terça-feira, 16 de agosto de 2016

Nova LATAM - testada e aprovada!

Dia 21 de Julho, fiz minha primeira viagem pela nova LATAM (associação das antigas TAM e LAM), num vôo para os Estados Unidos 

Fiz toda a compra das passagens no site da própria LATAM. No total, foram 5 voos, sendo 3 deles operados pela LATAM e outros 2 por cias parceiras, apresentadas no momento da compra das passagens. 

Resumindo, meu percurso foi :

  • Rio - Nova York : LATAM 
  • Nova York - San Francisco : JetBlue 
  • Las Vegas - Miami : American Airlines 
  • Miami - Brasilia : LATAM 
  • Brasilia - Rio de Janeiro : LATAM 
Já tinha voado com a antiga TAM antes, em 2011, numa viagem para a Alemanha. Na época, fui só elogios. Pontuais, assentos confortáveis, comida deliciosa e programação ótima (teve até meu tio, que é ator, na televisão do avião haha)


Então desta vez, já tinha boas expectativas sobre a LATAM. Neste post narro apenas minhas experiências, nada aqui é patrocinado. Não sou muito exigente e sou 100% sincera.

Logo na entrada, minhas expectativas se confirmaram. Aviões grandes, espaço entre as cadeiras bastante considerável em se tratando de classe econômica, comida boa, programação bastante diversa, aeromoças simpáticas, pontualidade. 

De um modo geral, eu gosto da TAM LATAM ...

Já viajei nas mais variadas cias aéreas e acho horrível enfrentar um voo longo transcontinental sem uma televisão decente (as vezes ate sem televisão, né Iberia e Lufthansa?). Isso é fundamental para mim, porque não consigo dormir em voos. Na LATAM a diversidade de filmes, series, musicas é muito boa!



Outro detalhe simples, porem util : o apoio do copo independe da bandeja 


Outra vantagem pra mim é a comida. Eu gosto de comida de avião (me julguem !!!). Como não como carne vermelha, a TAM sempre tem varias opções de comidas a base de frango e vegetarianas. Não sendo a maioria dos pratos para carnívoros (né TAP ?!) Os talheres também são de louça, não descartáveis. 


O cafe da manha também é uma vantagem. Não gosto muito de cafe de cias como British ou Lufthansa, pois todas as vezes que provei eram baseados em ovos, batatas e tomates. Prefiro um cafe mais latino (nesse ponto LATAM, TAP e Iberia ganham!)

Bom espaço entre as poltronas


Outra excelente vantagem é ter a bordo comissários falando português, facilita muito para quem não fala outra lingua!

Entrada USB, perfeito para carregar o celular 


Porém, como nem tudo são flores, vou contar o que aconteceu na volta, foi uma coisa beeem chata. 

Sai de Las Vegas num voo da American Airlines até Miami, de onde peguei um LATAM até Brasilia. Peguei minhas malas só em Brasilia, por conta da alfândega. Depois, despachei novamente para o Rio.

Estava com os comprovantes de bagagem da American Airlines (cia parceira da LATAM, passagem comprada no próprio site LATAM), que indicavam os três voos, finalizando no Rio.
Quando cheguei em Brasilia, perguntei se era necessário trocar as etiquetas de bagagem. Recebi a resposta que não, pois ja era indicado SDU (aeroporto Santos Dumont nas etiquetas). Despachei novamente. Estava com meus pais, cada um despachou uma mala grande. 

Quando cheguei no Rio, apenas duas malas apareceram. A resposta da cia aérea foi que não era possível identificar a mala no sistema, pois meu comprovante era da American Airlines e não da LATAM. Para piorar, trocaram as etiquetas das outras duas malas que chegaram(sem nos dar novos comprovantes ou informar nada!) e, no sistema, aqueles números (idênticos nas duas malas, sendo que deveriam ser diferentes, pois pertenciam a pessoas diferentes) não constavam como nossos, e sim em nome de outra pessoa que não estava naquele voo. OI ?

Para piorar ainda mais, uma mala bem parecida com a nossa perdida, ficou rodando na esteira. Liguem atendia no telefone indicado na etiqueta daquela mala. Será que alguém pegou nossa mala por engano? Será que ficou em Brasilia ? Será que foi em outro avião para outro lugar ?

Ja tive mala extraviada duas vezes, quando voltava da Europa. Em ambas, identificaram na hora que tinha ficado no aeroporto de conexão e no dia seguinte, recebi minha malinha em casa. Mas aqui foi diferente, pois a mala não foi localizada. Todos os presentes para uma parte inteira da familia, incluindo o presente de 80 anos da minha avo estavam naquela mala.

Nestas situações, o ideal é sempre manter consigo os comprovantes de bagagem (fotografar, se possível) e sempre que trocar de cia aérea exigir novo comprovante, mesmo que o anterior ja indique o aeroporto final. Sempre também conferir na mala se a etiqueta realmente mostra o nome dos aeroportos que voce vai passar (Ex.: Galeao a sigla é GIG, Santos Dumont SDU). Evitar levar coisas de valor na mala despachada. E, para aqueles que viajam em grupo, cada mala deve ter um numero de identificação próprio, e não um mesmo numero em varias malas, pois se uma sumir, não tera como rastrear. 

Conclusão .... No dia seguinte recebi um email dizendo que a mala tinha sido localizada e que estava a caminho de minha residência. Demos sorte, chegou em perfeito estado. A incerteza é a pior parte, mas o mais importante é saber que chegamos bem de viagem, que bens materiais podem ser repostos. 

Essa foi minha principal reclamação da LATAM. Um erro inadmissível, que custou muito estresse para nós. Tirando este episódio horrível, a experiência com a LATAM foi bastante positiva. 


JETBLUE 

O voo de NYC ate San Francisco (SFO) durou pouco mais de cinco horas. Já tinha ouvido falar muito bem da JETBLUE, mas me surpreendi. 

Espaço bom entre as poltronas, televisão individual (fones são cobrados a parte), poltronas reclináveis e pontualidade. 

A parte ruim é que comidas são cobradas a parte, mas o valor não chega a ser absurdo não, o preço é justo. 


AMERICAN AIRLINES

Fiz o voo noturno entre Las Vegas e Miami. Não foi possível escolher os assentos antes do voo, o que foi algo bem chato. 

Porem, a equipe terrestre fez seu melhor e garantiu, nos 45 do segundo tempo, três assentos juntos nas poltronas conforto na frente do avião, sem nenhum custo adicional !!!

O avião em si é bastante barulhento e bem básico. Nenhum entretenimento a bordo. Apesar de tudo, foi uma viagem tranquila 

Nenhum comentário:

Postar um comentário