quarta-feira, 6 de julho de 2016

Maiorca/Mallorca : onde ficar, como chegar e informações da ilha

Em maio deste ano, comecei a planejar uma viagem curtinha a trabalho para Maiorca. Confesso que, à princípio, a única coisa que sabia era que Maiorca era um balneário espanhol.

Embarquei no dia 23 de junho, então tive menos de um mês para programar toda essa viagem!

Maiorca é a maior ilha do arquipélago espanhol das Ilhas Baleares, comunidade autônoma localizada no mar mediterrâneo, à leste de Barcelona.

As Ilhas Baleares dividem-se em dois grupos:

  • Ilhas Gimnésias: representadas por Maiorca, Minorca e Cabrera, além de pequenas ilhotas vizinhas
  • Ilhas Pitiusas: representadas por Ibiza, Formentera e outras ilhotas adjacentes 
Os primeiros relatos de civilização remontam do século V, sendo os muçulmanos os primeiros povos a realmente habitar a ilha, por séculos. 

Maiorca é maior ilha do arquipélago, com pouco mais de 770 mil habitantes (quase 70% dos habitantes de todas as ilhas Baleares). Os idiomas falados por lá são catalão e o castelhano, porém inglês e alemão são falados na maioria das áreas turísticas.

O principal ponto de chegada ao arquipélago é pela cidade de Palma, capital da ilha de Maiorca e de todas as Baleares. Foi em Palma que passei os seis dias hospedada.

Não existem vôos diretos até Palma saindo do Brasil. A opção mais lógica é voar até Madrid ou Barcelona e de lá pegar outro vôo até Palma de Maiorca. Porém nem sempre a mais barata 



Obs.: Se você tem uma conexão rápida no aeroporto e quer conhecer a cidade, fica a triste dica: o aeroporto não dispõe de serviço de guarda-volumes e é proibido deixar malas por lá. 


O aeroporto de Palma fica a cerca de 8km distante do centro da cidade e a principal cia aérea local é a Vueling, parceira da Iberia. No que pude perceber é que o predomínio é das cias low cost européias.
Como eu  fechei esta viagem de última hora e em um período de alta temporada,  não tive tantas opções de vôos, principalmente a preços acessíveis. A opção foi voar de TAP, fazendo uma conexão em Lisboa e outra em Amsterdam, de onde voei de Vueling até Palma. 

Do aeroporto até o centro da cidade, há três opções: ônibus, táxi ou carro alugado
Um táxi até o centro sai em torno de quinze a vinte euros. 
São também inúmeras opções de locadoras de veículos, localizadas já na área de desembarque.

Outra maneira de chegar até as ilhas é através de catamarãs, que saem de diversos pontos do próprio arquipélago ou de Barcelona.

A cidade de Palma é linda e encantadora, passível de ser conhecida a pé e de bicicleta, porém Maiorca é muito mais que Palma. E o melhor jeito de trafegar na ilha é, sem dúvida, através de um carro alugado. 

Os preços variam bastante. Eu aluguei um Meriva manual com seguro total (sempre!) e direito a dois condutores por 75 euros a diária pela AVIS e adorei. Como não estava viajando sozinha e o valor seria divido, não saiu caro. Claro que existem opções mais baratas, mas deixei para última hora, alugando no balcão do aeroporto e sem muitas opções de carros, já que a maioria tinha se esgotado. Mas existem locadoras com tarifas a partir de 29 euros a diária.
Obs.: Utilizei minha própria carteira brasileira de motorista, sem nenhum problema. 

Na ilha também há diversas opções de hospedagem, desde preços convidativos até resorts luxuosos. 
Em Palma, o melhor local para hospedagem é próximo ao Passeo Maritimo (orla da cidade)

Eu me hospedei no albergue Young Hostel, que apesar de ter localização perfeita, não recomendo, princ pelo fato de os quartos serem mistos e a recepção ter horário bem reduzido de check in e check out.

No geral, o mais caro na ilha é a hospedagem. Outros gastos são bem acessíveis. 

Os meses de Julho e Agosto são extrema alta temporada, então prepare-se para hotéis e atrações cheios. Fui na última semana de Junho e já estava bem cheio.

Peguei apenas uma pancada de chuva em seis dias por lá. No geral, sol aberto com temperatura média de 26 graus.

A ilha é simplesmente fantástica! Me apaixonei pela atmosfera jovem, despreocupada, cidades limpas, felizes e o mar mais azul que já vi na vida. Tudo isso entremeado a construções medievais. Fiquei tão apaixonada que pretendo viajar por todo o Mediterrâneo agora. 



Como estava a trabalho, conheci muito menos que gostaria da Ilha, mas deixarei posts específicos de cada local que visitei nas próximas semanas. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário