 1574. Por muitos anos, este foi o portão original do castelo. Prova disto é o brasão escocês situado bem ali em cima. 


  • Recinto Intermediário 
O recinto intermediário é o local onde podemos encontrar a Argyle Battery, o Museu Nacional da Guerra, o Museu Real escocês e ainda a antiga prisão militar. 






O Argyle Battery é o pátio externo mais baixo do castelo. Dali, temos vistas incríveis da cidade.








É também no Argyle Battery que podemos ver alguns dos canhões usados pelo castelo. O principal deles é o One O'Clock Gun, canhão originário de 1953 que dispara um tiro todos os dias (exceto aos domingos) exatamente as 13h. A atividade começou para que os marinheiros nos navios ancorados no porto da cidade pudessem ser orientados quanto ao horário. 


One O'Clock Gun 

O Museu Nacional da Guerra faz parte do conjunto dos Museus Nacionais da Escócia. O local abriga instrumentos militares, armas, medalhas e um pouco dos últimos 400 anos da história escocesa. 

A Prisão Militar é um lugar bem diferente. Ao invés de camas, encontramos redes, dispostas sem muito espaço ou privacidade.





Ainda é possível ver restos de roupas e fabricações dos presos. Os americanos, por serem considerados inferiores aos europeus, eram alimentados com rações. 


  • Recinto Alto 


Por últimos, mas não menos importante, temos o chamado recinto alto, onde estão a Capela de Santa Margarida e o Mons Megs (situados bem no topo), o cemitério dos cães e a Crown Square.



Loja de Whisky com chocolate 


O Mons Megs é talvez um dos canhões mais suntuosos do castelo, capaz de lançar bombas de mais de 150 kg a 3 quilômetros de distância! Atualmente serve para comemorações, com umas de suas bombas sendo disparada no casamento da Rainha Mary com o príncipe Francis II, em 1558.



Em frente ao canhão, está a Capela de Santa Margarida, um do edifícios mais antigos da Escócia. Em 1093, após um cerco ao palácio, o rei Malcom III acabou falecendo. Logo posteriormente, sua esposa, Margarida, faleceu. 


Capela de Santa Margarida

O sobrinho de Malcom III, Davi, foi o responsável pela construção de grande parte do castelo, incluindo a capela, e Margarida foi canonizada 160 anos após. 

A última parte que visitei foi a Crown Square. Ali, destacam-se o Great Hall, o Palácio Real e o Memorial Escocês Nacional de Guerra. 


Crown Square



O Great Hall é decorado por armas militares e armaduras. Era ali que as sessões do parlamento escocês ocorriam. 







É no Palácio Real que encontramos uma exposição bem legal das jóias da coroa escocesa. 







O edifício foi construído em 1617, em homenagem ao rei James VI, pois foi ali que a Rainha Mary deu à luz em 1566. Infelizmente não consegui fotografar lá dentro, mas vale a pena conhecer o local. 





É também no palácio real que está a famosa Pedra do Destino, utilizada nas coroações escocesas e inglesas, devendo retornar à Abadia de Westminster, em Londres, para a coroação do sucesso da atual rainha Elizabeth II. 

O Memorial Escocês Nacional de Guerra é um local em homenagem aos escoceses que lutaram pelo país ao longo dos anos. Ali fotos também eram proibidas, infelizmente. 

No total, levei cerca de 3 horas para conhecer o castelo, mas poderia facilmente passar o dia por lá. O mais legal é que não "apenas" um castelo e sim um complexo. Lembra um pouco a Tower of London, mas com menos pompa porém não menos bonito. 


MAIS SOBRE O CASTELO 

Para quem quiser saber mais sobre o castelo e/ou história da Escócia, recomendo o seriado Reign, que conta em detalhes a vida da Rainha Mary. Sou fã e encabeça minha lista das melhores séries que já vi. Também o programa Secrets of Great British Castles, no episódio especial do Castelo de Edimburgo. Ambos estão disponíveis no Netflix 


Nenhum comentário:

Postar um comentário