quarta-feira, 15 de maio de 2013

Cenários de Harry Potter em Londres !!!!

Quando vc foi à Londres os estúdios da Warner ainda não estavam abertos ? Não conseguiu ingresso ? Só soube depois que já tinha chegado no Brasil ? Não deu tempo de passar por lá ?

Aproveitando a temporada de posts sobre uma das grandes "febres" na Inglaterra, Harry Potter, agora chegou a hora de falar sobre as locações ao ar livre, em lugares bem facinhos, que serviram de cenário para diversas cenas dos filmes.


ESTAÇÃO DE KINGS CROSS

Começaremos indo para Hogwarts, literalmente, na estação de Kings Cross/St. Pancreas.
Para quem não conhece, a estação existe de verdade ( dela saem vários trens para o interior do Reino Unido e outros países da Europa, como por exemplo a França), e fica bem no centro de Londres, perto do British Museum.Muita gente pensa que Kings Cross é apenas destino de quem está indo pegar um trem para outro lugar; mas vale a pena visitar a estação, que é linda.

Mas vamos à plataforma 9 3/4.
Na primeira vez que fui, em 2010, procurei igual a uma louca e voltei pra casa sem achar a tal passagem. Pq procurei totalmente errado, fui imaginando as cenas do filme na minha cabeça e procurei entre as plataformas 9 e 10 , mas não fica ali ( nem perto).
A plataforma 9 3/4 fica do lado de fora da Estação, quase na rua. É bem parecida com o filme mesmo. E não tem como : tem que sair perguntando ( não tem placas sinalizadoras e nem todo mundo sabe informar onde fica).

Mas quando vc acha sabe exatamente que é ela e os fãs vão se multiplicando, saindo de todos os lugares e a fila aumentando ...



Metrô: Kings Cross/ St. Pancreas

PICCADILLY CIRCUS

Uma das praças mais famosas de Londres aparece bem no início de Harry Potter e as Relíquias da Morte - parte I , quando Rony, Hermione e Harry desaparatam do casamento do Gui e Fleur, logo antes de serem perseguidos por 2 comensais.
Metrô: Piccadilly Circus




Para continuar pela Rua onde o trio conversa e Hermione lembra que é aniversário de Harry, siga pela Shaftersbury Avenue.


AUSTRALIAN HOUSE

Nada mais nada menos que o prédio inspirado para tornar-se o Banco Gringots.
Para chegar : próxima à estação Temple


Fonte


MINISTÉRIO DA MAGIA

A entrada para o Ministério da Magia  ( aquela por onde o Harry e o Sr. Weasley entraram na Ordem da Fênix ) fica bem no coração de Londres, mas pouca gente sabe.
Fica bem pertinho da Trafalgar Square, entre as ruas Great Scotland Yard e Scotland Place. Vá andando pela rua Whitehall que liga o Big Ben à Trafalgar Square e quando chegar na esquina, entre no Scotland Place e não ande mais que 2 quadras e já verá o local.
Metrô: Trafalgar Square

O detalhe meio sad é que não tem a cabine telefônica por onde o Harry e o Sr. Weasley entraram, ela foi posta lá para a filmagem em si.


O mesmo local, visto pelo outro ângulo é também a locação de Relíquias da Morte - parte I, quando os 3 entram disfarçados no Ministério.




Visão em Harry Potter e a Ordem da Fênix


Onde o Ron esperou os funcionários chegarem ..

E no filme ...

Fonte

PONTE LAMBETH NORTH

Sabe aquela cena em que o Nigthbus fica todo tordo , passando uma ponte em Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban ? É a Lambeth, perto do Big Ben.
Metrô: Waterloo

BECO DIAGONAL

O Diagon Alley não existe de verdade. Mas foi inspirado num mercado, o Leadenhall , na GraceChruch Av.
Metrô: Monument.


Fonte

CALDEIRÃO FURADO

Há quem diga que a parte externa tbm foi filmada no Mercado Leadenhall. Outros já dizem que aquele mercado de rua que aparece quando Harry olha pela janela ( antes de pular sobre o livro dos monstros) é o Borough Market ( o mesmo do Diário de Briget Jones), do qual já falei aqui
Metrô : London Bridge ( para Borough Market)

PONTE MILLENIUM

A ponte mais nova de Londres, criada em 2002 liga o Norte ao Sul do rio Tâmisa, mais precisamente entre o Tate Modern e a Catedral de St. Pauls. Liiiinda e linda. Aparece sendo destruída no início de " Harry Potter e o enigma do Príncipe"
Metrô: London Bridge



E no filme, sendo destruída pelos comensais ...


Fonte


ZOOLÓGICO

Sabe aquele zoológico que o Harry vai com os tios no primeiro filme ? Existe mesmo, e é o London Zoo.
Metrô: Camden Town ( anda um pouquinho ...)


Fonte

Outras locações incluem pontos turísticos de Londres, como o próprio Big Ben e Parlamento ( início de Harry Potter e a Ordem da Fênix), Tower Bridge ( tbm no início de HP5)






Outras locações fora de Londres, incluem o Alnwick Castle, castelo utilizado para algumas cenas ( como o quando o Wood explica ao Harry sobre quadribol) e o Christ Church, universidade de Oxford.

CHRIST CHURCH

Não pude entrar, infelizmente. Cheguei dia 3/Janeiro e estava tudo em férias escolares. Mas nele está uma "réplica" do Salão Principal de Hogwarts.






2 comentários:

  1. Oi Mari,
    Cheguei aqui pelo comentario que vc fez lah no meu blog (www.gabypelomundo.blogspot.com.br). Seu blog tah bem legal e super informativo. Lah no blog eu sou mais do estilo de contar perrengues mesmo...kkkkk. Eu amei os studios do Harry Potter e foi um dos meus dias preferidos em Londres. Quero muito voltar nessa cidade encantadora e cosmopolita.
    Super bj

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu também amei o seu e o achei quando procurava sobre Harry Potter no google. Vou te adicionar na minha lista de leitura, tudo bem ?
    Que bom que vc gostou do meu também, fico feliz. Beijos

    ResponderExcluir