segunda-feira, 18 de julho de 2016

Roteiro de Palma de Maiorca, Espanha

O centro  de Palma, apesar de cheio de trações lindas e antigas, é bastante pequeno, sendo totalmente passível se der conhecido em um dia, à pé.

Como estava viajando à trabalho, não tive muito tempo e meu roteiro pelo centro durou cerca de seis horas, entre o fim da tarde e a noite. 

O ponto inicial perfeito é o próprio Passeo Marítimo. Segui à pé pela orla até a Avenida Argentina.



O próprio Passeo Marítimo já é uma beleza. Porto de águas calmas e azuis, entremeados às flores e a avenida principal, repleta de turistas.

Ao lado da Avenida Argentina, há o parque "La Feixina".



O monumento principal foi construído em 1948, em referência aos soldados mortos na guerra civil. 



Ao lado do parque, vemos o lindo museu de arte moderna.




Se fizer um desvio, atravessando o parque, chega-se até o Passeo de Mallorca, de onde é possível subir até o museu, tendo uma vista privilegiada da cidade. 

É ali também que encontramos uma escultura de casa de cabeça para baixo. 



Voltando à Av Adolfo Suarez, siga o calçadão até chegar em um ponto turístico da cidade: o letreiro com  palavra "PALMA" em vermelho. 



Pouco adiante encontramos o Palácio Real da Almudaina, vizinho à Catedral de Maiorca


 Catedral para mim é, sem dúvidas, o maior símbolo arquitetônico da cidade. Majestosa e em local estratégico, a Catedral é aberta à visitação em horários específicos. 



Quando cheguei, infelizmente já estava fechada. Mas a paisagem por ali, com todo o mar azul do mediterrâneo misturado às paisagens medievais amarronzadas da ilha, compensa qualquer parada.




Após visitar o complexo da Catedral, segui pelo Passeo del Born até o centro comercial. 

Bem na esquina do Passeo com a orla comi um sorvete maravilhoso de Kinder Ovo, numa lanchonete de esquina. Sensacional



O passeo me lembrou bastante as ramblas de Barcelona. Cercadas de lojas das mais variadas marcas, desde Zara até Louis Vuitton.




Por último, segui até a Praça Mayor.



Praticamente impossível não fazer comparações com Madri. Mas as diferenças são muitas. A Praça Mayor de Maiorca, apesar de muito bonita, não tem metade da imponência e beleza daquela da capital espanhola. Apesar disso, é um bom local para comer e passar algum tempo

Por fim, voltei à orla e fui em direção ao cais. Subi até o terraço do restaurante e tive uma linda vista da cidade e do mediterrâneo naquele fim de tarde. 



Voltei à Catedral, para vê-la iluminada à noite. 


CASTELO DE BELLVER

O Castelo fica do lado da cidade, à Oeste, no alto de uma colina. Fiz este passeio em outro dia, mas vou incluir aqui pois pode perfeitamente ser encaixado no roteiro anterior

O castelo fica bem no alto da colina e eu tive a duvidosa ideia de ir atá lá de bicicleta, alugada na própria orla. 

O passeio foi lindo (até porque queria andar de bike na orla mesmo), mas a subida até o castelo é bastante desgastante, levei mais de um hora subindo interminavelmente 





A vista lá de cima compensou qualquer esforço.



O castelo gótico foi erguido no século XIV pelo rei Jaime II de Aragão. Uma das principais funções do castelo foi servir de prisão, até 1940, inclusive. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário